Como Utilizar o Marketing Digital no Mercado de Alto Padrão

Descubra utilizar o marketing digital no mercado de alto padrão para atrair clientes com alto poder aquisitivo.

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Como utilizar o marketing digital no mercado de alto padrão | Alexsandro Kingmaker

O Marketing Digital no Mercado de Alto Padrão é, certamente, uma das ferramentas mais importantes na atração e conquista de clientes com alto poder aquisitivo.

Estima-se que cerca de 93% dos atuais consumidores pesquisam na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

De olho neste novo momento do mercado, milhares de marcas passaram a enxergar o marketing digital no marcado de alto padrão como uma parte essencial de seus negócios.

No entanto, muitas dessas marcas estão perdendo muito tempo e dinheiro com estratégias que não funcionam ou que não trazem resultados realmente satisfatórios.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o marketing digital no mercado de alto padrão, decidi produzir este pequeno guia. Espero que goste.

Ah, aproveito para te convidar a conhecer o UPSCALE Marketing, uma solução única e exclusiva que te ajudará a conquistar os melhores clientes de seu mercado.

 

Confira Também:

 

COMO FUNCIONA O MARKETING DIGITAL NO MERCADO DE ALTO PADRÃO

O Marketing Digital no Mercado de Alto Padrão serve, principalmente, para fortalecer sua marca e atrair clientes com alto poder aquisitivo.

Para isso é preciso, antes de mais nada, conhecer as fases que cada pessoa passará até se tornar seu cliente e executar ações para cada uma dessas fases.

 

FASE 01 – DESCOBERTA

É a fase onde a pessoa, a princípio, tomará conhecimento de sua marca, além das das soluções que sua marca oferece.

Nesta fase você deve apresentar, acima de tudo, muitos conteúdos relevantes para essa pessoa e que tenham relação direta com o universo em que sua marca pertence.

 

FASE 02 – INTERESSE

É a fase em que a pessoa, primeiramente, irá consumir os conteúdos gerados por sua marca.

Quanto mais relevantes forem esses conteúdos, mais esse usuário irá ter contato com sua marca.

 

FASE 03 – CONVERSÃO

É a fase em que a pessoa entra em contato real com sua marca, seja através do pedido de orçamento, cadastro de e-mail, solicitação de esclarecimento de dúvidas, etc.

 

FASE 04 – ATENDIMENTO PREMIUM

É a fase em que o principal objetivo é fazer com que a pessoa, que solicitou algum contato, seja atendido de forma a contar com uma excelente experiência de atendimento.

Nesta fase todas as dúvidas e objeções de compra devem ser sanadas.

 

FASE 05 – VENDA

É a fase em que sua marca fará sua primeira venda para um cliente.

Nesta fase sua marca deve se esforçar ao máximo para oferecer uma excelente experiência e entregar mais do que prometeu.

 

MAS COMO COMEÇAR A UTILIZAR O MARKETING DIGITAL NO MERCADO DE ALTO PADRÃO

01 – DEFINA O PERFIL DE SEU CLIENTE-ALVO

Você deve, antes de mais nada, conhecer a fundo o perfil do cliente-alvo que sua marca pretende atender.

Fora isso, você deve conhecer o trajeto que este faz até adquirir uma solução semelhante a que sua marca oferece atualmente.

Apenas para ilustrar, digamos que sua marca oferece serviços de assessoria de imagem para homens.

Uma das características óbvias que um dos perfis do seu cliente-alvo deve ter é ser homem.

Mas essa característica não pode ser a única, já que existem milhões de tipos de homens e sua marca não conseguirá, em um primeiro momento, atender a todos.

Logo, sua marca deve especificar, mais detalhadamente, todas as demais características que esse homem deve ter.

Uma definição de cliente-alvo mais clara poderia ser:

  • Homens de 24 a 44 anos;
  • Casados ou Divorciados;
  • Gostam de vinho e de cerveja;
  • Gostam de carros BMW, Land Rover e Mercedes Benz;
  • Viajam duas ou mais vezes ao ano para estados brasileiros;
  • Viajam uma ou mais vezes ao ano para outros países;
  • Ganham de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00 mensalmente;
  • Gostam de bons relógios;
  • Prezam pela boa educação dos filhos;
  • Prezam por poucas mas boas amizades;
  • Almejam crescimento em suas profissões;
  • Possuem forte ligação afetiva com suas raízes familiares;
  • Querem apresentar uma boa aparência que transpareça sucesso;

Esse é um pequeno ponto de partida para a definição do cliente-alvo de sua marca de assessoria de imagem para homens.

Claro que o número de detalhes deve ser o maior possível e, independente do seu tipo de negócio, a definição do perfil do cliente-alvo deve seguir a mesma lógica.

 

02 – CONHEÇA OS TIPOS DE PÚBLICOS

Você deve, também, mapear quais tipos de público irão interagir com sua marca durante todas suas ações de marketing digital no mercado de alto padrão.

