Os 5 Sentidos de Marcas Premium: A Marca Tátil

Utilizar o tato como forte elemento para a construção de uma marca forte para seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo.

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Marca Tátil - Como usar uma identidade tátil em seu negócio

A Marca Tátil caracteriza-se pelas sensações que temos através dos toques.

A textura de um revestimento, de um material gráfico, de uma peça de decoração, etc. podem fazer parte de sua marca tátil de arquitetura, design e móveis de alto padrão.

Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Tátil marcante e atraente para seu negócio.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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A IMPORTÂNCIA DA MARCA TÁTIL PARA SEU NEGÓCIO

Para posicionar e diferenciar sua marca de forma eficaz e positiva você deve ter em mente que os estímulos visuais não devem ser os únicos a serem explorados durante o contato com seu cliente.

A sensação do toque também é capaz de agir como amplificador de emoções e, quando utilizado corretamente, pode transformar completamente a interação de seu cliente com sua marca.

 

COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA TÁTIL

Para te ajudar na criação de uma identidade tátil para sua marca, proponho que imagine sua marca como uma pessoa e responda:

  • Qual seria a textura preferida?
  • Qual seriam os tipos de texturas que ela mais se identifica?
  • Quais texturas mais se assemelham a sua personalidade?
  • Quais texturas influenciam o modo com que ela se comporta?
  • Qual atmosfera tátil ela cria para aqueles que a visitam?

Vale lembrar que, para esse exercício, seu gosto pessoal deve ter pouca ou nenhuma influência pois sua marca é feita para seus clientes e não para você.

O ideal aqui é contar com a ajuda de uma empresa ou profissional especializado em  Branding Sense.

 

ELEMENTOS QUE PODEM COMPOR SUA MARCA TÁTIL

A seguir elenco alguns elementos que podem compor a identidade tátil de sua marca:

 

• MATERIAL GRÁFICO

Cartões de visita, pastas, folders e catálogos são materiais muito utilizados na interação de sua equipe comercial com seus clientes e parceiros.

Utilizar papéis com revestimentos e acabamentos especiais indicam uma preocupação especial com sua marca.

Quanto mais próximo a sua área de atuação for o material, revestimento ou acabamentos utilizados, mais forte será a mensagem passada.

Uma marcenaria ou loja de móveis, por exemplo, poderia utilizar em seus cartões de visita um material que imita madeira ou até mesmo utilizar algum tipo especial de madeira para isso.

 

• ACABAMENTOS DE MÓVEIS E PEÇAS DECORATIVAS

Os materiais utilizados nos acabamentos e móveis decorativos podem transformar completamente a experiência sensorial através do toque.

Uma peça decorativa pode parecer muito mais sofisticada ao utilizar um acabamento mais nobre por exemplo.

Móveis com pintura automotiva de alta densidade ou laca de primeira linha podem apresentar maior chances de venda do que móveis com acabamentos mais simples, somente pela diferença que apresentam ao serem tocados.

 

• TEXTURAS UTILIZADAS EM SEUS PROJETOS DE INTERIORES

cada empresa ou profissional possui uma assinatura, uma preferência por materiais e cores em seu projetos.

A escolha de um conjunto de texturas e materiais que irão compor seus projetos também faz parte da construção de sua marca.

Os revestimentos, papéis de parede, móveis, carpetes, tapetes, persianas, tecidos, etc. que você mais utilizar em seus projetos irão compor uma identidade tátil para sua marca.

 

PRA FINALIZAR

Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Tátil atraente para seu negócio.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

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