Marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo

A utilização de marketing digital no mercado de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo já é uma realidade e quem não se adaptar pode perder espaço e relevância, tanto para o cliente final quanto para parceiros comerciais.

1824
views
Marketing Digital para Lojas de Móveis e Mobiliário de Luxo | Kingmaker

Atualmente, saber utilizar estratégias eficazes de marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo é um grande diferencial competitivo que não pode ser ignorado.

Já não basta apenas ter um belo showroom em regiões nobres ou shoppings de decoração, é preciso ir além e integrar diferentes formas de interagir positivamente com seu público-alvo através da internet.

Especialistas garantem que, atualmente, 93% dos processos de compra começam on-line.

Neste artigo irei te ajudar a criar um bom plano de marketing digital para lojas de moveis de alto padrão e mobiliário de luxo, para destacar sua marca e atrair os melhores clientes.

Aproveito para te convidar a conhecer o Web Marketing Premium, um sistema que transforma seu website em um showroom virtual para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes.

 

Confira Também:

 

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO MARKETING DIGITAL PARA LOJAS DE MÓVEIS DE ALTO PADRÃO E MOBILIÁRIO DE LUXO

Devido a falta de informação concreta e ser algo relativamente novo para o setor, a utilização do marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo ainda é tímida.

Muito ainda acreditam que o marketing digital limita-se apenas ao uso de mídias sociais.

Postar fotos e vídeos em redes sociais, fazer lives e postar o dia-a-dia no Stories é apenas a ponta do iceberg.

A importância de um plano de marketing digital para lojas de móveis de alt padrão e mobiliário de luxo que contemple ações em diferentes frentes de ação se faz cada vez mais necessário.

Acreditar que o marketing digital é algo feito a parte de todo o marketing da empresa ou que no marketing digital o investimento é mínimo ou zero são erros que podem custar muito caro.

Claro que o retorno ao investir no marketing digital pode ser maior do que no marketing off-line e a medição dos resultados podem ser mais precisas.

Porém é primordial entender todo a jornada de compra trilhada por seus clientes e criar ações eficazes para cada uma das fases para obter o sucesso desejado.

 

Plano de Marketing Digital para Lojas de Móveis de Alto Padrão e Mobiliário de Luxo
Plano de Marketing Digital para Lojas de Móveis de Alto Padrão e Mobiliário de Luxo

COMO MONTAR UM PLANO MARKETING DIGITAL PARA LOJAS DE MÓVEIS DE ALTO PADRÃO E MOBILIÁRIO DE LUXO

Para montar um bom plano de marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo você deve, antes de mais nada, conhecer o conceito de Jornada de Compra.

Também conhecido como funil de vendas, a jornada de compra trata-se de conhecer cada estágio que uma pessoa passa até tornar-se seu cliente e criar ações eficazes para cada uma dessas fases.

Existem diversos modelos de jornadas de compra porém focarei aqui na que mais utilizo e que traz o maior retorno aos meus clientes.

Essa jornada de compra baseia-se em utilizar seu website como principal fonte de captação de clientes.

Para isso, são utilizadas três etapas onde, em cada uma delas, são realizadas ações que, em conjunto, farão o marketing digital para sua loja de móveis de alto e mobiliário de luxo muito mais eficiente e lucrativo.

 

FORTALECIMENTO DE MARCA

Foralecimento de Marca - Alexsandro Kingmaker

A primeira etapa para a criação de um bom plano de marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo é o fortalecimento de marca.

Isso será de extrema importância em todo o restante do processo e evitará o desperdício de tempo e dinheiro.

Conheça cada uma das ações para fortalecer sua marca:

 

01 – SEU MODELO DE NEGÓCIO

O modelo de negócio será determinante para o tipo de comunicação que melhor se adequará a sua marca.

Definir qual o número de vendas mensais são necessárias para a saúde financeira do negócio, como será feita a precificação por categorias, quais produtos pertencerão a cada uma das categorias, são algumas das métricas definidas no modelo de negócio.

 

02 – SEU CLIENTE IDEAL

Definir um perfil de cliente final que pretende atender também faz parte do fortalecimento de marca.

Fatores como marcas preferidas, lugares que gosta de viajar, referências artísticas, escolaridade, visão de mundo, preferências, medos e desejos são algumas das informações que formarão o perfil de seu cliente ideal.

 

03 – POSICIONAMENTO DE SUA MARCA

O posicionamento de marca está ligado diretamente a qual nicho e subnicho do mercado de sua marca irá atender.

No caso de uma loja de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo, o posicionamento já se dá pelo tipo de produto oferecido.

