Os 5 Sentidos de Marcas Premium: A Marca Visual

Aprenda como utilizar a identidade visual para posicionar, diferenciar e fortalecer sua marca.

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Marca Visual: Os 5 sentidos de marcas premium

A Marca Visual é a mais utilizada por empresas e profissionais de todas as áreas para posicionar, diferenciar e fortalecer seus negócios.

Através da identidade visual de seu negócio, seus clientes podem se conectar visualmente com sua marca.

Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Visual forte e atraente para seu negócio.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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A IMPORTÂNCIA DA MARCA VISUAL PARA SEU NEGÓCIO

Ao montarmos um negócio, seja ele qual for, uma das primeiras preocupações que temos é a de criar um logotipo e uma identidade visual.

Isso se dá pela grande quantidade de estímulos visuais a que somos submetidos todos os dias e a quantidade de marcas visuais que nos rodeiam.

Isso nos faz imaginar inconscientemente, que a marca visual é a única e mais poderosa forma de sintetizarmos todos os valores e crenças que nosso negócio irá defender e promover.

Todos os dias somos rodeados e abordados por centenas de marcas dos mais variados segmentos.

Para que você possa ter uma ideia te proponho um desafio.

Conte quantas marcas estão a seu redor neste momento, no ambiente que você está, tentando chamar sua atenção?

A marca do seu smartphone, a marca de seu computador, as marcas de suas roupas, as marcas dos móveis, enfim, são centenas de marcas se lutando por um lugar especial em seu coração e em sua mente.

Neste cenário, a construção de uma marca visual forte e atraente para seu negócio deixa de ser algo supérfluo e passa a ser uma necessidade de extrema importância.

Afinal sua marca terá que concorrer todos os dias com centenas de outras marcas visuais.

 

A IDENTIDADE VISUAL DE MARCAS PREMIUM

Marcas premium utilizam a identidade visual como um importante ativo de seus negócios.

Confira Também: Como ter uma identidade visual de alto padrão

Claro que quando falo de identidade visual não me refiro apenas a um logotipo, símbolo ou conjunto de cores.

Grandes marcas entendem que a identidade visual está diretamente ligada a todo e qualquer contato visual que suas marcas poderão ter com seu cliente/alvo e audiência.

A identidade visual está presente desde o ambiente digital através de seus websites, blogs e redes sociais, passando pela a papelaria corporativa (cartões de visita, folders, envelopes, etc.), embalagens, sacolas, design de produtos, identidade de ambientes (lojas, showrooms, escritórios, etc.), até uniformes e identidade de frotas.

 

COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA VISUAL

01 – LOGOTIPO

O logotipo é um ótimo ponto de partida para se iniciar a construção de uma marca visual forte e atraente.

Vale ressaltar que recomendo, antes de criar um logotipo para sua marca, que se crie um bom e bem planejado plano de negócios e que escolha um bom nome para sua marca. Falarei mais sobre Naming e registro de marcas em outro artigo.

Ao desenvolver um logotipo tenha em mente todas as utilizações possíveis para ele.

Um bom logotipo é capaz de ser responsivo, isso é, ele é capaz de ser adaptado ao maior número de mídias e formatos possíveis.

Fora isso, ele deve estar intimamente ligado ao seu posicionamento de marca.

Um logotipo alegre e irreverente não não representaria fielmente um escritório clássico e tradicional enquanto um logotipo mais formal não representaria fielmente um escritório jovem e extrovertido, por exemplo.

 

02 – IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual é a padronização, através de cores, formas, símbolos e letras, de todos os valores que a marca acredita, defende e promove.

A identidade visual padroniza todos os elementos visíveis da marca de forma planejada e estratégica.

Para simplificar, imagine que você deverá padronizar toda a sua comunicação visual de sua marca.

Papelaria corporativa, website, blog, redes sociais, design de ambientes corporativos, embalagens, uniformes e identidade de frotas, são alguns dos exemplos de aplicação da identidade visual.

 

03 – PAPELARIA CORPORATIVA

A papelaria é a materialização da identidade visual aplicada ao material de uso, principalmente, do setor comercial e promocional de uma marca.

Confira Também: Papelaria corporativa para empresas e profissionais de arquitetura e decoração

Os materiais mais comuns a comporem um papelaria corporativa são:

  • Cartões de Visitas;
  • Folders;
  • Flyers;
  • Pastas;
  • Envelopes;
  • Catálogos;
  • Blocos de anotação;

Claro que é muito bom poder contar com uma papelaria corporativa completa.

No entanto, você pode iniciar com o uso de uma papelaria corporativa mais simples, utilizando apenas cartões de visitas, folders e pastas. E, assim que possível, ir acrescentando mais materiais a sua papelaria corporativa.

 

04 – INTERNET

Você utiliza as mesmas cores, formas e símbolos de sua marca presentes em seu website ou blog também em suas redes sociais?

Se a resposta for negativa, sua marca está com sua comunicação totalmente desalinhada e isso pode gerar uma confusão na mente de seu cliente/alvo.

Padronize as cores, formas, letras e símbolos de toda sua comunicação para uma melhor compreensão de suas mensagens.

 

05 – AMBIENTES CORPORATIVOS

Assim como os demais pontos de contato visual que seu público terá com sua marca, o ambiente corporativo deve obedecer padrões visuais planejados e alinhados com toda sua identidade visual.

Cores, formas, símbolos, texturas, móveis e decoração são algumas das aplicações de identidade visual em um ambiente corporativo.

O ideal aqui é criar ambientes com personalidade e que possam ser replicados em filiais e franquias de forma coerente.

 

PRA FINALIZAR

Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Visual forte e atraente para seu negócio.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

Me chame através do Whatsapp (11) 9.5370-0232 para termos uma conversa e poderei te explicar cada uma das etapas da consultoria, assim como as possibilidade e valores a serem investidos.

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