Marketing de resultados para marcas de alto padrão

Diferente de abordagens mais conservadoras, o marketing de resultados é focado no retorno efetivo do investimento feito em todas as etapas do processo.

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Marketing de resultados para marcas de alto padrão

Como o nome já diz, o marketing de resultados consiste em alcançar um resultado específico através de ações e estratégias de marketing.

Neste tipo de abordagem, é muito importante entender cada uma das fases e trabalhar a fim de executá-las da melhor forma possível.

Pensando nisto, encontrei um artigo bem legal no site Marketing de Conteúdo e separei algumas partes interessantes pra te ajudar e entender cada uma das fases do marketing de resultados e aplica-las ao mercado de arquitetura e decoração.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

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COMO USAR O MARKETING DE RESULTADOS PARA MARCAS DE ALTO PADRÃO

Ao nos dedicarmos a um negócio no mercado de arquitetura e design de móveis de alto padrão temos que ter em mente que não podemos ser enganados pelas métricas de ego, o número de likes e elogios nas redes sociais, por exemplo.

Ganhar likes e ter o trabalho elogiado é bom mas não paga as contas.

A não ser que você seja algum tipo de narcisista, que se contenta apenas com a “admiração” e não liga em investir tempo e dinheiro em troco apenas de atenção, o uso do marketing deve ser direcionado para resultados concretos para você, seu escritório e toda a classe que você representa.

Confira abaixo, as 5 fases do Marketing de Resultados e as aplique em seu negócio.

 

MARKETING DE RESULTADOS FASE 01 – ATRAÇÃO

A primeira e mais importante fase é a atração de possíveis clientes para os seus canais de relacionamento.

Aqui, você deve usar estratégias para fazer seu negócio aparecer para quem procura por problemas ou dúvidas que sua empresa possa responder.

Para isso, três estratégias são fundamentais:

  • Produção de Conteúdo;
  • Presença Relevante;
  • Otimização de Site;
  • Compra de Tráfego.

Entenda cada uma delas a seguir:

 

Produção de conteúdo

A melhor isca para pessoas interessadas na sua oferta é a produção de conteúdos.

Suas publicações, em blogs ou redes sociais, devem ser relevantes, úteis e direcionadas aos interesses e problemas de um público-alvo específico.

É uma maneira de tornar sua empresa atraente para os primeiros visitantes.

 

Presença Relevante

Marcar presença de destaque nos principais eventos de seu setor, além de lugares onde seu possível cliente costuma frequentar, pode te trazer várias vantagens.

Expor seu trabalho, patrocinar o evento, além de promover workshops e palestras são alguns exemplos do que pode ser feito.

 

Otimização de Site

A otimização de seu site é necessário para fazer com que seus conteúdos sejam encontrados pelas pessoas certas.

A otimização é eficiente não só para melhorar o posicionamento do seu site ou blog nos buscadores, como também para gerar tráfego qualificado.

Por exemplo, se você escreveu um artigo sobre “5 melhores maneiras de dar banho em cachorros” e definiu como palavra-chave a expressão “dar banho em cachorros”, somente as pessoas que procurarem por isso no Google chegarão até o seu blog ou site.

 

Compra de Tráfego

Essa prática é necessária porque raramente a produção de conteúdo e a otimização de seu site são capazes de trazer um retorno rápido.

Os anúncios patrocinados, por sua vez, geram resultados em curto prazo, bastante segmentados – seja por palavra-chave, localização ou interesses pessoais – e permitem o controle do orçamento, determinando quanto e até quando quer gastar.

 

MARKETING DE RESULTADOS FASE 02 – CONVERSÃO

Depois de começar a criar uma audiência fiel, subir até os primeiros resultados no Google e colocar sua marca entre as referências da área, é o momento de converter os visitantes em Leads.

Os visitantes, quando acessam constantemente o seu blog ou se engajam com seus conteúdos nas redes sociais, demonstram sinais claros de que querem ter um relacionamento mais aprofundado com a sua empresa.

É nessa hora que você deve captar o contato e algumas informações deles, como o e-mail, o nome, sua dúvidas ou dificuldades que estão enfrentando relacionadas a sua área de atuação.

Para conseguir essa permissão, é importante ter uma oferta valiosa e um local onde essa conversão possa acontecer. Veja como fazer:

 

Crie Materiais Ricos

Webinars, eBooks e infográficos são excelentes iscas digitais para atrair o interesse do seu público.

Como são materiais mais carregados de informações e conhecimentos relevantes, as pessoas tendem a vê-los com maior valor, logo não se importam de fornecer dados simples – como nome e e-mail – em troca de um acesso gratuito a esses conteúdos.

 

Monte e Divulgue uma Landing Page

As Landing Pages são páginas de conversão.

Elas contêm um espaço para promover os benefícios do seu material rico (um ebook, uma aula grátis, uma hora de consultoria grátis, etc.), um formulário para preenchimento dos dados e um Call-to-Action (chamada para ação).