Sendo assim, algumas diretrizes devem ser bem claras.

Entre essas diretrizes deve-se definir:

  • Quais mídias sua marca deve utilizar;
  • Quais tipos de mídias e outras marcas sua marca deve estar associada;
  • Quais tipos de eventos sua marca deve promover;
  • Quais causas e missões sua marca deve se envolver e quais não deve;

 

04 – DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DE SUA MARCA

Os diferenciais competitivos serão os motivos que seu cliente irá comprar com sua loja ao invés de comprar com seu concorrente.

Lembre-se sempre: “Qualidade não é diferencial. Qualidade é obrigação.”

Logo crie e explore diferenciais verdadeiros e que agreguem valor aos produtos e serviços que oferece.

Atendimento REALMENTE diferenciado, bons prazos, equipe REALMENTE qualificada, canais de comunicação que REALMENTE funcionam, boa proposta de valor, facilidade de aquisição e baixa burocracia na entrega são alguns exemplos de diferenciais competitivos que você pode utilizar.

Aconselho a não utilizar preço baixo ou descontos como diferencial competitivo, pois essa prática pode agir como sabotador de sua marca.

Já que basta seu concorrente utilizar preços abaixo do seu que seu diferencial acaba.

Fora que a saúde financeira de seu negócio pode acabar sendo prejudicada no médio e longo prazo.

 

05 – PERSONALIDADE DE SUA MARCA

Definir uma personalidade para sua marca alinhará a visão que seu cliente deverá ter de seu negócio.

Pesquisas apontam que marcas com personalidade atraente e envolventes são mais lembradas por seus clientes.

Para desenvolver uma personalidade atraente para sua marca invista na sensações que você deseja que seu cliente tenha ao entrar em contato ou lembrar de sua marca.

Pense no visual, cheiros, gostos, texturas e sons que representam sua marca e os explore em sua comunicação.

Claro que no meio digital, por enquanto, só é possível explorar o visual e sons de sua marca.

Porém, nada impede de alinhar seu marketing digital e off line e criar um cheiro exclusivo para sua loja, alinhar os tipos de alimentos que serão servidos durante reuniões com seu cliente, a textura do material gráfico de sua equipe comercial.

Esses são exemplos com podem ajuda-lo a criar uma personalidade atraente para sua marca.

CONFIRA TAMBÉM: Como criar uma personalidade atraente para sua marca de arquitetura

 

06 – TOM DE VOZ DE SUA MARCA

O tom de voz de sua marca está diretamente ligado ao alinhamento entre todos os diferentes canais de atendimento de sua marca.

Você deve definir como serão feitos os atendimentos via e-mail, telefone, Whatsapp, sms, mensagens nas redes sociais, comentários nas redes sociais, comentários em blogs, etc.

Toda a comunicação com seus clientes e público deve seguir um alinhamento e padrões preestabelecidos para que haja um tom de voz eficiente.

Fora isso, você deve definir quais informações poderão e não poderão ser passadas em cada um dos canais de comunicação, qual será o tipo de palavreado utilizado alinhado a personalidade de sua marca.

 

CRIAÇÃO E AUMENTO DE AUDIÊNCIA

Aumento da audiência de seu site de arquitetura

A segunda etapa para a criação de um bom plano de marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo é a criação e aumento de audiência.

É essa fase onde maioria das empresas e profissionais do mercado de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo acabam ficando “travados”.

Nesta fase encontram-se as famosas mídias sociais e saber utiliza-las corretamente dentro da jornada de compra fará toda a diferença.

Conheça cada uma das ações para criação e aumento de audiência:

 

01 – CRIAÇÃO DE UM WEBSITE RESPONSIVO COM CONTEÚDO RELEVANTE

Dentro desse tipo de jornada de compras, o website de sua loja de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo será a principal ferramenta de atração e captação de clientes.

Com isso em mente fica fácil imaginar que não basta fazer um website simples, sem conteúdo e que não se adapte ao dispositivo utilizado pelo usuário.

O website de sua marca deve ser criado com foco no usuário e deve ser rápido, de fácil navegação e adaptável a smartphones, computadores e tablets.

Fora isso você deve criar conteúdo relevante sobre as soluções que oferece.

A história de um móvel, os estilos de decoração que um tipo de mobiliário mais combina, as inspirações para a criação de um determinado mobiliário, etc.

Imagine qual tipo de informações seu possível cliente está buscando e crie conteúdos em cima disso.

CONFIRA TAMBÉM: Como inovar seu site e torná-lo mais relevante para seus clientes

 

02 – OTIMIZAÇÃO DE SEU WEBSITE (SEO)

De nada adianta ter um website lindo, cheio de conteúdo relevante mas que ninguém sabe que existe, não é mesmo?

