Como empreender sozinho e ter sucesso como arquiteto

Falta de recursos, pouca experiência e dúvidas de como conseguir os primeiros clientes são algumas das principais dificuldades enfrentadas por arquitetos e designers que decidem empreender sozinhos.

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Como empreender sozinho e ter sucesso

Empreender sozinho é uma missão que exige muita dedicação, persistência e conhecimento específico e, apesar de não ser nada fácil, é cada vez maior o número de pessoas que decidem seguir por esse caminho.

Seja em um home office, ponto comercial ou até mesmo em coworkings, o arquiteto ou designers que decidiu empreender sozinho tende a enfrentar diversos desafios que podem, em muitos casos, atrapalhar ou até mesmo impedir o crescimento do negócio.

Para ajudar profissionais de arquitetura, design de móveis e mobiliário de luxo a conhecer e superar alguns dos desafios que pode surgir, trago neste artigo algumas dicas valiosas.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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MAS COMO EMPREENDER SOZINHO E TER SUCESSO?

 

Como empreender sozinho e ter sucesso

 

01 – ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

Ao decidir empreender sozinho você irá perceber que não basta ser muito bom em realizar determinado trabalho ou fabricar determinado produto.

Ser bom em fazer algo não significa ser um bom empreendedor. Empreender consiste em conseguir oferecer soluções de forma profissional.

Diversos empreendedores não se preocupam em tornar seus negócios formais e acabam, assim, tratando suas empresas como apenas uma forma de conseguir pagar as próprias contas.

Muitos não conseguem separar os ganhos e gastos da empresa dos ganhos e gastos pessoais, deixando o negócio com uma má saúde financeira.

SOLUÇÕES PARA ORGANIZAR SUA EMPRESA INDIVIDUAL

Tratar seu negócio como uma empresa de verdade é uma das primeiras atitudes que você deve ter em mente.

A formalização do negócio, apesar das altas taxas cobradas pelo governo, abrirá um mundo de possibilidades de crescimento.

A criação do MEI (Microempreendedor Individual) possibilitou para quem opte por empreender sozinho possa, enfim, ter um negócio formalizado e contar com todos os benefícios advindos da formalização:

  • Fornecimento de nota fiscal;
  • Direito de benefícios previdenciários;
  • Isenção de diversos impostos;
  • Simplificação da escrituração contábil e fiscal
  • Possibilidade de contratação de um funcionário, etc.

Procure o quanto antes o SEBRAE de sua região. Ele oferece cursos e mentoria específica para MEIs. Acesse www.sebrae.com.br.

 

02 – MARKETING E GESTÃO DE MARCA

Muitos acreditam que o marketing e a gestão de marca tratam apenas da publicidade da empresa.

Na verdade o marketing e a gestão de marca estão diretamente ligados a todos os processos envolvidos no negócio.

Através da implantação de uma boa gestão de marketing e marca, será possível encontrar os melhores processos para que a empresa funcione de forma lucrativa e escalável.

Este tipo de gestão tratará desde a criação de uma marca forte, atendimento diferenciado, produtos e serviços atraentes, logística organizada e comunicação eficiente.

Lembre-se sempre: “Marketing não é gasto. Marketing é investimento”.

SOLUÇÕES EM MARKETING PARA EMPRESAS INDIVIDUAIS

Muitas ações de marketing podem ser feitas por quem escolhe empreender sozinho.

No entanto, para obter resultados realmente expressivos, a contratação de uma empresa ou profissional para realizar a gestão de marketing e gestão de marca de sua empresa é primordial.

Existem diversas empresas e profissionais capazes de viabilizar a gestão de marketing do novo negócio com tamanha eficiência que o mesmo será capaz de crescer de forma saudável e lucrativa.

Como especialista em gestão de marketing e gestão de marcas de empresas e profissionais, auxilio todos os dias diversos empreendedores a desenharem modelos de negócios realmente eficientes.

Para conhecer melhor como posso te ajudar clique aqui.

 

03 – CAPTAR OS PRIMEIROS CLIENTES

Um dos grandes desafios encontrados po quem decide empreendedor sozinho é captar seus primeiros clientes.

