Como colocar seu site de alto padrão no topo do Google

Ter seu site aparecendo entre os primeiros resultados no Google pode trazer diversas vantagens para sua empresa.

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Como colocar seu site de alto padrão no topo do Google

Aparecer no topo do Google pode fazer com que seu site tenha muito mais acessos, facilitando a captação de clientes.

Nesta publicação te apresento um guia básico de como colocar seu site de alto padrão no topo do Google.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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COMO OTIMIZAR SEU SITE PARA QUE ELE APAREÇA NO TOPO DO GOOGLE

 

Como otimizar um site de arquitetura

 

COMO O GOOGLE FUNCIONA

Antes de te ensinar técnicas que podem melhorar o posicionamento de seu site e colocá-lo no topo do Google, é muito importante entender basicamente como o sistema de buscas do Google funciona.

Para oferecer aos usuários que utilizam seu sistema de pesquisa uma experiência positiva, o Google conta com uma imensa base de dados que contem cópias de todos o sites que seus pequenos robôs virtuais copiaram ao vasculharem toda a internet.

Esses pequenos robôs virtuais vasculham a internet diariamente em busca de sites com conteúdo relevante, boa estrutura de construção, rapidez e fácil navegação.

Ao encontrar este tipo de site, esses pequenos robôs fazem um cópia de seu conteúdo e o indexam a base de dados do Google.

Os caminhos mais utilizados para que esses pequenos robôs virtuais cheguem a algum site são através de links de sites já indexados a base de dados do Google, envio de sitemap para o Google Search Console ou apenas sendo encontrado pelo conteúdo relevante e estrutura que o site apresenta.

Já o posicionamento nas pesquisas se dá pela qualidade do conteúdo, da construção do site e do número de visitantes que aquele site obtém através de pesquisas anteriores.

Quando um usuário faz uma pesquisa por uma palavra-chave ou frase específica, o sistema do Google, em questão de milissegundos, verifica em sua base de dados as cópias do sites que mais se adequam aquela pesquisa e as apresenta por ordem de relevância.

 

PESQUISAS PERSONALIZADAS

Fora todas as diretrizes utilizadas pelo Google já mencionadas anteriormente, quando o usuário esta logado ao Google (via algum serviço do Google como o Gmail por exemplo), o sistema de buscas apresenta resultados personalizados conforme as pesquisas anteriores do próprio usuário.

Isso pode impedir com que muitos resultados, que poderiam ser realmente interessantes para aquele usuário, apareçam nas pesquisas simplesmente porque o algoritmo do Google entendeu que não seria interessante mostra-los.

Claro que o pessoal do Google trabalha muito para cada dia melhorar ainda mais seus sistema de buscas mas é bom conhecer as limitações do sistema antes de utiliza-lo.

 

MAS COMO OTIMIZAR MEU SITE PARA QUE ELE APAREÇA NO TOPO DO GOOGLE?

 

Como otimizar seu site para o google

 

A correta indexação e bom posicionamento de seu site no topo do Google dependem de ações on-page (na próprio site) e off-page (fora do site).

Neste artigo vou focar apenas nas ações on-page pois são as que você mesmo pode fazer em seu site, não dependendo diretamente de terceiros para isso.

Vale lembrar que existem inúmeras outras ações no próprio site que podem melhorar seu ranqueamento no Google.

Focarei aqui nas principais pois através do Web Marketing Premium sua empresa pode acesso a uma plataforma completa que também conta com a otimização de seu website.

 

01 – PALAVRAS RELEVANTES

Basicamente o Google utiliza o conteúdo, composto por palavras e frases presentes em um site, para indexá-lo e ranqueá-lo em seu sistema de buscas.

Sendo assim, um dos principais meios de otimizar seu site é melhorando a qualidade, organização e apresentação dos textos, palavras e frases do mesmo.

Fora isso é importante entender o conceito de palavra-chave.

A palavra-chave é o termo principal que você deseja destacar em uma página para esta seja encontrada mais facilmente quando um usuário utilizar este mesmo termo em uma pesquisa.

Para que seu site seja corretamente otimizado e apareça no topo do Google, você deve ter em mente que cada página deve corresponder a uma palavra-chave.

Sendo assim vale mais a pena ter um site com dez páginas diferentes tratando de um assunto específico cada, do que ter uma página tratando de dez assuntos diferentes.

Para que você compreenda melhor, basta pensar que, ao invés de utilizar apenas uma única página para falar de todas as soluções que você oferece, seria melhor separar cada uma das soluções que oferece em páginas especificas.

Confira Também: Como inovar seu site e torná-lo mais relevante para seus clientes

 

02 – DOMÍNIO DO WEBSITE

Para otimizar corretamente seu site você deve partir pela escolha de um bom domínio.

Domínios que possuem a palavra-chave principal por qual você deseja que seu site seja encontrado tem mais chances de aparecerem em bons posicionamentos nas pesquisas do Google.

Claro que apenas um bom domínio não é capaz de colocar seu site no topo do Google, mas é muito importante que seu site tenha um bom domínio que componha a otimização de seu site.

