Como ter uma página de arquitetura de sucesso no Facebook

Utilizar uma página no Facebook como ferramenta de marketing é uma excelente estratégia para empresas e profissionais que desejam aproximarem-se ainda mais de seu público-alvo, além de divulgar serviços e produtos. Confira neste artigo gratuito incríveis dicas de como você pode ter uma página de sucesso no Facebook.

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Como fazer sua página de Arquitetura ter sucesso no Facebook

O Facebook é uma das maiores e mais utilizadas redes sociais do mundo e oferece diversas oportunidades para marcas de todos os tipos e tamanhos estabelecerem um contato mais próximo com seus clientes/alvo.

O sucesso Facebook pode ser medido de diversas formas e diversas métricas podem ser utilizadas para isso.

No entanto, acredito que não adianta apenas ter milhares de seguidores, se o envolvimento nas postagens e a conversão de visitantes em clientes não for tão relevante.

Não faz sentido desperdiçar tempo e recursos para ter uma página no Facebook sem estratégias de marketing e gestão de marca consistentes e planejadas.

Pensando nisto, trago aqui algumas estratégias que poderão aumentar o sucesso de sua página no Facebook.

Vale lembrar que, tanto em meus Workshops quanto em minhas Consultorias Exclusivas e em meus Treinamentos, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

Leia Também:

 

O QUE FAZER PARA QUE UMA PÁGINA DE ARQUITETURA TENHA SUCESSO NO FACEBOOK

 

01 – PLANEJAMENTO DA PÁGINA

Como planejar a criação de uma página no Facebook

Antes de criar uma página e sair postando tudo que vier a sua mente, pesquise, planeje e trace um plano respondendo as seguintes questões:

  • Minha marca realmente precisa de uma página no Facebook?
  • Como poderei criar audiência para minha página?
  • Como poderei engajar minha audiência na minha página?
  • Em quais páginas poderei me inspirar para criar minha página?
  • Quanto de tempo e recursos estou disposto a investir em minha página?
  • Quem ficará responsável por responder comentários e mensagens em minha página?

 

02 – ESCOLHA O TIPO DE PÁGINA

Tipos de página do Facebook

Uma das dúvidas mais frequentes ao criar uma página é qual tipo de página que mais se adequa ao tipo de negócio.

Basicamente são apresentadas as seguintes opções:

  • Negócio Local ou Lugar: Ideal para escritórios, showrooms e lojas cujo endereço funcione como parte do marketing.
  • Empresa, Organização ou Instituição: Para empresas de grande porte, que atendem em alta demanda como indústrias, agências de viagens, empresas automotivas, empresas de varejo, faculdades ou universidades, organizações políticas e outras.
  • Marca ou Produto: Se o seu foco é divulgar uma marca ou um produto específico, escolha essa categoria.
  • Artista, Banda ou Figura Pública: Para artistas, colaborares de artistas, figuras públicas e influenciadores esta é a melhor opção. Cantores, atores, políticos, apresentadores, dançarinos, professores, atletas, bandas e várias outras profissões estão nesta categoria.
  • Entretenimento: Programas de TV, cinemas, bibliotecas, festivais de música, premiações, séries de TV e diversas outras formas de entretenimento ficarão nesta categoria.
  • Causa Comunidade: Para divulgar uma ONG, ações na sua comunidade ou projetos pessoais que lutam por uma causa, escolha este tipo de página.

Para cada tipo de página o Facebook disponibiliza um número de recursos.

 

03 – PREENCHA SEU PERFIL CORRETAMENTE

Como editar informações da Página do Facebook

O Facebook possui diversos campos que devem ser preenchidos com os dados de sua empresa.

Não se esqueça de editar corretamente os campos “Sobre” e “Informações da Página”

De acordo com o tipo de página que escolher, você pode colocar o horário de atendimento, endereço do escritório, produtos e serviços que oferece, etc.