Para isso é preciso entender que na internet existem basicamente três tipos de público:

PÚBLICO FRIO:

  • Corresponde a 91% do público que tem algum tipo de contato com sua marca;
  • Não está a procura do seu produto ou serviço naquele momento;
  • Não possui conhecimento aprofundado sobre seu produto ou serviço;
  • Possui baixo conhecimento do preço e do valor das soluções que sua marca oferece;

 

PÚBLICO MORNO:

  • Corresponde a 6% do público que tem algum tipo de contato com sua marca;
  • Pode estar ou não a procura do seu produto ou serviço naquele momento;
  • Possui certo conhecimento sobre seu produto ou serviço;
  • Possui certo conhecimento do preço e do valor das soluções que sua marca oferece;

 

PÚBLICO QUENTE:

  • Corresponde a 3% público que tem algum tipo de contato com sua marca;
  • Está a procura do seu produto ou serviço naquele momento;
  • Está pesquisando muito sobre seu produto ou serviço, e já possui mais conhecimento que o público morno;
  • Já possui certo conhecimento do preço e do valor das soluções parecidas que sua marca oferece (na visão deste público), através de orçamentos de concorrentes;

 

03 – ALINHE SUA MARCA AO LIFESTYLE DE SEU CLIENTE IDEAL

Conhecendo o perfil do seu cliente-alvo, você deve, antes de mais nada, procurar alinhar sua marca ao estilo de vida deste tipo de cliente.

Sabendo as marcas que seu cliente-alvo mais consome e almeja consumir, você saberá como sua marca deverá se apresentar.

Esse alinhamento deve incluir:

  • Revisão de sua identidade visual (logotipo, cores, formas e texturas)
  • Posicionamento;
  • Personalidade;
  • Linguagem utilizadas por sua marca.

Confira também: LUXURY BRANDS: Torne sua marca a mais desejada por clientes com alto poder aquisitivo

 

04 – TENHA UM BOM WEBSITE

Muitos ainda acreditam que ter somente um perfil no Instagram e postar todos os dias já é suficiente para alcançar os melhores clientes.

O que minha experiência de mais de 20 anos atuando com marketing digital no mercado de alto padrão.

Sem um bom website, dificilmente sua marca conseguirá alcançar bons resultados em seu marketing digital no mercado de alto padrão.

As mídias sociais, assim como o sistema de buscas do Google, devem ser usados para fortalecer sua marca e gerar audiência relevante para seu website.

Seu website deve conter uma boa proposta de valor, conteúdos relevantes atraentes, além de boa navegação.

Fora isso, deve ter também boas chamadas para ação, isto é, chamadas que levem o visitante a executar ações especificas como:

  • Solicitar orçamento;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Se cadastrar;
  • Telefonar;
  • Deixar uma mensagem.

Confira Também: Web Showroom: Transforme seu site em verdadeiro showroom digital de sua marca

 

05 – ANUNCIE OS CONTEÚDOS DO SEU SITE NAS REDES SOCIAIS

O Facebook e Instagram entregam sua postagem apenas para cerca de 5% ou menos dos seus seguidores.

Isso significa que, caso você tenha 1000 seguidores, por exemplo, apenas cerca de 50 seguidores ou menos verão sua publicações.

Logo não basta apenas sair postando fotos e vídeos e esperar que isso vá gerar vendas.

Fora isso, é muito comum os usuários dessas redes sociais apenas verem uma foto que acharam interessantes e simplesmente curtir.

Como defendo que LIKES NÃO PAGAM CONTAS e o objetivo aqui é transformar o maior número de usuários dessas redes sociais em potenciais clientes, sua estratégia deve ser outra.

 

A forma de alcançar o maior número possível de usuários, que podem se transformar em potenciais clientes, é através de anúncios.

 

Porém, pouquíssimas pessoas entram no Facebook ou Instagram procurando produtos e ser serviços.

A maioria das pessoas entram apenas para entretenimento.

Logo, é bem provável que, se sua marca fizer um anúncio convencional, este será ignorado facilmente.

A sacada aqui é utilizar o conteúdo relevante existente em seu website para criar anúncios que realmente sejam interessantes para seu cliente ideal.

 

EXEMPLO DE ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS

Digamos que, conhecendo o perfil de seu cliente-alvo, você notou que ele gosta de automóveis Land Rover, por exemplo.

Continuando com o exemplo de que sua marca oferece assessoria de imagem para homens, você poderia criar o seguintes conteúdos em seu website:

  • “10 estilos de roupas para quem dirige Land Rovers”;
  • “Do social ao casual: Conheça os estilos de donos de Land Rovers”;
  • “Um estilo para cada modelo de Land Rover.”

Após criar esse conteúdo no website de sua marca, você pode criar anúncios nas redes sociais com este mesmo título.

Quando os usuários clicarem nesse anúncios, serão direcionados para seu website e poderão conhecer mais afundo o que sua marca oferece.

Você pode criar um ou mais anúncios por semana com temas diferentes, sempre focando no estilo de vida de seu cliente alvo.

 

CONCLUSÃO

Este artigo é apenas um pequeno guia de como você pode começar a utilizar o marketing digital de alto padrão para atrair mais clientes para seu negócio.

Aproveito para te convidar novamente para conhecer o UPSCALE Marketing.

O UPSCALE Marketing é uma solução exclusiva que te ajudará a conquistar os melhores clientes do mercado de alto padrão.

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