Confira Também: Como registrar um domínio para seu site de alto padrão

 

03 – URLs AMIGÁVEIS

URL nada mais é do o endereço de cada página presente em um site.

Esta URL pode ser apresentada de várias maneiras e cabe a você configurá-las de forma correta.

A maneira mais eficiente de utilizar URLs amigáveis é utilizar a palavra-chave principal da página dentro de um contexto.

Por exemplo, digamos que a palavra-chave da página que você está criando seja “modelos de botas sertanejas”, sua URL amigável poderia ser “www.seusite.com.br/modelos-de-botas-sertanejas/” ou “www.seusite.com.br/os-melhores-modelos-de-botas-sertanejas/”.

Claro que quando menor e mais específica for a URL melhor será o resultado.

 

04 – TÍTULO DAS PÁGINAS

O título da página representa um pequeno resumo do conteúdo que o usuário encontrará naquela página.

Títulos criativos, chamativos e atraentes tem maiores chances de serem clicados pelo usuário porém, para que esses mesmos títulos tenham boa indexação no Google, é necessário que os mesmos sigam algumas diretrizes.

Um bom título possui a palavra-chave principal ou seu sinônimo entre as três primeiras palavras do título.

É muito importante que o título da página contenha o mesmo texto da URL da mesma página.

É recomendado que o título de uma página não tenha mais de 70 caracteres (contando os espaços vazios) e que a palavra-chave não apareça mais de duas vezes no título.

Fora isso não é recomendado que mais de uma página tenha o mesmo título, isso pode ser caracterizado como spam e o Google pode punir seu site não o mostrando em suas pesquisas.

 

05 – DESCRIÇÃO DAS PÁGINAS

Assim como o título, a descrição da página é um dos fatores mais importantes na otimização de um site.

A descrição também é um pequeno resumo, porém maior que o título, do que o usuário encontrará naquela página.

É recomendável que essa descrição tenha no máximo 160 caracteres (contando os espaços vazios) e que a palavra-chave principal da página não apareça mais de duas vezes.

Vale ressaltar que, normalmente o título e descrição de uma página não aparecem na própria página, porém ao fazer uma pesquisa no Google, os resultados que aparecem apresentam o título, a descrição e a URL de cada página.

 

Como otimizar seu site para ficar no topo do google

 

06 – IMAGENS OTIMIZADAS

Como já mencionei anteriormente, o Google utiliza, principalmente, palavras e frases para indexar e ranquear um site. Porém ele não “lê” imagens tão bem assim.

Sendo assim é muito importante atribuir boas descrições a cada imagem que utilizar em seu site.

Existem dois campos principais que você deve preencher para que uma imagem tenha boa indexação no Google.

Um dos campos é o “tittle” que se refere ao título da imagem e seguem as mesmas regras do título da página.

E o outro campo é o “alt” (alternativo) que indica a frase que deverá aparecer caso a imagem não seja carregada na hora de visualizar o site.

Fora isso, uma das principais características que o Google leva em conta na hora de indexar e ranquear um página é a velocidade de abertura de um site.

Por isso é muito importante que não utilize imagens muito pesadas nas páginas de seu site. Quanto mais leve as imagens mais rápido será seu site e melhor ranqueado ele estará.

Claro que dificilmente, um site com nenhuma imagem ou imagens de má qualidade por causa da compressão, agradará ao usuário que deve ser sempre priorizado pois é ele que pode se tornar seu cliente.

LEIA TAMBÉM: Como melhorar as fotos de seu site para valorizar sua marca

 

07 – ESTRUTURA DE TÍTULOS INTERNOS

Aqui deixarei algumas dicas que, se bem se utilizadas poderão tornar seu site muito mais relevante e com grande potencial de figurar entre os primeiros resultados no topo do Google. Vamos lá?!

A primeira coisa é entender as estrutura de títulos internos e parágrafos de uma página.

Os títulos internos de uma página são apresentados pelos atributos “H1”, “H2”, “H3” e assim por diante, sendo que o “H1” é maior que o “H2” que, por sua vez, é maior que o “H3” e assim por diante.

Segundo meus anos de experiência percebi que a melhor forma de organizar os títulos internos na otimização de um site é a seguinte:

  • O atributo “H1” deve ser o título interno principal da página; Deve estar no início do texto; Deve conter a palavra-chave principal da página; Deve ser apresentado apenas uma vez por página;
  • Os atributos “H2” devem ser os subtítulos principais da página; Podem aparecer várias vezes ao longo da página porém cada um com um subtema específico; Metade dos subtítulos devem conter a palavra-chave principal da página;
  • Os atributos “H3” devem ser utilizados nos tópicos numéricos ou para separar o conteúdo dentro de um subtítulo;

Dificilmente utilizo atributos “H4” ou “H5” nas páginas que desenvolvo mas, dependendo da forma que você prefira para otimizar seu site, eles podem ser utilizados.

 

08 – ESTRUTURA DE TEXTOS

Mais uma vez te passarei o que eu testei, utilizo e qua dá certo na maioria dos casos.

A palavra-chave principal deve aparecer no primeiro parágrafo da página e deve aparecer ao longo do texto algumas vezes.