A otimização das páginas de seu website podem melhorar o posicionamento das mesmas nos mecanismos de buscas.

O principal mecanismo de buscas atualmente é o Google, responsável por mais de 90% das pesquisas na internet.

Ao figurar entre os primeiros resultados do Google, seu website passará a receber mais visitantes , aumentando as possibilidades de vendas.

CONFIRA TAMBÉM: Como colocar seu site de arquitetura no topo do Google

 

03 – CAMPANHAS DE LINKS PATROCINADOS (GOOGLE ADS)

Outra forma de aparecer bem colocado nos resultados do Google é investindo em links patrocinados (Google Ads)

Basicamente neste tipo de divulgação você define:

  • Um valor de investimento mensal;
  • Define um público;
  • Região atendida;
  • Monta um ou mais anúncios;
  • Escolhe um conjunto de termos (palavras-chave) que, quando pesquisados, seu anúncio irá aparecer
  • Atribui um valor para cada um destes termos.

Quando um usuário pesquisar por aquele termo seu anúncio aparecerá entre os três primeiros resultados, três últimos resultados ou ao lado direito da tela.

O clicar em seu anúncio, o usuário é direcionado para sua página e o valor correspondente ao termo que o usuário pesquisou é debitado do valor que você investiu inicialmente.

Esta é uma excelente opção para aumentar a audiência de seu website em um curto prazo.

Link para Google Ads: https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/

 

04 – CAMPANHAS DE ANÚNCIOS FACEBOOK ADS

O uso de fanpages no Facebook permite a criação de anúncios profissionais na plataforma.

Diferente dos impulsionamentos de publicações que visam, na maioria dos casos, em aumento de curtidas na postagem e seguidores da página, a criação de anúncios podem ter outras funcionalidades.

Dentro desta jornada de compras você deve utilizar a plataforma de anúncios do Facebook para gerar tráfego para seu website.

Minha dica aqui é criar anúncios utilizando o conteúdo relevante de seu website.

Para exemplificar, digamos que você criou um artigo em seu website com o título: “5 tipos de aparadores de alto padrão para colocar atrás de seu sofá”.

Você pode criar um anúncio com:

  • O mesmo título do artigo;
  • Uma descrição criativa;
  • Uma bela imagem (de preferência a principal foto do artigo);
  • Um link para o artigo de seu website;

Para este artigo você definirá um público, data e horário que o anúncio irá aparecer e o orçamento que irá utilizar.

O próprio Facebook apresenta a média de pessoas que verão seu anúncio e a média de quantas irão clicar no mesmo.

Link para Facebook Business: business.facebook.com

 

05 – CAMPANHAS DE ANÚNCIOS INSTAGRAM ADS

Assim como no Facebook, no Instagram também é possível criar anúncios que visam o aumento do tráfego de seu website.

O Instagram possui um plataforma de anúncios própria porém muito mais simples que a plataforma do Facebook.

A melhor maneira de criar um anúncio deste tipo no Instagram é utilizando a plataforma de anúncios do Facebook.

Como as duas redes sociais são interligadas, você pode utilizar o mesmo anúncio criado no Facebook abordando também o Instagram.

 

06 – GESTÃO DE GOOGLE MEU NEGÓCIO

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google que visa o cadastro de negócios locais em sua rede de pesquisas.

Ao criar um perfil no Google Meu Negócio você pode:

  • Postar fotos de sua loja, produtos e serviços;
  • Informar horários de atendimento;
  • Informar dados de contato (telefone, e-mail, etc.)
  • Criar artigos;
  • Informar rotas até sua loja;
  • Criar um link para ligações por telefone;
  • Criar um link para seu website;

Ao criar artigos no Google Meu Negócio você pode atribuir links para seu website para que usuário confira mais informações sobre aquele assunto.

O Google Meu Negócio é apresentado nos resultados de buscas do Google e nas pesquisas no Google Maps.

Link para cadastro no Google Meu Negócio: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

CONFIRA TAMBÉM: Google Meu Negócio: Coloque sua empresa de arquitetura no mapa

 

CONQUISTA DE CLIENTES

Conquista de Cliente | Alexsandro Kingmaker

A terceira etapa para a criação de um bom plano de marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo é a conquista de clientes.

Nesta fase a principal meta é transformar visitantes de seu website em clientes de sua marca.

Conheça cada uma das ações para conquista de clientes:

 

01 – APRESENTAÇÃO DE UM BOA PROPOSTA DE VALOR

A proposta de valor é a apresentação clara do tipo de problema que sua marca, produtos e serviços realmente resolvem.

