5 erros comuns no marketing de lojas e showrooms

Em meio ao crescimento de lojas virtuais, as lojas e showrooms de alto padrão, que pretendem continuar relevantes em seu mercado de atuação, devem se adaptar para evitarem alguns erros.

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5 erros comuns no marketing de lojas e showrooms | Alexsandro Kingmaker

Inegavelmente, o crescimento constante do número de lojas virtuais vem fazendo com que o marketing de lojas e showrooms tenha que se adaptar para continuar relevante.

No entanto, muitas dessas marcas ainda não descobriram como atuar de forma eficaz neste meio e acabam cometendo diversos erros que podem custar caro.

Neste artigo trago cinco erros comuns no marketing de lojas e showrooms que sua empresa não pode cometer.

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OS ERROS MAIS COMUNS NO MARKETING DE LOJAS E SHOWROOMS

Ao contrário do que muitos imaginam, o marketing de lojas e showrooms é uma parte fundamental para este tipo de negócio.

O marketing é responsável diretamente pela ganho de mercado, além do crescimento da marca através da atração de novos clientes.

Sendo assim, o setor de marketing de lojas e showrooms é tão importante quanto o setor financeiro, o administrativo ou comercial, por exemplo.

Confira abaixo os 5 erros mais comuns no marketing de lojas e showrooms:

 

01 – INVESTIR MILHÕES EM UMA LOJA OU SHOWROOM MAS NÃO INVESTIR EM MARKETING

É muito comum, muitas marcas do mercado de alto padrão investirem milhões de reais em estrutura de suas lojas e showrooms, e investirem muito pouco ou quase nada em marketing.

Foi-se o tempo que bastava que seu ponto comercial estivesse em um endereço nobre, em um shopping ou em uma rua de muito movimento.

Investir em soluções de marketing realmente eficazes para atração e conquista de novos clientes deve ser uma prioridade para sua loja ou showroom.

De nada adianta ter uma loja ou showroom com investimento milionário se ninguém visita ou sabe que existe.

Uma boa dica aqui é passar a separar, no mínimo, 10% de seu faturamento para reinvestir em marketing.

 

02 – ACHAR QUE MARKETING É APENAS PROPAGANDA

A propaganda é uma parte importante, mas o marketing é muito mais que isso.

Além da propaganda, o marketing também é responsável por uma série de outras atribuições como:

  • Definição dos perfis de clientes-alvos que serão trabalhados pela marca;
  • Escolha ou desenvolvimento de produtos ideais e faixa de preços para cada perfil de cliente-alvo;
  • Escolha das mídias de divulgação;
  • Desenvolvimento de campanhas;
  • Qualificação de possíveis clientes;
  • Criação de listas de contatos relevantes;
  • Marketing pós-venda;
  • Marketing interno;

 

03 – INVESTIR TODOS OS ESFORÇOS EM APENAS CONSEGUIR SEGUIDORES E LIKES NO INSTAGRAM

As redes sociais devem estar presentes nas estratégias de marketing de lojas e showrooms.

No entanto, elas são apenas uma parte das ferramentas necessárias para que sua loja ou showroom tenha sucesso, tanto no meio on-line e off-line.

Utilizando apenas redes sociais, como o Facebook e o Instagram por exemplo, o máximo que muitas lojas e showrooms conseguem são seguidores e curtidas em publicações.

No marketing de lojas e showrooms é necessário uma solução completa.

Essa solução deve contemplar diversas ferramentas e estratégias e ter a captação de clientes como principal foco.

Minha dica é que imagine o Instagram e Facebook de sua loja ou showroom como uma vitrine digital e seu website como um showroom digital.

Seu Instagram ou Facebook deve estar bem apresentado, mas não deve ser sua única ferramenta de marketing.

 

04 – NÃO TER UM BOM SITE

Diferente das redes sociais, um website profissional pode funcionar como uma extensão real de sua loja ou showroom.

Entre as principais vantagens em ter um bom website, vale ressaltar:

  • Não depender de algoritmos das redes sociais;
  • Ter controle total do design, conteúdo e atenção do visitante;
  • Criar sua própria audiência;
  • Conteúdos com maior tempo de vida útil;

Fora tudo isso, diferente de uma rede social, um website traz muito mais profissionalismo para sua marca e dá mais liberdade de atuação em campanhas de marketing pagas.

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05 – DEPENDER SOMENTE DE INDICAÇÕES PARA VENDER

Já perdi as contas de quantas lojas e showrooms já me procuraram com o mesmo problema:

Depender sempre de indicações para conseguir novos clientes e, muitas vezes, essas indicações não existirem.

Quando sua loja e showroom depende exclusivamente de indicações sua marca acaba refém de outras marcas e plataformas para vender.

Em muitos casos, se sua marca se recusar a pagar os valores cada vez maiores por essas indicações, o “parceiro comercial” acaba indicando o cliente para outras marcas.

A solução para este problema é ter o controle total da aquisição de novos clientes.

Para isso, é necessário que sua loja ou showroom, invista constantemente em seu marketing.

Seja criando um setor interno ou contratando uma empresa especializada no seu mercado de atuação.

 

PRA FINALIZAR

É claro que existem milhares de outros erros que lojas e showrooms cometem em seu marketing.

No entanto, se sua loja e showroom não cometer esses cinco que pontuei, as chances de aumentar o sucesso de seu negócio serão muito maiores.

Aproveito para te convidar novamente a conhecer o WEB SHOWROOM.

 

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