Giorgio Armani: Conheça a história deste ícone da moda

Criador de algumas das marcas de luxo mais desejadas do mundo, Giorgio Armani é um dos mais famosos estilistas italianos e sua história merece destaque entre aqueles que desejam se vestir com excelente qualidade.

0
149
views
Estilista italiano Giorgio Armani

Giorgio Armani é um dos mais conceituados estilistas italianos e suas peças são utilizadas por estusiastas do todo o mundo. Fundou a sua companhia, a Giorgio Armani S.p.A., em 1974, e já foi o designer de moda independente mais bem sucedido do mundo, com uma fortuna pessoal de cerca de 5 bilhões de dólares. Conheça aqui a história desse verdadeiro ícone da moda mundial.

 

 

A HISTÓRIA DE GIORGIO ARMANI

Nascido na Emília-Romanha, norte da Itália (ao sul de Milão), Giorgio Armani estabeleceu um novo padrão na moda feminina. Inspirou sua linha feminina em trajes comumente masculinos, no entanto, desenvolvendo acabamentos, tecidos e corte que privilegiavam as formas femininas.

 

O estilista italiano Giorgio Armani

 

 

Frequentou a faculdade de medicina por dois anos. Após completar suas obrigações militares, em 1957, trabalhou em uma loja de departamentos chamada La Rinascente, como um decorador de vitrines, iniciando-se, então, no mundo da moda.

De 1961 a 1970, estabeleceu uma união com Nino Cerruti construindo a sua carreira como designer (estilista). Encorajado pelo seu amigo, Sergio Galeotti, lançou em 1974, sua primeira coleção masculina, elevando o seu nome.

Gradativamente começou a adaptar as suas criações para a linha feminina, lançando a sua primeira coleção, em 1975, em parceria com Galeotti.

 

Giorgio Armani posa em foto ao lado dos modelos de sua grife

 

EMPÓRIO ARMANI

Empório Armani tem uma linha de alta qualidade em roupas de luxo de moda e de discussão sobre as tendências e características modernas.

Em janeiro de 2010, o famoso jogador de futebol, Cristiano Ronaldo, e a estrela de cinema de Hollywood, Megan Fox, se tornaram o rosto masculino e feminino da Empório Armani, que se uniu com a Reebok para criar sapatos da moda sob o rótulo chamado EA7. É a única linha de Giorgio Armani que é projetado principalmente por Giorgio Armani, e tem uma cena na semana de moda de Milão a cada ano, enquanto Armani Collezioni, Armani Jeans e Armani Exchange não.

 

ARMANI JEANS

Armani Jeans é uma coleção relacionada com roupas criadas em 1981 por Giorgio Armani. Armani Jeans é principalmente vendida em lojas de departamento, embora tenha 15 lojas Armani Jeans independentes no mundo, além de um Jeans Armani Café em Milão. Alguns itens Armani Jeans são vendidos em lojas Empório Armani.

 

Giorgio Armani, criador de marcas com Empório Armani e Armani Jeans

 

HOTÉIS GIORGIO ARMANI

De olho na tendência das grandes marcas de moda que começaram a investir em hotelaria, Giorgio Armani não perdeu tempo, e em 2005, assinou contrato com Mohamed Ali Alabbar, proprietário de uma das maiores empresas hoteleiras do mundo, a árabe Emaar Hotel & Resorts, para a construção, nos próximos dez anos, de uma rede de luxo com a marca ARMANI, incluindo pelo menos sete hotéis e três resorts paradisíacos.

A empresa árabe entrou com os investimentos, acima de US$ 1 bilhão, para a construção e o gerenciamento dos hotéis, enquanto ARMANI supervisionou o design e o estilo. O primeiro hotel da rede decorado pelo estilista foi inaugurado no dia 27 de abril de 2010. O Armani Dubai Hotel, localizado nos oito primeiros andares e no 38º e 39º andares do faraônico Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo (828 metros), foi concebido nos mínimos detalhes pelo próprio Giorgio Armani e traduz a beleza sofisticada e a elegância da marca, assim como a sua visão de conforto e funcionalidade.

