Como registrar um domínio para seu site de alto padrão

Confira dicas de como registrar corretamente o domínio de seu site, atribuindo vantagens competitivas ao seu negócio.

2248

Como registrar um domínio para seu site de alto padrão | Kingmaker Design

Registrar um domínio corretamente para um site é uma parte fundamental na estratégia de marketing digital de profissionais e empresas do mercado de alto padrão.

Nesta publicação te ensinamos como registrar domínio corretamente para seu site.

Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.

O MARKETING DIGITAL ALTO PADRÃO é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$25 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.

CONFIRA TAMBÉM:

COMO REGISTRAR UM DOMÍNIO PARA SEU SITE DE ALTO PADRÃO

O QUE É O DOMÍNIO DE UM SITE DE ALTO PADRÃO?

Basicamente, o Domínio é o endereço principal de seu site na internet e que será utilizado para que os usuários e os sites de buscas possam acessar seu site.

Para que você possa utilizar um domínio personalizado com seu nome ou o nome de sua marca você deve, antes de tudo, registra-lo junto aos órgãos competentes.

Ao registrar domínio, a propriedade do mesmo fica sob sua responsabilidade durante o período de contratação, podendo ser renovado anualmente.

Jamais confunda registrar domínio com registrar marca pois são coisas totalmente diferentes.

 

COMO ESCOLHER UM DOMÍNIO PARA SEU SITE DE ALTO PADRÃO

A escolha de um bom domínio é extremamente importante para o sucesso que seu site terá na internet.

Domínios com nomes difíceis de digitar, difíceis de memorizar ou que possam ser facilmente confundidos com outras marcas podem prejudicar a performance de seu site.

Ao registrar domínio leve em conta as seguintes questões:

  • Seu domínio é fácil de digitar?
  • Seu domínio é fácil de falar e possui boa sonoridade?
  • Seu domínio é pequeno? (recomenda-se menos de 10 caracteres)
  • Seu domínio é parecido com o de algum concorrente?
  • Seu domínio está disponível para registro?
  • O mesmo nome de seu domínio está disponível para uso no Facebook, Instagram, Youtube e demais redes sociais que irá utilizar em seu plano de marketing?

Vale ressaltar que a escolha do nome de sua marca (naming) deve ser feita ainda na criação de seu plano de negócio.

É muito importante que você tenha o apoio de um bom profissional ou empresa especializado em gestão de marcas para auxiliá-lo na escolha de um nome forte e que transmita valor ao seu negócio.

Esse profissional terá meios de não correr o risco de utilizar um nome idêntico ou parecido com o de outro profissional ou empresa e não poder registra-lo como seu.

Sobre gestão de marca e escolha de nome para sua marca temos alguns artigos disponíveis nesse mesmo site. Vale conferir.

 

COMO REGISTRAR UM DOMÍNIO PELA SUA TERMINAÇÃO

Normalmente os endereços de sites seguem a seguinte estrutura: “http://www.seudominio.terminação” porém podem ser apresentados de forma simplificada como “seudominio.terminação” por exemplo.

A terminação do domínio indica qual assunto o site trata.

Domínios com terminação “.com.br” (comércio brasileiro) são os mais utilizados porém ainda temos os domínios “.com” (comércio internacional), “.net” (internet) e diversas outras terminações.

O ideal é que o nome que você escolher para seu domínio esteja disponível com diversas outras terminações além daquela que você escolher.

A dica aqui é registrar o maior número de domínios de sua marca com as terminações mais conhecidas para seu tipo de negócio (“.com.br”, “.com”, “.arq.br”, “.net”, etc.) e utilizar o redirecionamento 301 para que todos esses domínios apontem para o domínio principal de seu site.

Claro que isso demanda um investimento maior e será necessário o auxilio de um profissional ou empresa especializada em marketing digital de alto padrão para configurar corretamente os redirecionamentos.

 

COMO REGISTRAR UM DOMÍNIO PARA SEU SITE

O principal site para registro de domínios nacionais é o registro.br e a contratação de um domínio pode ser anual, bianual e assim por diante.

Para registrar seu domínio no registro.br basta acessar o site, fazer um cadastro e contratar um dos planos.

Vale ressaltar que o registro de seu domínio no registro.br só pode ser feito após você contratar um plano de hospedagem.

Porém te aconselho que, antes de contratar um plano de hospedagem, pesquise no registro.br se nome de domínio que escolheu está disponível para registro.

Caso queira facilitar o processo, algumas empresas de hospedagem também oferecem a possibilidade de você registrar seu domínio ao contratar um plano de hospedagem.

Neste caso te aconselho a verificar se a empresa registrará o domínio no nome do contratante, seu no caso, ou no nome da própria empresa.

Se for o segundo caso não faça pois poderá ter problemas ao querer mudar a titularidade do domínio mais tarde.

Registre seu domínio sempre no nome de sua empresa ou pessoa física, atrelado ao seu CNPJ ou CPF.

 

CONCLUSÃO

Saber escolher e o registrar um domínio para seu site de alto padrão pode ser um diferencial competitivo no marketing de seu negócio e as informações que te apresentei aqui pode ser grande ajuda quando bem aplicadas.

Ah, aproveitamos para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL ALTO PADRÃO.

O MARKETING DIGITAL ALTO PADRÃO é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram atrair os melhores clientes do mercado de alto padrão.

Forte abraço e conte conosco!