Como já descrito no tópico anterior, com uma gestão profissional de marketing e gestão de marca, a conquista dos primeiros e demais clientes será muito mais fácil.

Muitos empreendedores sente-se intimidados na hora de “vender seu peixe” e, devido a isso, acabam enfrentando muita dificuldade na captação de clientes.

SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA CAPTAR OS PRIMEIROS CLIENTES

Ao empreender sozinho você deve ter em mente que para conquistar seus primeiros clientes, além de oferecer serviços ou produtos de boa qualidade, deverá investir tempo e recursos em:

  • Identidade Visual;
  • Papelaria Corporativa (Cartões de visitas, folders, pastas, etc.);
  • Website profissional;
  • Fanpage no Facebook;
  • Perfil no Instagram;
  • Visita a feiras e eventos;
  • Anúncio em revistas e publicações;
  • Parcerias com empresas e profissionais de outras áreas;
  • Parceria com fornecedores;
  • Parceria com associações comerciais do bairro e/ou da cidade;

 

04 – MANTER-SE MOTIVADO

Manter a empolgação, o “brilho no olho”, a vontade de realizar algo inovador e de alto valor, pode se tornar muito mais difícil quando se empreende sozinho.

Infelizmente, é comum ouvir muito mais críticas e opiniões sabotadoras de familiares e amigos do que palavras de incentivo.

Na mente de muitos, empreender é uma atitude de alto risco e preferem que todos a sua volta sigam o senso comum da falsa estabilidade do trabalho com carteira assinada. Não podemos culpa-los por essa atitude já que, em resumo, eles só querem nosso bem.

Outro detalhe que pode trazer um aumento na taxa de desmotivação do empreendedor é a constante chuva de más notícias com que somos bombardeados todos os dias.

Seja pela TV, internet, roda de amigos ou, até mesmo, na conversa com familiares, as notícias negativas tendem a ser muito mais valorizadas do que notícias positivas.

A implantação de uma mentalidade de que tudo está caminhando para o pior e que, a cada dia tudo tende a piorar, é constantemente incentivada por aqueles que, de alguma forma, lucram com isso.

E, infelizmente, quando alguém ousa desafiar esse paradigma, é logo tratado como louco, sonhador ou alienado. Se você ainda não recebeu algum desses rótulos, prepare-se. Logo logo alguém irá presenteá-lo com tais adjetivos.

Manter-se focado, motivado e crente no seu sucesso é, com certeza, uma das tarefas mais difíceis do empreendedor.

SOLUÇÕES PARA MANTER-SE MOTIVADO

Mantenha-se longe de todo pessimismo. Não assista programas de cunho sensacionalista ou jornais populares.

Não acesse sites que não acrescentam nada de positivo ao estilo de vida que pretende conquistar.

Não curta ou compartilhe páginas e postagens de cunho negativo. Afaste-se de todo pensamento limitante e sabotador.

Algo que faço e que me faz manter-me motivado é separar um momento diário para pesquisar sobre a história de marcas e empreendedores inspiradores.

Inclusive, em minha página do Facebook faço questão publicar sobre a história de marcas de sucesso. Para conferir basta acessar facebook.com/alexsandro.kingmaker. 

Outro hábito que você pode ter para manter-se motivado é a leitura, tanto dos consagrados livros de negócios como de biografias de empresas e empreendedores de sucesso.

Recomendo que você leia os clássicos:

  • Quem Pensa Enriquece“;
  • A ciência de Ficar Rico“;
  • Pai Rico, Pai Pobre“;
  • Os Segredos da Mente Milionária“;
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”;
  • Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes
  • Business Model Generation
  • “A Empresa de Corpo, Mente e Alma”
  • “Metanóia”

Você pode também, assim como eu, cultivar sinceras amizades com outros empreendedores e promover encontros periódicos afim de discutir aspectos relacionados aos negócios.

Contar com conselhos e incentivos para manter-se motivado e também motivar todos ali presentes.

Vale a pena ressaltar que, é de grande valia ser humilde para reconhecer que você não sabe tudo.

Ouvir críticas e sugestões, avalia-las e modificar suas atitudes para melhorias em sua atuação frente a seu negócio é algo que você deve sempre buscar.

