O High-low Branding é um tipo de posicionamento visando atribuir características premium a uma marca ou produto, sem torná-lo exageradamente caro.
O foco dessa estratégia é atender a um público que quer consumir marcas, produtos e serviços diferenciados, sem a necessidade de investir valores exorbitantes.
Para conhecer melhor o High-low Branding e ter insights de como pode implanta-lo no seu negócio, trago abaixo diversos exemplos.
Aproveito para te convidar para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.
HIGH-LOW BRANDING E HIGH-END BRANDING
Para entender com mais detalhes sobre o que é o High-low Branding é preciso, antes de mais nada, entender também o que é High-end Branding.
O QUE É HIGH-END BRANDING?
High-end Branding é a gestão de marca com foco no mercado de luxo.
Para isso todos as ações nos pontos de contato da marca visam fortalecer elementos como exclusividade, alta qualidade, alto preço e escassez, entre outros.
Uma marca com foco no High-end Branding busca atender a um nicho muito específico de clientes.
Esse nicho possui altíssimo poder aquisitivo, presença demográfica privilegiada e acesso ao que há de melhor em serviços e produtos.
O QUE É HIGH-LOW BRANDING?
Já o High-low Branding é a gestão de marca visando atribuir características premium, sem torná-lo exageradamente caro.
Ao notar que uma grande parcela da classe média buscava opções de marcas, produtos e serviços com características semelhantes às das marcas de luxo, algumas empresas passaram a utilizar essas características para diferenciarem suas marcas e conquistar esse público.
A esse tipo de ação foi dado o nome de High-low Branding. Marcas que se apresentam com características premium mas que atendem à classe média.
Claro que, devido a essas características, muitas pessoas presentes na Classe AAA também consomem marcas de High-low Branding.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA HIGH-LOW BRANDING
Ao analisar uma marca com foco no High-low Branding podemos notar algumas características comuns, que fazem toda a diferença.
Entre as principais características de uma High-low Branding, vale a pena destacar:
01 – PRODUTOS DE BOA QUALIDADE
Uma High-low Branding busca oferecer produtos de boa qualidade e atendam (e até superem) as necessidades de seus clientes.
As principais diferenças de uma high-low branding para uma high-end branding, neste quesito, está na popularização do produto.
Enquanto uma marca de luxo busca utilizar sempre o que há de melhor e mais raro em matéria-prima, processos quase artesanais e poucas unidades de seus produtos.
Uma High-low Branding busca equilibrar o uso de boa matéria-prima, produção em escala e vendas para o maior número de clientes possível.
Normalmente os produtos de uma High-low Branding possuem preços superiores aos preços de produtos de marcas populares e muito inferiores aos preços de marcas de luxo.
02 – DESIGN DE PRODUTO
Uma das grandes características de uma marca que utiliza o High-low Branding para se posicionar é o design de produto.
Enquanto as arcas populares, normalmente, focam na simplificação máxima de seus produtos para baixar ao máximo seus custos, aumentar sua escala e lucrar na quantidade, as marcas de luxo apostam em projetos exclusivos e que ditam tendência.
Já as marcas High-low unem o melhor dos dois mundos, design exclusivo, materiais de boa qualidade e grande escala de produção.
O projeto de design de produto de uma marca High-low chega a ser tão bom que muitos podem acreditar que trata-se de um produto de luxo.
03 – IDENTIDADE VISUAL PREMIUM
A identidade visual de uma High-low Branding é um dos fatores mais importantes deste tipo de marca.
É graças a uma identidade visual diferenciada de alto padrão que esse tipo de marca busca diferenciar-se da concorrência.
Ao analisar um tipo de produto de uma marca popular e o mesmo tipo produto de uma High-low Branding, as diferenças são facilmente percebidas.
Toda a identidade visual de uma High-low Branding é planejada para que o cliente-alvo tenha a sensação de estar adquirindo um produto diferenciado de altíssimo padrão.
As embalagens deste tipo de marca remetem ao luxo, a sofisticação e a exclusividade.
Porém, os preços praticados são acessíveis à maioria das pessoas presentes na classe média e a uma parcela da classe com menor poder aquisitivo.
04 – LOJAS INTIMISTAS
Normalmente, marcas que se posicionam como High-low Branding, utilizam lojas com design intimista e diferenciado.
Esse tipo de loja imprime uma identidade própria, reforçando o senso de comunidade e exclusividade.
A grande diferença deste tipo de loja para uma loja de luxo, além dos produtos é claro, é o livre acesso que qualquer tipo de público obtém.
Esse tipo de loja dificilmente trabalha com horários agendados ou possuem alguma restrição de acesso.
A vantagem deste tipo de loja está exatamente em poder atender diferentes públicos de diferentes classes sem desvalorizar sua marca.
CONCLUSÃO
A utilização do High-low Branding pode ser uma excelente solução para diferenciar e valorizar sua marca.
Aproveito para te convidar novamente para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.
Ah, caso queira fazer parte de nossa área VIP basta CLICAR AQUI.
Forte abraço e conte comigo!