Após a criação, use suas redes sociais, seu blog e até anúncios pagos para atrair tráfego qualificado às Landing Pages.

 

MARKETING DE RESULTADOS FASE 3 – RELACIONAMENTO

Nesta etapa, o objetivo é preparar os Leads para a venda, ou seja, despertar neles a vontade de comprar o seu produto.

Para isso, é aconselhável criar um vínculo mais próximo com esses contatos e educá-los de forma que entendam que o seu produto ou serviço pode resolver os seus problemas.

Por essas razões, o melhor é seguir essas duas estratégias:

 

Estar próximo dos seus Leads

Basicamente, queremos chamar a atenção para dois canais de relacionamento: as redes sociais e o E-mail Marketing.

O primeiro meio pode não ter a mesma proximidade do segundo, mas é onde você vai identificar tendências no comportamento do público e interagir com ele de forma mais humanizada e informal.

O e-mail tem a vantagem de ser mais direto e pessoal, sendo propício para enviar conteúdos exclusivos e mais segmentados do que as mídias sociais.

 

Fazer nutrição de Leads

A nutrição de leads consiste no envio de conteúdos ainda mais específicos para os seus contatos, preferencialmente por e-mail.

A sua finalidade é educá-los, coletar mais informações e fazê-los avançarem ainda mais no funil de vendas.

Desse modo, os Leads continuarão a manter uma troca produtiva com a sua marca e estarão mais propensos a optar por ela na próxima fase.

 

MARKETING DE RESULTADOS FASE 04 – VENDA

Essa é a fase mais aguardada do Marketing de Resultados.

Se você conduziu os Leads pelas fases anteriores, certamente o seu time de vendas terá menos trabalho para convertê-los em clientes.

Afinal, esses consumidores construíram um bom relacionamento com a sua empresa, o que será favorável no momento de decisão de compra.

Ainda assim, existem algumas estratégias que podem otimizar ainda mais essas perspectivas. Veja quais são:

 

Vendarketing

Vendarketing é a junção dos setores de marketing e vendas em prol dos mesmos objetivos.

É um trabalho de alinhamento entre as equipes, principalmente quanto às metas, o funil e a abordagem com os Leads.

No Vendarketing, o marketing é responsável pelo topo e meio de funil, isto é, pela atração e preparação dos Leads. Essas oportunidades de negócio são entregues de forma qualificada para o time de vendas, que cuida do fundo do funil.

 

Qualificação de Leads

A qualificação de leads ocorre quando você determina um perfil, um parâmetro ou requisitos que um Lead precisa cumprir para ser passado adiante ao time de vendas.

É uma forma de filtrar quem chega até a fase de negociação para melhorar as taxas de conversão.

 

Inbound Sales

O Inbound Sales segue os princípios do Inbound Marketing, portanto a ideia continua sendo não forçar suas ofertas aos potenciais clientes, mas atuar de forma mais consultiva, explorando os benefícios e a sua proposta de valor para eles.

Assim, oferece-se liberdade para que esses consumidores decidam se querem comprar ou não.

 

MARKETING DE RESULTADOS FASE 05 – ANÁLISE

A análise dos resultados é a etapa mais abrangente do Marketing de Resultados.

Isso porque ela cobre todos os estágios anteriores. Ela é necessária para identificar os problemas, realizar ajustes e otimizar suas estratégias em tempo real.

Sem monitorar de maneira constante, você dificilmente saberá se as metas e os objetivos de Marketing estão sendo cumpridos.

Brevemente, passaremos pelos principais indicadores e métricas de mensuração em cada uma das 4 primeiras etapas para você acompanhar de perto:

Análise na fase de atração

  • Tráfego no site/blog;
  • Links redirecionando para o site/blog;
  • Posicionamento no Google por palavra-chave;
  • Comentários, compartilhamentos e menções nas redes sociais.

Análise na fase de conversão

  • Tráfego nas Landing Pages;
  • Leads gerados;
  • Taxa de conversão de Leads;
  • Custo por Lead.

Análise na fase de relacionamento

  • Taxa de abertura de e-mails;
  • Taxa de cliques em e-mails;
  • Comentários, compartilhamentos e menções nas redes sociais;
  • Taxa de conversão em novos materiais ricos.

Análise na fase de vendas

  • Leads qualificados entregues pelo Marketing;
  • Taxa de vendas;
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Ticket médio;
  • ROI (retorno sobre o investimento).

 

PRA FINALIZAR

O caminho do Marketing de Resultados se assemelha bastante com o do funil de vendas e a jornada de compra.

Sua estrutura é lógica porque engloba uma sequência de ações necessárias para ter mais eficiência nas vendas, desde a atração de um visitante até o monitoramento de todas as estratégias aplicadas.

Assim, forma-se um processo completo de uma descomplicada implementação e que, após essas dicas, dependerá exclusivamente dos seus esforços para gerar bons negócios.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

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