3 Valiosas Lições de Marketing de Giorgio Armani

O estilista italiano Giorgio Armani é o responsável pela criação de um verdadeiro império que vai muito além do mercado da moda e, neste artigo, você pode conferir três valiosas lições de marketing utilizadas por ele.

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3 valiosas lições de marketing de Giorgio Armani

Ame ou odeie, Giorgio Armani passou no teste do tempo como uma marca de moda de luxo e manteve sua posição como uma das marcas mais respeitadas da indústria de luxo, sem mencionar uma das empresas de moda mais valiosas do mundo.

Tomando Giorgio Armani como exemplo, entre muitas lições possíveis de marketing, aqui estão três que eu considero dignas de nota:

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VALIOSAS LIÇÕES DE MARKETING DE GIORGIO ARMANI

 

A visão estratégica de Giorgio Armani na construção de uma das marcas mais luxuosas do mundo

1. VISÃO SINGULAR

Giorgio Armani fundou sua marca em 1975 com uma clara proposta de mercado baseada em sua personalidade e gostos únicos.

Como uma marca, que desde o início, tem uma sólida compreensão de quem é e do que representa (qualidade, classe e exclusividade), a Armani criou uma identidade coerente, poderosa e diferenciada.

Enquanto alguns podem criticar as coleções regulares da Armani como monótonas ou seguras, a marca oferece consistentemente uma clareza de design que acredita na simplicidade luxuosa e exalta o que o selo “Made in Italy” representa.

Nem toda marca tem a fortuna de um centro de empreendimento criativo na forma de um visionário fundador (embora seja interessante notar que Giorgio Armani não tinha experiência anterior em design de moda e ainda conseguiu construir um império impressionante baseado em seu talento criativo único ).

No entanto, o que cada marca exige para ter alguma chance de sucesso é um claro senso de identidade, de modo que os produtos ou serviços entregues se tornem um verdadeiro artefato da referida identidade.

É essa singularidade inabalável na visão, como evidenciado em Giorgio Armani, que as marcas devem aspirar a definir quem realmente são, o que as torna diferentes (de seus concorrentes) e especiais (para seu público).

 

A expansão estratégica de Giorgio Armani através da criação da Armani Privé, Armani Collezioni, Emporio Armani, Armani Exchange, Armani Jeans, Armani Junior, Armani Casa e Armani Hotels & Resorts

2. EXPANSÃO ESTRATÉGIA DA MARCA

Sempre que uma marca ganha popularidade e aceitação de um público-alvo em seu core business, o próximo passo óbvio é fretar novas águas ao se aventurar em setores, mercados ou segmentos adjacentes.

No exercício da moda e do conhecimento da indústria de luxo, Giorgio Armani transformou sua marca com sucesso de uma marca masculina de assinatura em um império de moda de luxo com várias marcas, incluindo Armani Privé, Armani Collezioni, Emporio Armani, Armani Exchange, Armani Jeans, Armani Junior, Armani Casa e Armani Hotels & Resorts, a extensão de marca que Luxury Branding foi responsável por conceituar e definir.

Enquanto alguns esnobes podem torcer o nariz para as marcas de difusão com preços mais baixos para diluir o valor da marca, não há como negar que a gestão da marca da Giorgio Armani é exemplar.

Tendo criado uma presença de marca em vários setores lucrativos alavancando as capacidades existentes e criando uma arquitetura de marca com submarcas claramente delineadas, a Giorgio Armani cresceu e se tornou a segunda maior marca de moda da Itália gerando uma receita anual de € 2,65 bilhões em 2015.

E enquanto posicionamentos e proposições podem diferir entre as marcas, em todas as instâncias a filosofia pessoal e as qualidades de elegância, sofisticação e conforto da Giorgio Armani foram aplicadas para garantir uma experiência Armani consistente.

Consequentemente, ao considerar a expansão da marca, as submarcas se beneficiariam do mesmo nível de pensamento estratégico que Giorgio Armani para evitar tomar decisões erradas que possam causar sobrecarga na marca, alienação do cliente ou canibalização.

 

A execução requintada de Giorge Armani transformou empresa em uma das mais luxuosas marcas do mundo

3. EXECUÇÃO REQUINTADA

Para citar o próprio Giorgio Armani, “a diferença entre estilo e moda é a qualidade” e, de fato, um dos três principais pilares da marca é a qualidade.

Em última análise, uma marca deve cumprir sua promessa por meio do desempenho.

Giorgio Armani fez algo fenomenal para mudar a história da moda e mudar a estrutura da maneira como nos vestimos.

Em sua jornada para ganhar muito renome na indústria por sua estética moderna e capacidade de traduzir temas e tendências relevantes para a moda, a marca nunca comprometeu a qualidade.

Através do seu design superior e gestão operacional, a Giorgio Armani manteve seu status como uma verdadeira marca de luxo.

Por isso, é importante lembrar que “a prova está na (execução do) pudim”, portanto, não importa o quão perfeitamente você construa sua marca do ponto de vista teórico, se você não atende à expectativa de seu mercado, então seu público procurará em outro lugar.

 

PRA FINALIZAR

Este belíssimo texto foi retirado do site Luxury Branding, agência responsável pelo conceito e definição da marca Armani Hotels & Resorts.

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