As 8 leis do Gestalt para marcas de alto padrão

O uso dos príncipios do Gestalt pode transformar completamente a qualidade visual do seu negócio.

1452

As 8 leis do Gestalt para marcas de alto padrão | Kingmaker

Também conhecida como a psicologia das formas, o Gestalt é dos principais conhecimentos que se deve ter na criação de marcas e peças de design para negócios de alto padrão.

Conhecendo e utilizando cada uma das leis do Gestalt sua marca se tornará muito mais atraente e suas peças de design se tornarão muito mais criativas.

Nesse artigo vamos te explicar cada uma dessas 8 leis e como você poderá utilizá-las.

 

CONFIRA TAMBÉM:

 

MAS AFINAL, O QUE É GESTALT?

Gestalt é o estudo de como nosso cérebro percebe e dá significado para as formas.

O Gestalt nos ajuda a entender as informações que serão transmitidas através das formas que criamos.

Basicamente, existem 8 leis de  Gestalt que podemos observar na criação de uma marca.

Confira a seguir cada uma dessas leis:

 

01 – LEI DA PREGNÂNCIA (SIMPLICIDADE)

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Pregnância | Kingmaker

A Lei da Pregnância está relacionada a simplicidade, facilidade de compreensão, rapidez de leitura e de interpretação de uma marca.

Na pregnância da forma temos a lei básica da Gestalt, que diz que os componentes de uma forma se agrupam, se aproximam e se assemelham em harmonia.

Por isso, aqui também há uma variação em grau: quanto maior a legibilidade de um texto, por exemplo, maior é a sua pregnância (levando em consideração a cor do texto, a cor do fundo, a tipografia utilizada…).

A Lei da Pregnância está presente em marcas como: Apple, Nike, McDonalds, Omega e Mercedes-Benz;

 

02 – LEI DE UNIDADE

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Unidade | Kingmaker

A Lei da Unidade está relacionada ao elemento ou conjunto de elementos que se encerram em si mesmos ou como parte de um todo.

A unidade é todo elemento possível de ser compreendido como um só e segregado daquilo que o cerca, mesmo que ele seja composto de várias outras partes.

A Lei da Unidade está presente em marcas como: Louis Vuitton, ZARA e Rôlex;

 

03 – LEI DE SIMETRIA

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Simetria | Kingmaker

A Lei da Simetria está relacionada a igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos de uma determinada marca.

A simetria pode ser definida pela igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos de uma determinada composição.

Desta forma, tem-se um objeto coerente e harmonizado.

A Lei da Simetria está presente em marcas como: Chanel, Audi e Gucci

 

04 – LEI DA PROXIMIDADE

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Proximidade | Kingmaker

A Lei da Proximidade está relacionada aos elementos mais próximos que tendem a ser entendidos como um único elemento.

Consequentemente, também são interpretados como apenas uma unidade.

Essa impressão é ainda mais forte quando esses elementos são semelhantes.

A Lei da Proximidade está presente em marcas como: Giorgio Armani, Tesla e Adidas.

 

05 – LEI DA SEMELHANÇA

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Semelhança | Kingmaker

A Lei da Proximidade está relacionada aos objetos que possuem formas, cores ou aparência, em geral, semelhantes tendem a ser interpretados como uma só unidade.

No design, essa lei geralmente é utilizada para criar releituras a partir do agrupamento de outras formas que são iguais ou parecidas entre si.

A Lei da Semelhança está presente em marcas como: Porsche e Cartoon Network.

 

06 – LEI DO FECHAMENTO

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Fechamento | Kingmaker

A Lei da Proximidade está relacionada a como nossa mente tende a perceber espaços vazios para dar sentido a um elemento visual.

No fechamento obtemos a construção de uma figura através do fechamento de seus elementos constituintes, ou seja, as partes de um todo se dispõem de maneira a criar uma nova estrutura visual.

Lei do Fechamento está presente em marcas como: Johnnie Walker.

 

07 – LEI DA SEGREGAÇÃO

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Segregação | Kingmaker

A Lei da Segregação está relacionada a capacidade que nosso cérebro tem de diferenciar ou evidenciar objetos, ainda que sobrepostos.

Na segregação passamos a separar as unidades por meio de estímulos visuais: cores diferentes, formas bem delimitadas por linhas, texturas, volumes, entre outros elementos.

É natural ao nosso cérebro dividir imagens em suas partes, como quando vemos uma fotografia e a dividimos em elemento principal, elementos secundários, fundo, etc.

Lei do Segregação está presente em marcas como: Fórmula 1 e NBA;

 

08 – LEI DA CONTINUIDADE

8 Leis do Gestalt para marcas de alto padrão - Continuidade | Kingmaker

A Lei da Continuidade está relacionada a harmonia visual e fluidez dos elementos de uma marca.

A continuidade está nos degradês, nas formas que se sucedem em sequência lógica como a espiral, que criam movimentos e sensações agradáveis por, justamente, estarem em continuidade.

Lei do Continuidade está presente em marcas como: Amazon e Coca-Cola;

 

CONCLUSÃO

Entender a aplicar as 8 leis do Gestalt na sua marca e nas suas peças de design pode transformar completamente a qualidade visual do seu negócio.

Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer a CRIAÇÃO DE MARCAS PREMIUM.

A CRIAÇÃO DE MARCAS PREMIUM é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram tornar suas marcas muito mais atraentes e lucrativas.

Forte abraço e conte conosco!