Uma dica aqui é não se empolgar e ir colocando a palavra-chave principal em todos ou na maioria dos parágrafos da página. Isso também pode ser entendido como spam e o Google pode punir seu site por isso.

Acredito que o ideal seja distribuir a palavra-chave principal ao longo do texto em pontos estratégicos, nem muito perto e nem muito longe uma das outras.

Fora isso, recomendasse que a maioria dos parágrafos de seu texto tenham no máximo 20 palavras cada e que todo o texto que estiver após um subtítulo seja composto por, no máximo, 250 palavras.

Fora isso recomenda-se que cada página tenha mais de 900 palavras. Parece muito?

Este artigo por exemplo, possui mais de 2000 palavras.

É normal achar todas essas informações complicadas no início mas, depois de colocar essas dicas em pratica por algum tempo, passará a ser automático.

Recomendo que releia esse artigos várias vezes, utilizando como guia básico de otimização de sites.

 

09 – ESTRUTURA DE LINKS INTERNOS

Links internos são as ligações entre as páginas de seu site. O menu principal, por exemplo, é um conjunto de links internos que te leva a outras páginas de seu site.

Uma dica é que, quando for montar seu site, crie um diagrama indicando os caminhos e ligações internas que seu site deverá ter.

Ao montar seu site no WordPress, por exemplo, você poderá criar páginas principais, sub-páginas, categorias e subcategorias.

A correta organização dessa estrutura deve ser planejada antecipadamente, pensando sempre na melhor maneira de fazer o usuário “passear” pelo seu site, conhecendo o conteúdo de cada página e querendo conhecer as demais páginas.

Para sites com poucas páginas esses caminhos são simples porém, como nosso foco aqui é que seu site seja Premium, é bem provável que ele ultrapasse facilmente a quantidade de 30 páginas.

Uma estrutura clara e otimizada de links internos facilitará a navegação em seu site e, por consequência, facilitará a vida do usuário tornando seu site mais amigável aos olhos do Google.

Você poderá incluir links para outras páginas, com assuntos complementares ou similares ao assunto abordado, no meio de uma página por exemplo. Isso poderá aumentar o interesse do usuário em continuar em seu site.

 

10 – NÃO USE BLACK HAT

Black Hat são táticas proibidas utilizadas afim de burlar o sistema de buscas do Google.

Entre as práticas de Black Hat mais conhecidas estão:

  • Utilizar diversas palavras-chaves repetidas no rodapé ou em alguma parte da página;
  • Utilizar várias palavras-chaves repetidas, com a mesma cor do fundo, ao longo da página para que o usuário não as veja;
  • Utilizar títulos e descrições que não representam o real conteúdo da página;
  • Utilizar a palavra-chave em todos ou em muitos parágrafos do texto, tornando os mesmos chatos pra ler mas, teoricamente, mais fácil de ser indexados;
  • Comprar links de outros sites maiores sem relação ao conteúdo de seu site, a fim de aumentar a importância dele para o Google;
  • Criar páginas com conteúdo duplicados sobre o mesmo assunto;
  • Usar técnicas que apresente um conteúdo para o robô virtual do Google e outro conteúdo para o usuário;

A utilização destas táticas pode funcionar, em alguns casos, em sites qua ficam por algum tempo no topo do Google até serem descobertos.

Além de antiética, essas práticas são perigosas pois o Google possui excelentes ferramentas para descobrir e punir os sites que as utilizam.

Se você pretende ser reconhecido como um bom profissional deve priorizar práticas corretas, integras e o honestas.

É bem provável que, se agir de forma desonesta já nas táticas de divulgação de seu trabalho, será desonesto em outras áreas de seu negócio e, com este tipo de posicionamento, atrairá somente pessoas desonestas.

 

DICA BÔNUS PARA QUE SEU SITE FIQUE NO TOPO DO GOOGLE

 

Como ficar no topo do google

 

Como muitos sabem, sou simpatizante do Marketing Overdelivering que consiste basicamente em entregar mais do que você promete.

Sendo assim uma excelente dica para melhorar o ranqueamento de seu site é investir em conteúdo exclusivo de qualidade.

Pode parecer algo simples porém pode ser muito poderoso compartilhar com seu público um conteúdo exclusivo de qualidade sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação.

Você pode, por exemplo, criar artigos sobre:

  • Itens de decoração para cada tipo de ambiente;
  • Como contratar profissionais de sua área;
  • Como organizar uma mostra;
  • Como utilizar determinado equipamento;
  • Quais são as etapas de desenvolvimento de um projeto, etc.

São inúmeros assuntos que poderão ser relevantes para o Google, atrair audiência, aumentar sua autoridade no mercado e aumentar o número de conversões de usuários em clientes através de seu site.

Para te ajudar ainda mais para colocar seu site no topo do Google, seguem links de algumas ferramentas grátis on-line:

 

PRA FINALIZAR

Seguindo todas as dicas de otimização de sites para o Google que eu trouxe neste artigo, seu site terá muito mais chances de ser indexado e aparecer no topo do Google.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

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