Como utilizar hashtags para bombar suas publicações no Instagram

Aumento de alcance e aumento de curtidas em suas publicações no Instagram podem ser obtidas com a utilização correta das hashtags no Instagram.

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Como usar hashtags no Instagram

Muita gente me pergunta qual a importância das benditas hashtags no Instagram e como usa-las corretamente.

Normalmente respondo dando dando alguns exemplos. Veja se você já passou por alguma dessas situações.

  • Você abre o Instagram em seu smartphone;
  • Escolhe aquela foto linda de um projeto maravilhoso que acabou de entregar;
  • Aplica alguns filtros bacanas;
  • Faz uma legenda bem criativa;
  • E publica.

Algumas horas depois repara que a foto teve no máximo 10 curtidas e nenhum comentário.

Ou, em outra situação, você faz tudo isso mas, desta vez, acrescenta duas ou três hashtags da seguinte forma: “#focoforçaefé#projeto# #2018#”.

E, da mesma forma, os resultados são medíocres. Isso lhe parece familiar?

Neste artigo trago dicas de como utilizar as hashtags para destacar suas publicações no Instagram e ter muito mais curtidas.

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Confira Também:

 

O QUE SÃO HASHTAGS E COMO USÁ-LAS CORRETAMENTE NO INSTAGRAM

 

Como usar hashtags no Instagram

 

Em primeiro lugar, é preciso que você saiba o que são Hashtags.

Hashtags são etiquetas de categorização, utilizadas na descrição ou comentários de publicações para facilitar a busca por conteúdo dentro de uma rede social.

Uma etiqueta pode ser uma palavra ou uma frase composta por letras e/ou emojis, que se escreve tudo junto (sem espaços) e que começa com o conhecido símbolo de “jogo-da-velha” (#).

Fora isso, no Instagram já é possível que os usuários sigam determinadas estiquetas e recebam em seus feeds e stories as atualizações dessas estiquetas.

“- Tá, eu já entendi. Mas como eu utilizo corretamente as hashtags em minha publicações no Instagram?”

 

 

01 – COMO ESCOLHER AS MELHORES HASHTAGS

O Instagram permite a utilização de até 30 hashtags por publicação, porém, para serem mais eficientes, essas devem ter ligação direta com a publicação que está fazendo.

Minha dica é que utilize, no máximo, as 25 hashtags que melhor representam sua postagem.

Vale lembrar que diversos especialistas aconselham a utilização de apenas cinco.

Não é recomendado publicar a foto de um quarto masculino que não tenha nenhuma planta e utilizar a hashtag “#jardinagem” por exemplo.

Se você publicou a foto ou vídeo de um projeto de arquitetura, decoração, design de interior, mobiliário de luxo ou tecnologia residencial, utilize hashtags que tenham ligação direta a esta publicação específica.

Para buscar inspirações de quais tags utilizar, acesse o buscador do próprio Instagram e pesquise assuntos referentes a publicação que pretende fazer.

Anote os resultados que melhor representem o público que pretende atingir e faça um compilado com as 25 melhores opções.

Claro que não você não é obrigado a utilizar as 25 opções, mas utilizar as que melhor representam a mensagem que pretende passar.

 

02 – POSIÇÃO DAS HASHTAGS

As tags podem ser utilizadas na descrição de sua publicação ou nos comentários desta mesma publicação.

Minha dica aqui é utiliza-las ao final da descrição ou no primeiro comentário da publicação.

Caso vá utilizar na descrição, acredito que fique mais bonito quando você separa a descrição das hashtags.

Para isso, você pode utilizar uma linha de sinais na linha abaixo da descrição e acima das hashtags.

Obs.: O Instagram não permite a utilização de linhas em branco para separar frases na descrição de publicações, por isso a necessidade da utilização de sinais para dividir as frases.

Essas linhas de sinais podem ser:

  • Com dois pontos: “::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::”;
  • Com um ponto: “…………………………………..”;
  • Com círculos: “•••••••••••••••••••••••••••••••••”;
  • Com traços: “———————————-“;
  • Com barras: “/////////////////////////////////////”;

Lembrando que esses são apenas exemplos e você poderá utilizar outros sinais ou combinações de sinais para compor sua linha:

 

03 – HASHTAG PERSONALIZADA

No Instagram você pode personalizar suas próprias tags.

No entanto, antes de sair criando todo tipo de hashtag que vier a telha, tenha em mente uma estratégia clara.

Tente não inventar hashtags difíceis de escrever, muito longas ou de difícil compreensão.

Minha dica é que, ao iniciar a utilização de tags, crie uma com seu nome ou nome de sua marca.

Essa estratégia pode facilitar que, usuários que buscam por você ou por sua marca, o encontre com maior facilidade.

Outra dica é criar uma hashtag que celebre um movimento, uma missão, que destaque algo maior.

Por exemplo: “#arquiteturacriativa”, “#moveispragentedeverdade”, “#interioresdivinos”, “#arquiteturaestilodevida”, “#meupequenoluxo”, “#saladossonhos”, “#vidadearquiteto”, “#decorandobonsmomentos”.

Claro que estes são apenas exemplos que você pode utilizar como inspiração para criar sua próprias hashtags.

Não basta apenas copiar esses exemplos e utilizar em suas publicações para ter sucesso.

 

04 – UTILIZE HASHTAGS DE LOCALIZAÇÃO

Independente se você possui um escritório, ateliê, showroom, loja, trabalha em home office ou coworking, focar seu atendimento a locais específicos pode melhorar o posicionamento de sua marca.

Utilizar hashtags de localização pode fazer sua marca ser mais conhecida por usuários que buscam novidades naquela determinada região através do Instagram.

Claro que, também nesse caso, é necessário ter bom senso.

Colocar localizações aleatórias a fim de atingir o maior número de pessoas pode ser uma estratégia pouco eficiente.

Uma hashtag de localização por publicação, focada em uma região onde esta seu cliente/alvo, é uma boa estratégia que você pode utilizar.

 

05 – NÃO USE SEMPRE AS MESMAS HASHTAGS

Utilizar em todas as publicações sempre as mesmas tags pode impedir o crescimento de seguidores de seu perfil.

Isso porque, quase sempre, serão as mesmas pessoas que verão suas publicações.

Fora isso, o Instagram pode te punir com o recente Shadowban.

Shadowban é um recurso utilizado pelo Instagram para punir perfis que fazem usos inadequados e abusivos da rede social.

O maior problema é que algumas vezes o seu perfil pode ser banido, mesmo sem ser mal intencionado, apenas por realizar algumas práticas que você nem sabia que eram inapropriadas como, por exemplo, o uso repetitivo das mesmas hashtags.

Caso seu perfil seja punido com o shadowban, suas publicações não aparecerão quando um usuário pesquisar por uma hashtag que você utilizou.

Isso impede que você consiga mais likes em sua publicação, conquiste novos seguidores e alguns seguidores poderão deixar de seguir seu perfil.

Fora a repetição de tags existem ainda as hashtags proibidas que o Instagram reconhece como motivo para banimento.

Palavras e termos obscenos, pejorativos e de baixo calão podem fazer com que o Instagram exclua sua conta.

 

Como usar hashtags no Instagram

 

PRA FINALIZAR

Neste artigo procurei trazer dicas sobre o uso correto de hashtags que acredito ser de grande relevância para melhorar a qualidade e alcance de suas publicações no Instagram.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

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