Os 5 Sentidos de Marcas Premium: A Marca Olfativa

Quando utilizada corretamente, a marca olfativa pode ser uma grande ferramenta no marketing de seu negócio.

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Marca Olfativa - Como usar uma identidade olfativa em seu negócio

A Marca Olfativa caracteriza-se pelas sensações obtidas através dos cheiros.

O cheiro presente em uma loja, showroom ou escritório, os cheiros presentes em produtos novos, os perfumes utilizados por nossos colaboradores e clientes, etc.

Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Olfativa marcante e atraente para seu negócio.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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A IMPORTÂNCIA DA MARCA OLFATIVA PARA SEU NEGÓCIO

Para posicionar e diferenciar sua marca de forma eficaz e positiva você deve ter em mente que os estímulos visuais não devem ser os únicos a serem explorados durante o contato com seu cliente.

Cheiros também são capazes de agirem como amplificadores de emoções e, quando utilizados corretamente, podem transformar completamente a interação de seu cliente com sua marca.

 

A IDENTIDADE OLFATIVA DE MARCAS PREMIUM

 

01 – LUIGI BERTOLI

A marca de roupas e acessórios Luigi Bertolli chegou a comercializar o cheiro presente em suas lojas. Eram duas opções com os aromas madeira e o cítrico. A fragrância revigorante era capaz de alegrar a casa, com boas vibrações e otimismo.

 

02 – MMARTAN

O cheiro da MMartan é sentido logo na entrada do estabelecimento. O aroma de bambu toma conta das peças de cama, mesa e banho. É possível adquirir o aromatizante de ambiente, a água de passar, o refrescante de lençol e o sabonete líquido.

 

03 – LE LIS BLANC

A Le Lis Blanc demorou sete meses na criação do cheirinho de alecrim presente nas lojas da marca. Ele pode ser comprado como difusor de ambiente, sabonete líquido, spray, spray perfumado para lençol, vela, água perfumada e gel higienizador de mãos.

 

04 – AMOR AOS PEDAÇOS

A franquia de bolos e doces tem uma essência baseada em chocolate e morango. Parece que o cheiro vem dos bolos, mas na verdade é a essência que faz o trabalho, já que o local tem que ser bem limpo e refrigerado.

 

04 – STARBUCKS

Um dos maiores cases de sucesso da aplicação de marca olfativa seja na conhecida Starbucks.

Se você já teve a oportunidade de frequentar esse estabelecimento sabe que a presença da marca olfativa é incrível no ambiente.

O mais interessante da estratégia é que ela não é percebida pela maioria dos clientes.

O aroma fresco de café unido a decoração em madeira, os verdes escuros, o desenho dos menus (marcas visuais) e a música (marca sonora) dão a cada loja da marca uma identidade única, aconchegante e muito agradável.

 

05 – O BOTICÁRIO

Como usar o olfato para promover uma marca que trabalha com perfumes? Pode parecer algo óbvio, mas O Boticário teve uma ideia bastante criativa: cartão de crédito perfumado.

Em 2009, a rede lançou um cartão de crédito que emitia aromas com notas de rosas e jasmins quando utilizado.

O intuito era promover uma sensação de bem-estar após a decisão de compra. Esta ação foi inédita no mundo todo e contou com a parceria do Banco Bradesco e da Visa.

 

COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA OLFATIVA

Para te ajudar na criação de uma identidade olfativa para sua marca, proponho que imagine sua marca como uma pessoa e responda:

  • Qual seria o perfume que ela usa?
  • Qual seria os tipos de cheiros que ela mais se identifica?
  • Quais fragrâncias mais se assemelham a sua personalidade?
  • Quais aromas influenciam o modo com que ela se comporta?
  • Qual atmosfera olfativa ela cria para aqueles que a visitam?

Vale lembrar que, para esse exercício, seu gosto pessoal deve ter pouca ou nenhuma influência pois sua marca é feita para seus clientes e não para você.

O ideal aqui é contar com a ajuda de uma empresa ou profissional especializado em  Branding Sense.

 

ELEMENTOS QUE PODEM COMPOR SUA MARCA OLFATIVA

A seguir elenco alguns elementos que podem compor a identidade olfativa de sua marca:

 

• PERFUMES DO AMBIENTE

Seja um showroom, loja ou escritório, os perfumes que compõem o ambiente devem transmitir sensações que sua marca defende.

O uso de uma fragrância específica pode transformar completamente o humor daqueles que ali trabalham ou visitam.

A dica aqui é contar com fragrâncias que não seja m muito agressivas e não usa-las em excesso.

Outra dica é evitar servir alimentos e bebidas que exalam cheiros muito fortes.

Mantenha uma marca olfativa agradável e e na medida certa para que seus colaboradores e clientes possam se sentir bem sempre que estiverem em contato com sua marca.

 

• MATERIAL DE APOIO

Uma boa estratégia é utilizar a mesma fragrância padrão utilizada em seu ambiente comercial (showroom, escritório ou loja) também em seu material de apoio (cartões de visitas, folders, pastas, mostruário, etc.).

A intenção aqui é o fortalecimento da identidade olfativa como um todo.

 

• PERFUMES PESSOAIS

Você já parou pra pensar que os perfumes que você e sua equipe comercial usam pode influenciar na relação e conquista de clientes.

Sim, os perfumes possuem este poder.

Quando escolhemos um posicionamento de marca temos que levar em conta todas, todas as formas possíveis de alinhamento de sua marca com a vida de seu cliente/alvo é válida.

Claro que você não poderá forçar sua equipe a utilizar um perfume específico que algum membro não goste ou tenha alergia. No entanto você pode sugerir o uso de diferentes fragrâncias que mais se alinham com o posicionamento de sua marca.

 

• CHEIRO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Quem resiste ao cheiro de um café que acabou de ser passado? Poucas pessoas não é mesmo?

Que tal escolher alimentos e bebidas que exalam cheiros e odores alinhados com a proposta de sua marca para servir para seus clientes ao visitarem seu ambiente comercial?

Essa é uma estratégia pouco utilizada pela maioria das marcas que, se utilizada corretamente, pode fortalecer ainda mais sua marca.

Aqui também vale o bom senso para não exagerar. Escolha bebidas e alimentos com cheiros que não permaneçam por muito tempo.

 

PRA FINALIZAR

Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Olfativa atraente para seu negócio.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

Me chame através do Whatsapp (11) 9.5370-0232 para termos uma conversa e poderei te explicar cada uma das etapas da consultoria, assim como as possibilidade e valores a serem investidos.

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