Os 5 Sentidos de Marcas Premium: A Marca Sonora

A identidade sonora é um dos elementos que compõem uma marca premium. Confira neste artigo como utilizar a marca sonora para ocupar um lugar especial na mente e no coração de seu cliente.

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Marca Sonora para empresas de alto padrão

A marca sonora está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

O som que ouvimos ao ligar um computador Apple. O plim-plim da Rede Globo. O jingle da rede de fast food que ficou tão impregnado em nossas mentes que basta começarmos a cantar “- Dois hamburgueres, alface…” que alguém já quer cantar até o final.

A marca sonora nada mais é do que o uso de sons e músicas para criar identificação de uma marca através da audição.

Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Sonora forte e atraente para seu negócio.

Vale lembrar que, tanto em minha Consultoria Premium e no método Upscale WEB, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena conferir.

 

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A IMPORTÂNCIA DA MARCA SONORA PARA SEU NEGÓCIO

Para posicionar e diferenciar sua marca de forma eficaz e positiva você deve ter em mente que os estímulos visuais não devem ser os únicos a serem explorados durante o contato com seu cliente.

Sons e músicas são capazes de agirem como amplificadores de emoções e, quando utilizados corretamente, podem transformar completamente a interação de seu cliente com sua marca.

 

A IDENTIDADE SONORA DE MARCAS PREMIUM

 

01 – APPLE

A marca que mais explora os 5 sentidos de seus consumidores, a Apple é sinônimo de gestão competente de marcas. Sendo, até a publicação deste artigo, a marca mais valiosa do mundo.

Em matéria de identidade sonora podemos utilizar como exemplo os sons característicos utilizados para indicar ações em seu computadores e smartphones.

O famoso som de um computador Apple sendo ligado, o som de envio de um e-mail, os sons de um iPhone ao receber uma ligação, etc.

Uma gama de sons cuidadosamente desenvolvida para cria uma identificação sonora de alta qualidade.

 

02 – HARLEY DAVIDSON

O som característico de uma Harley é capaz de emanar a rebeldai que existe dentro de homens e mulheres que buscam sair, mesmo que por alguns momentos, da realidade cotidiana.

O som, que até assusta os mais conservadores, é capaz de chamar a atenção para a Harley e seu piloto por onde passam e cria uma identidade única para a marca.

 

03 – FERRARI

Quem já ouviu o ronco do motor de uma Ferrari sabe que ali existe sofisticação, luxo e muita adrenalina.

A sonoridade característica de um motor Ferrari é capaz de emanar o sentimentos de poder, liberdade e triunfo.

 

04 – INTEL

O Logo Sonoro utilizado pela Intel é marcante, atemporal e capaz de criar uma identidade única para a marca.

Seja em um vídeo institucional ou propaganda, a utilização do logo sonoro da marca deixa claro que se trata da Intel.

 

05 – UEFA CHAMPIONS LEAGUE

A música tema da UEFA Champions League exalta a grandiosidade do campeonato de futebol e cria uma identidade sonora marcante, nobre e estimulante.

Utilizando elementos sonoros de uma ópera, a música tema exalta a grandiosidade deste campeonato de futebol e é tão forte que é facilmente reconhecido diversos países do mundo.

 

06 – 20th CENTURY FOX

A abertura da 20th Century Fox com certeza não seria o mesmo sem a famosa trilha sonora que a acompanha.

Sendo reproduzida milhões de vezes em cinemas e residências de todo o mundo, a trilha sonora é facilmente reconhecida e indica, de forma grandiosa, o inicio de um filme com chancela da marca.

 

07 – MARVEL STUDIOS

Os fãs de HQs e filmes de super-heróis reconhecem facilmente a excelente trilha sonora que acompanha a abertura dos fimes da Marvel Studios.

Fazendo uma ponte entre as histórias em quadrinhos e os filmes, a abertura foi um marco na história recente do cinema por fortalecer o gênero de filmes de super-heróis.

Após anos de utilização, o estúdio acabou mudando de abertura. O que não diminuiu a importância desta excelente abertura e de sua trilha sonora.

 

COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA SONORA

Para te ajudar na criação de uma identidade sonora para sua marca, proponho que imagine sua marca como uma pessoa e responda:

  • Qual seria o tom de voz que ela usa?
  • Qual seria o tipo e estilos musicais que ela mais se identifica?
  • Quais bandas e  ela ouve?
  • Quais sons mais se assemelham a sua personalidade?
  • Quais músicas, estilos musicais e bandas influenciam o modo com que ela se comporta?
  • Qual atmosfera sonora ela cria para aqueles que a visitam?

Vale lembrar que, para esse exercício, seu gosto pessoal deve ter pouca ou nenhuma influência pois sua marca é feita para seus clientes e não para você.

O ideal aqui é contar com a ajuda de uma empresa ou produtor musical especializado em Sound Branding.

 

ELEMENTOS QUE PODEM COMPOR SUA MARCA SONORA

A seguir elenco alguns elementos que podem compor a identidade sonora de sua marca:

• LOGO SONORO

O logo sonoro é composto basicamente por uma breve sequência de notas musicais que, assim como o logo visual, deve sintetizar de forma eficiente a missão, visão, valores e cultura da marca.

 

• JINGLE

Jingle é uma música criada especificamente para sua marca onde a letra é simples e fácil de ser reproduzida.

No jingle o que vale é a repetição da mensagem na mente de seu público consumidor.

 

• MÚSICA TEMA

Diferente do jingle, a música tema é muito mais elaborada e pode ser utilizada de forma mais abrangente que o jingle. A música tema deve transmitir os sentimentos que a marca defende.

A música tema pode ser puramente instrumental, com voz e instrumentos ou a capela.

 

• TOM DE VOZ

O tom de voz da sua marca está diretamente ligado a forma com que você e seus colaboradores se comunicam verbalmente com seu público.

Gírias, jargões e a forma de falar devem ser padronizadas. Isso mesmo, sua comunicação deve ser planejada até mesmo na forma de falar.

Planeje seu atendimento de forma a criar uma identidade sonora eficiente e marcante.

 

• SOM AMBIENTE

A música que toca em sua loja, showroom e escritório diz muito mais sobre sua marca do que você imagina.

Uma loja que vende artigos clássicos de luxo poderia espantar seus clientes ao tocar um heavy metal.

A mesma coisa poderia acontecer se, em um escritório de arquitetura focado em um público jovem, tocasse apenas música clássica, por exemplo.

A coerência na escolha da seleção musical ou da rádio escolhida para o som ambiente de seu ambiente de trabalho também faz parte da identidade sonora de sua marca.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Sonora forte e atraente para seu negócio.

Espero que essas informações possam te ajudar e que este artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre o que é o Marketing Premium.

Caso precise de uma consultoria profissional especializada, você pode acessar: Consultoria Premium.

Através de minha consultoria exclusiva, sua marca poderá figurar entre as marcas mais desejadas por seus clientes.

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Alexsandro Kingmaker é especialista em marketing e design com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de marcas para o mercado de alto padrão. É criador de Workshops e da Consultoria Exclusiva em Marketing Premium para empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração e Tecnologia Residencial.
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