Como ser a marca preferida dos clientes de alto padrão

Utilize o exemplo de 5 mega marcas para que seu negócio de torne a marca preferida de seus clientes.

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Como ser a marca preferida dos clientes de alto padrão | Alexsandro Kingmaker

Qual a marca preferida dos clientes de alto padrão em relação aos produtos e serviços que sua marca oferece?

Se a resposta não for sua marca ou se sua marca não figurar entre as cinco mais lembradas, então está na hora de rever seu posicionamento.

Ter um bom posicionamento na mente e no coração de seu cliente-alvo é o desejo de todas as marcas.

Neste artigo, trarei exemplos de ações que 5 mega marcas utilizam e que poderão te ajudar a ser a marca preferida dos seus clientes.

Aproveito para te convidar para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.

 

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MAS COMO SER A MARCA PREFERIDA DOS CLIENTES DE ALTO PADRÃO?

Para ser a marca preferida dos clientes de alto padrão é necessário, antes de mais nada, um excelente trabalho de comunicação e entrega.

Sua marca deve abordar pontos emocionais que interagem com seus clientes.

Além disso, sua marca deve possuir uma proposta de valor clara e eficiente.

Sua mensagem deve ir muito além da qualidade de seus produtos e serviços, explorando o lado imaginário, sonhador e intangível.

Além do mais, para ser a marca preferida dos clientes de alto padrão, é preciso contar com uma cultura e personalidade muito bem definidas.

Confira alguns exemplos utilizados por mega marcas:

 

APPLE

Quando se fala em marca preferida, é claro que uma das primeiras que vem a mente da maioria da pessoas é a Apple Computer Co.

Steve Jobs entendia como ninguém a necessidade de desenvolver produtos com “alma”, que se conectassem com o imaginário de seus clientes.

Fora isso, até mesmo na nomenclatura de seus equipamentos, a preocupação com o posicionamento estava presente.

Os clientes da Apple não usam notebooks, eles tem Macbooks.

Os clientes da Apple não usam smartphones, eles tem iPhones.

Os clientes da Apple não usam PCs, eles tem iMacs.

Consegue perceber como simples alterações nos nomes dos produtos conseguem elevar seu valor colocando-os em outra categoria?

Outro ponto a ser considerado é que a Apple não oferece dezenas de modelos diferentes de cada um de seu equipamentos.

Isso permite uma maior facilidade de escolha para seus clientes-alvo.

O QUE SUA MARCA PODE APRENDER COM A APPLE

• Ofereça serviços e produtos com “alma”, isto é, que evoquem sentimentos (prazer, conquista, desejo, alegria, entusiasmo, liderança);
• Ofereça poucas e excelentes opções, assim ficará mais fácil para seu cliente decidir;
• Torne cada um de seus serviços e produtos em submarcas;
• Dê nomes criativos a seus serviços e produtos;

 

STARBUCKS

Que tal um cafezinho? Não, a Starbucks não vende simples cafezinhos.

Talvez a Starbucks não seja sua marca preferida, porém existem grandes lições que sua marca pode aprender com essa cafeteria.

A Starbucks oferece a seus clientes um senso de liberdade e pertencimento através de lojas que mais se assemelham a coworkings (escritórios compartilhados).

Ao entrar numa loja Starbucks você se sente fazendo parte de um grupo que privilegia sua liberdade, sua inteligência e sua autossuficiência.

Fora isso, o simples fato de escrever o nome de seus clientes no copos, dá a impressão que, para a Starbucks, cada cliente é único.

O QUE SUA MARCA PODE APRENDER COM A STARBUCKS

• Encontre maneiras de personalizar os serviços e produtos que você oferece;
• Utilize memórias afetivas para realçar a importância de seu cliente;
• Procure explorar os 5 sentidos de seu cliente. Crie um visual, cheiro, gosto, textura e sons exclusivos de sua marca;
• Promova um grupo de sentimentos que seu cliente deve ter ao ter contato com sua marca e invista nisso;

 

NESPRESSO

Mais uma vez o senso de pertencimento se faz presente, o que torna a Nespresso a marca preferida de diversos amantes do café.