Cada um dos 160 apartamentos e suítes usam e, até abusam, de materiais preciosos e linhas clean. Paredes curvadas levam luxuosos tecidos confeccionados especialmente para a ARMANI, como couro feito à mão em Florença. Pisos são cobertos de tatame japonês e banheiros têm mármore de bambu verde do Brasil.

 

ARMANI CASA

Os livings foram mobiliados com peças da ARMANI CASA, incluindo mesas de carvalho com acabamento em metal. Muita luz natural, tons de marrom e creme e uma atmosfera de serenidade que prometem conquistar hóspedes antenados e exigentes.

No 39º, a exclusiva Dubai Armani Suite deve ser a mais cobiçada entre os clientes ilustres, com 390 m² e visões estonteantes para o skyline da cidade e o Arabian Gulf. E a novidade vem com muitos acessórios. O hotel abriga nove restaurantes, uma boate, um clube privado, 144 residências de um ou dois quartos, lojas de flores e de alta costura e um SPA ARMANI (com tratamentos exclusivos).

Na gastronomia, aliás, o estilista quis celebrar o mundo cosmopolita: existe desde um restaurante japonês moderno até a Peck Deli, que há 125 anos faz sucesso em Milão, e sabores indianos no Amal. A experiência gourmet continua na loja de chocolates de docinhos “by Armani”.

O ambicioso império dos hotéis do estilista já crescia em 2011. O segundo hotel foi inaugurado este ano em Milão, com 95 quartos, restaurante, SPA, espaço dedicado a reuniões de negócios e localizado na área chique do Quadrilatero della Moda. Em andamento está um hotel em Marrakesh. Nos planos globais da marca italiana, Nova York, Londres, Tóquio e Xangai.

 

O estilista italiano Giorgio Armani

 

O GÊNIO POR TRÁS DA MARCA

Giorgio Armani é conhecido por ser um viciado em trabalho e várias vezes arrogante ou rude em situações delicadas. Suas desavenças com outros diversos estilistas italianos, como por exemplo, com Gianni Versace, ficaram bastante conhecidas.

Sempre vestindo camiseta e calça jeans, e com um eterno bronzeado contrastando com os cabelos impecavelmente brancos, parece ter descoberto o segredo da eterna juventude. Parte desse segredo reside em sua sábia rotina de trabalho. De segunda a sexta, trabalha duro no escritório de Milão. Mas, toda sexta-feira à tarde, ele pega o carro e, uma hora depois, está chegando a seu paraíso privado, a magnífica Villa Rivara, uma imponente construção de 25 cômodos.

Lá, esquece tudo e se dedica apenas a passar o tempo da maneira mais agradável possível. Construída pelo Conde Cella di Rivara, em 1945, no estilo dos palácios do século XVIII, a vila é cercada por um parque de 100 km², com lago, pomar e uma horta de onde se tiram os tomates para o molho das massas caseiras.

 

ESTILO ARMANI

No interior, o estilista criou uma atmosfera relaxante, com luzes difusas e cores quentes. Um estilo bem diferente do complexo milanês, o Palazzo Durini, onde ele vive, trabalha e apresenta suas coleções: de um lado fica o escritório e, de outro, seu apartamento.

Giorgio Armani sabe o valor da autoindulgência que seus produtos de luxo proporcionam, mas nem por isso se atém apenas aos prazeres da vida. O estilista italiano, aliás, é conhecido por seu comprometimento em inúmeras causas humanitárias, incluindo até uma recente parceria com o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox.

Entre seus projetos de maior reconhecimento, é possível citar a Casa Armani, lar de reabilitação infantil na Tailândia, criado em 1999 e, mais recentemente, uma campanha de Natal para financiar uma fundação de apoio a portadores da síndrome de Down – iniciativa que teve como inspiração a pequena Antonella, com a qual o estilista posou para um calendário. A fortuna pessoal do estilista italiano é avaliada em US$ 7 bilhões.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Giorgio Armani é um dos nomes mais conhecidos na moda mundial e suas criações influenciaram e continuam influenciando diversas marcas do vestuário masculino.

Suas peças atemporais e sua preocupação com cada detalhe, fazem de suas marcas cada vez mais cobiçadas por aqueles que querem vestir-se bem e com qualidade.

Forte abraço e continue nos acompanhando