Os 5 Sentidos de Marcas Premium: A Marca Gustativa

Quando utilizada corretamente, a marca gustativa pode ser uma grande ferramenta no marketing sensorial de seu negócio.

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Marca Gustativa - Como usar uma identidade gustativa em seu negócio

A Marca Gustativa caracteriza-se pelas sensações obtidas através do paladar.

O sabor presente no cafezinho servido em uma reunião, o sabor dos petiscos servidos em um evento, os sabores das comidas servidas em um almoço ou jantar de negócios, etc.

Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Gustativa marcante e atraente para seu negócio.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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A IMPORTÂNCIA DA MARCA GUSTATIVA PARA SEU NEGÓCIO

Para posicionar e diferenciar sua marca de forma eficaz e positiva você deve ter em mente que os estímulos visuais não devem ser os únicos a serem explorados durante o contato com seu cliente.

Sabores também são capazes de agirem como amplificadores de emoções e, quando utilizados corretamente, podem transformar completamente a interação de seu cliente com sua marca.

 

COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA GUSTATIVA

Para te ajudar na criação de uma identidade gustativa para sua marca, proponho que imagine sua marca como uma pessoa e responda:

  • Qual seria a sua comida preferida?
  • Qual seriam os tipos de sabores que ela mais se identifica?
  • Quais sabores mais se assemelham a sua personalidade?
  • Quais sabores influenciam o modo com que ela se comporta?
  • Qual atmosfera gustativa ela cria para aqueles que a visitam?

Vale lembrar que, para esse exercício, seu gosto pessoal deve ter pouca ou nenhuma influência pois sua marca é feita para seus clientes e não para você.

O ideal aqui é contar com a ajuda de uma empresa ou profissional especializado em  Branding Sense.

 

ELEMENTOS QUE PODEM COMPOR SUA MARCA GUSTATIVA

A seguir elenco alguns elementos que podem compor a identidade gustativa de sua marca:

 

• CAFÉ

Estamos no Brasil e uma das bebidas mais apreciadas por nós brasileiros é o bom e velho cafezinho.

A escolha de uma boa máquina ou máquinas de café expresso para servir cafés aos visitantes de seu escritório, showroom ou loja pode ser de grande ajuda na construção de uma marca.

Se possível, crie um espaço exclusivo para servir o cafezinho antes de iniciar uma reunião ou atendimento por exemplo.

Aproveite o momento para conversar sobre assuntos que não estejam ligados diretamente ao motivo principal da reunião ou atendimento.

Isso pode “quebrar o gelo” e permitir que a reunião ou atendimento siga com mais descontração.

Escolha muito bem a(s) máquina(s) de café expresso de acordo com o público que irá atender.

A Nespresso oferece uma linha muito boa de máquinas, além de xícaras e acessórios para seu cantinho do café.

 

• ÁGUA

Sim, a água que você serve durante uma reunião ou atendimento também faz diferença na construção de uma marca gustativa.

Escolha água de mineral de qualidade para servir aos visitantes de seu escritório, loja ou showroom.

Marcas como Perrier, Voss e San Pellegrino são algumas opções de águas premium que você pode servir durante uma reunião ou atendimento.

Vale lembrar também que você deve sempre servir água gaseificada junto ao cafezinho para que esta seja usada para diminuir qualquer gosto que fique na boca após o consumo do café.

 

• CHOCOLATE

O chocolate é um grande estimulante e pode ser servido junto ao café. Uma de suas funções nesta abordagem é a de adoçar a boca após o consumo de café sem açúcar.

Outro uso do chocolate pode ser como brinde após um atendimento ou reunião. Ligar a sua marca a um alimento que traz energia e evoca o prazer pode ser uma ótima estratégia.

Pesquise por boas marcas de chocolate e utilize aquelas que mais se alinharem com as sensações que sua marca pretende explorar.

Marcas como Witor’s Classic Selection, Donckels, Ferrero Rocher e Lindt são boas opções para iniciar a construção de sua marca olfativa através do chocolate.

 

• BEBIDAS

Perfeitos para presentear clientes, fornecedores ou parceiros comerciais em datas especiais, as bebidas (em especial os espumantes) revelam bom gosto e sofisticação.

O mercado já entendeu essa relação e oferece diversas opções de embalagens para os mais diversos tipos de ocasiões.

Uma boa estratégia é que você e sua equipe monte um kit com uma ou mais garrafas de espumante, chocolates (olha ele aqui de novo), taças e uma carta para seu cliente para celebrar a entrega de um projeto por exemplo.

Claro que você deve conhecer muito bem seu cliente antes de presenteá-lo com qualquer coisa.

Não vá cometer a gafe de presentear seu cliente com um espumante ou qualquer outra bebida alcoólica antes de saber se ele ou algum familiar não possui problemas ou restrições com esses tipos de bebidas.

Marcas como Moet & Chandon, Veuve Clicquot e Chandon são boas opções para iniciar a construção a construção de sua marca olfativa através de bebidas.

 

• ALMOÇOS E JANTARES

Jantar ou almoçar com um cliente, possível cliente, fornecedor ou parceiro comercial deve fazer parte de sua estratégia de marketing.

A escolha de bons restaurantes deve ser uma de suas prioridades nesta área.

Você deve ter em mente que um bom restaurante não esta ligado diretamente ao restaurante mais caro.

Muitas vezes a escolha de um pequeno restaurante familiar que sirva uma boa comida e conte com um ambiente aconchegante e sem muito barulho pode ser mais eficiente que a escolha de um restaurante muito sofisticado, por exemplo.

Lembre-se sempre que o foco aqui é criar uma atmosfera agradável e receptiva para sua companhia.

Outra dica é sempre ir ao restaurante antes para conhecer muito bem como o mesmo funciona. Isso poderá evitar surpresas e você poderá utilizar o ambiente ao seu favor.

 

• BUFFET DE EVENTOS

Vai promover eventos em seu escritório, showroom ou loja?

Então conte sempre com buffets parceiros que ofereçam bebidas e comidas de qualidade e alinhadas a sua marca.

Lembre-se de não exagerar na diversidade dos pratos servidos e conte com opções não alcoólicas em sua gama de bebidas.

Outra dica aqui é caprichar na apresentação dos pratos e bebidas.

Não se esqueça de separar um local para que os convidados depositem os pratos e copos após consumirem bebidas e comidas.

Não se esqueça, também, de espalhar estrategicamente algumas lixeiras pelo ambiente para que os convidados possam depositar os guardanapos utilizados.

 

• BRINDES

O uso de alimentos como brindes é um recurso que deve ser utilizado com cuidado.

Doces são os mais utilizados neste tipo de abordagem e podem ser uma grande arma de persuasão.

Palhas Italianas, trufas, bombons e cupcakes são boas opções.

Lembre-se de sempre personalizar as embalagens de seus brindes com sua marca visual.

 

PRA FINALIZAR

Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Gustativa atraente para seu negócio.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

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