A Nespresso possui diversas boutiques onde oferece um atendimento excepcional.

Suas máquinas de café são pequenas porém, assim como a Apple, possuem um design com “alma” e dão a impressão que você poderá ter uma cafeteria particular em sua casa.

Fora isso, a Nespresso já possuiu um centro de treinamento chamado Nespresso Expertise Center (NEC) onde oferecia cursos gratuitos para membros do Nespresso Club.

Tudo isso para que seus clientes sintam-se fazendo parte de algo exclusivo e acolhedor.

Além de associar a marca ao prazer de provar o que há de melhor em cafés e suas variedades.

O QUE SUA MARCA PODE APRENDER COM A NESPRESSO

• Invista na alta qualidade de seu atendimento;
• Treine seu time para conhecer todos os níveis de atuação de sua marca;
• Crie maneiras de melhorar o conhecimento de seu cliente sobre seu produto ou serviço via disponibilização de conteúdo gratuito;
• Crie um clube onde os membros podem ter vantagens como descontos, novidades exclusivas, possam sugerir ações, etc.;

 

FERRERO ROCHER

A Ferrero Rocher é uma marca que vende chocolates certo?

Errado! A Ferrero Rocher é uma marca que vende presentes.

Seja para você mesmo ou pra outra pessoa, comprar um Ferrero Rocher é diferente de comprar outros tipos de chocolates populares.

Desde a paleta de cores, formato das embalagens e design da marca, tudo comunica que trata-se de um mimo especial e que seus produtos emanam prazer e sofisticação.

Presentear uma pessoa amada com um Ferrero Rocher, apesar de ser relativamente barato, emana a grande importância que aquela pessoa tem na vida de quem a presenteou.

Isso torna a Ferrero Rocher a marca preferida de chocolates de diversos casais pelo mundo.

O QUE SUA MARCA PODE APRENDER COM A FERRERO ROCHER

• Pense como impactar positivamente seu cliente indireto, isto é, quem também irá usufruir de seus serviços e produtos através e além do cliente final;
• A embalagem é tão importante quanto o produto então capriche na apresentação de seus serviços e produtos;
• Espelhe-se nos grandes do seu setor porém não copie ninguém. Busque um posicionamento que seja superior a categoria que seus produtos e serviços pertencem;
• Na sua comunicação explore, de forma inteligente, os desejos mais íntimos de seu cliente-alvo;

 

MONTBLANC

Assim como as demais marcas citadas aqui, a Montblanc consegue, através de um posicionamento claro e arrojado, elevar a categoria de seus produtos e se tornar a marca preferida de um público seleto.

Uma caneta Montblanc não é só uma caneta, é uma instrumento de escrita que traz uma declaração de sucesso por parte de quem as utiliza.

Cada um dos produtos oferecidos pela Montblanc emanam poder e a sensação de que tornará quem os usar muito mais poderoso(a).

Fora isso, a Montblanc possui uma linha exclusiva em parceria com a BMW, o que traz ainda mais sofisticação para a marca.

O QUE SUA MARCA PODE APRENDER COM A MONTBLANC

• Faça com que sua marca promova um lifestyle poderoso para seu cliente;
• Faça da simplicidade um ponto forte da sua marca;
• Se os seus serviços ou produtos são realmente bons, não tenha medo de cobrar um preço justo;
• Associe sua marca a marcas mais poderosas. Isso irá fortalecer sua presença em seu mercado de atuação ou no mercado que pretende atuar;

 

CONCLUSÃO

Para ser a marca preferida dos clientes de alto padrão, você deve ter consciência que terá que investir tempo e recursos em cada um dos pontos de contato com seu cliente.

Tanto antes, como durante e depois de uma compra ou fechamento de negócio.

Mas não desanime, estou aqui para te ajudar.

Aproveito para te convidar novamente para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.

Forte abraço e conte conosco!