Uma boa proposta de valor presente em seu website fará com que aumente o interesse do visitante por sua marca.

Apresentar uma boa proposta de valor também serve para qualificar seu público e impedir que o público errado interaja com sua marca.

Vale lembrar que para a criação de uma boa proposta de valor não basta apenas ter boas fotos em seu website.

É preciso uma mensagem forte e direta que abordará diretamente as dores e/ou desejos de seu possível cliente.

 

02 – APRESENTAÇÃO DE BONS TEXTOS (COPYWRITING)

Atualmente está cada vez mais difícil prender a atenção de alguém logo, o uso de textos atraentes, de fácil leitura e que falem ao intimo do seu possível cliente devem ser utilizados em seu website.

Textos que explorem boas histórias, situações cotidianas que fazem parte do universo do seu cliente ideal são os melhores para serem utilizados.

 

03 – APRESENTAÇÃO DE BOAS CHAMADAS PARA AÇÃO

De nada vale ter milhares de visitas em seu website se poucas ou nenhumas delas entrarem em contato contigo para solicitação de orçamentos ou compras.

As chamadas para ação são os textos que fazem com que o visitante de seu website execute ações dentro de sua estratégia de marketing:

  • Solicitar orçamento;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Falar com um consultor;
  • Fazer um comentário;
  • Cadastrar um e-mail;
  • Etc.

O importante aqui é estreitar o contato com seu visitante para transforma-lo em um cliente.

 

04 – ATENDIMENTO PREMIUM

Como o nome já diz, o atendimento premium diz respeito as ações executadas após o possível cliente entrar em contato.

Seja via e-mail, telefone ou mensagem, o primeiro atendimento deve priorizar o estreitamento da relação e trazer o possível cliente do meio digital para o meio real.

Entender a solicitação, atender rapidamente e agendar uma visita desse possível cliente à sua loja ou showroom é o caminho que mais apresenta resultados positivos.

Evite ao máximo cair no erro de enviar orçamento via e-mail sem antes conhecer muito bem o projeto, o cliente, o arquiteto ou decorador e, se possível, os ambientes onde os móveis serão instalados.

Se o possível cliente não está interessado em realizar o mínimo de esforço em conhecer quem irá atende-lo em algo tão importante em sua residência, talvez ele não sirva para ser seu cliente.

 

05 – VENDA

Após agendar a visita do possível cliente a sua loja ou showroom certifique-se de oferecer uma experiência memorável para o mesmo.

Sirva a melhor água, o melhor café, os melhores petiscos mas não se esqueça do principal, escute com atenção seu possível cliente e fale mais dele do que de seus produtos e serviços.

Procure sair do atendimento formal e busque conhecer ao máximo seu possível cliente para entender o que ele e sua família buscam de verdade e surpreende-lo na apresentação das soluções.

Faça com que o mesmo já consiga visualizar os móveis instalados em sua residência e sua família utilizando os mesmos.

Não prenda-se na guerra de preços e nem fale em promoções ou descontos.

Apresente vantagens e atribua valor sentimental a cada móvel ou peça decorativa que apresentar.

Lembre-se: Pessoas compram com a emoção não com a razão.

 

06 – PÓS-VENDA

Vendeu? Então não se esqueça de seu cliente.

Monte um clube exclusivo de clientes e envie mensalmente emails e mensagens com matérias e informações sobre lançamentos.

Envie também convites para mostras de lançamentos de novas linhas de mobiliários ou convites para eventos de parceiros.

O importante é manter uma linha de comunicação com aqueles que já são seus clientes para que continuem dentro do círculo de influência de sua marca.

CONFIRA TAMBÉM: Como usar o Overdelivering para surpreender seus clientes

 

PRA FINALIZAR

Utilizar o marketing digital para lojas de móveis de alto padrão e mobiliário de luxo pode trazer grandes resultados quanto ao fortalecimento de marca, aumento da audiência e conquista de clientes.

Vale lembrar que a melhor ferramenta para fortalecer sua marca, aumentar sua audiência e conquistar muito mais clientes através da internet é o Web Marketing Premium.

Me chame através do Whatsapp (11) 9.5370-0232 para termos uma conversa e poderei te explicar cada uma das etapas da consultoria, assim como as possibilidade e valores a serem investidos.

Ah, caso queira fazer parte de nossa área VIP e receber conteúdo exclusivo, além de convites para workshops e eventos, basta se cadastrar preenchendo o formulário abaixo.

Forte abraço e conte comigo!