Outro fator que é válido ressaltar é que a motivação sem ação só te fará ser desacreditado por todos a sua volta. Esteja motivado mas realize antes e mostre depois.

 

05 – DAR CONTA DE MUITAS TAREFAS

Quem decidiu empreender sozinho precisa realizar os serviços encomendados, atender ao telefone, responder e-mails, organizar a mesa e o ambiente de trabalho.

É necessário dar conta de muitas tarefas, algumas ao mesmo tempo. Desse modo, é importante ser organizado e cumprir as pautas do dia, estruturando seu tempo para evitar as rupturas que tiram a atenção.

Nada adianta, por exemplo, anunciar seus serviços ou produtos e, na hora que o cliente entra em contato ninguém responder.

É um grande erro achar que você é capaz de realizar todas as tarefas ligadas a seu negócio com total eficiência.

O acúmulo de funções pode gerar quadros graves de estresse além de diminuir muito a vida útil do empreendedor.

SOLUÇÕES PARA DAR CONTA DAS MUITAS TAREFAS DE SUA EMPRESA

Uma boa dica é usar a tecnologia ao seu favor. Por exemplo, utilizar um software que organize reuniões com clientes e suas tarefas diárias, enviando notificações, poderá ser de grande ajuda para não perder prazos.

O mesmo vale para aplicativos de planejamento, para otimizar seu tempo.

Outra solução é contratar outras empresas para realizarem serviços de apoio ao seu negócio, como:

  • Gestão Administrativa e Financeira: Busque assessoria administrativa, financeira e contábil com empresas e profissionais capacitados. Isso será de grande ajuda no crescimento de seu negócio. Minha amiga Kátia Soares oferece excelente opções nessa área;
  • Gestão de Marketing: Já te falei que posso te ajudar na gestão do marketing de seu negócio e fortalecimento de sua marca. Caso seja interessante pra você, entre em contato comigo pelo contato@kingmaker.com.br;
  • Escritório Virtual: Caso você não tenha condições de alugar um ponto comercial ou contratar uma secretária exclusiva para sua empresa, uma boa solução é contar com os serviços de um escritório virtual. Neste tipo de escritório sua empresa pode contar, dependendo do plano contratado, de endereço comercial, linha telefônica exclusiva com atendimento personalizado em nome de sua empresa, sala de reunião alugada por período, endereço para registro de seu negócio, entre outros recursos;
  • Coworking: Cada dia mais presente na vida do empreendedor individual, o coworking nada mais é do que um espaço compartilhado entre empreendedores. Geralmente estes espaços oferecem infraestrutura completa (móveis, internet, telefone, etc.) para que o empreendedor individual possa trabalhar em um ambiente mais profissional do que em um home office. Muitos coworkings oferecem, também, os mesmos serviços de um escritório virtual, permitindo com que o empreendedor individual conte com uma estrutura profissional completa investindo muito menos do que se fizesse tudo por conta própria.
  • Representante Comercial: Existem diversas empresas e profissionais focados em oferecer serviços de representação comercial para pequenas e médias empresas. Estas empresas e profissionais costumam atuar promovendo e vendendo serviços e produtos de terceiros. Normalmente é cobrado uma taxa mensal e uma porcentagem sobre o valor das vendas realizadas. O empreendedor que optar por contratar este tipo de serviço deve avaliar com muito cuidado o histórico de atuação no mercado da empresa ou profissional de representação comercial. Um dica que dou é entrar em contato com as empresas já atendidas afim de conhecer os resultados gerados.

 

PRA FINALIZAR

São inúmeros os desafios que o empreendedor individual enfrentará em sua jornada rumo ao sucesso de seu negócio.

Porém, por mais desafiador que seja, a liberdade financeira, a maior possibilidade de melhorar o estilo de vida para você e para sua família e a possibilidade de melhorar o mundo em que vivemos é o que nos move nessa grande missão chamada empreendedorismo.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

Me chame através do Whatsapp (11) 9.5370-0232 para termos uma conversa e poderei te explicar cada uma das etapas da consultoria, assim como as possibilidade e valores a serem investidos.

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