Nestes campos também é possível alterar o nome da página e a URL (endereço virtual) da página, que poderá ser utilizado na divulgação de sua página.

 

04 – ESCOLHA A CATEGORIA

Como mudar a categoria da Página do Facebook

No campo “Sobre” também é possível escolher a categoria principal e duas categorias secundárias da página.

Atualmente as categorias disponíveis para empresas e profissionais de arquitetura, decoração e mobiliário de luxo são: Designer Arquitetônico, Estúdio de Design de Interiores, Móveis, Loja de Móveis e Decoração de Interiores.

Claro que o Facebook está em constante mudança e eles podem incluir ou retirar categorias. Assim como fizeram com a categoria Arquiteto e outras mais.

 

05 – FOTO DO PERFIL

Como escolher a melhor foto de perfil para página do Facebook

Por mais óbvio que pareça, a foto do perfil é um dos elementos visuais mais importantes de uma página profissional no Facebook.

Ele pode vir a ser o primeiro ponto de contato de um usuário com sua página e deve transmitir, de forma rápida e prática, toda a cultura de marca.

Caso sua página seja de um escritório de arquitetura, design de interiores, decoração, loja de móveis ou empresa de tecnologia residencial, o ideal é colocar o logotipo ou somente o símbolo da marca.

Caso você seja a cara de sua marca, como muitos profissionais do mercado de alto padrão costumam fazer, você pode colocar uma foto sua.

Nesse caso, te aconselho a contratar um bom fotógrafo para fazer uma foto profissional sua.

Outra dica é utilizar, como plano de fundo desta foto, uma das cores utilizadas na identidade visual de sua marca.

Vale lembrar que a foto do perfil deve ter formato quadrado. Recomendo que utilize uma foto com 608px X 608px, salvo em formato .png para obter boa resolução em todos os dispositivos.

 

06 – FOTO DA CAPA

Capa escolher a melhor capa para sua página no Facebook

A foto da capa é o elemento visual que mais chamará atenção assim que alguém visitar sua página.

Aqui você poderá utilizar uma ou mais fotos de seus projetos, seu logotipo e até mesmo uma outra foto sua, desde que esteja dentro do contexto da página.

Uma dia que dou é que, a cada mês, utilize uma foto de um projeto diferente acompanhada de seu logotipo.

A medida padrão da capa do Facebook é 820px X 312px, no entanto recomendo o uso de imagens com o dobro desse tamanho, salvas em formato .png.

É possível ainda utilizar imagens com 820px de largura e 461px de altura.

Mas, neste caso, em desktops e tablets a imagem será cortada, ficando com 312px de altura e só aparecerá inteira em smartphones.

Outra dica é que você pode utilizar um vídeo promocional em sua capa.

Neste caso vale ressaltar que esse vídeo deve ser gravado em formato horizontal 16:9 (mesmo sendo apresentado no formato da capa)

Não se esqueça de atribuir uma descrição criativa a sua capa pois ela também ficará salva em um dos seu álbuns e poderá ser acessada por qualquer usuário, mesmo aqueles que ainda não curtiram sua página.

 

07 – ADICIONE UM BOTÃO DE AÇÃO NA PÁGINA

Como adicionar e usar um botão de ação em uma página do Facebook

O Facebook oferece uma lista de botões já pré-configurados que poderão ser colocados logo abaixo de sua capa. Entre os principais botões vale a pena destacar:

  • Fale Conosco: Você pode escolher uma página de contados de seu site para que o usuário seja redirecionado assim que clicar neste botão;
  • Ligar Agora: Caso o usuário esteja utilizando o smartphone para acessar o Facebook, poderá fazer uma chamada telefônica direto para sua empresa ao clicar neste botão;
  • Obter Cotação: Você poderá criar um formulário de cotação on-line. Ao clicar neste botão os campos de nome, endereço, telefone e e-mail são preenchidos com as informações da conta do usuário;
  • Enviar Mensagem: Ao clicar nesse botão o usuário poderá enviar rapidamente uma mensagem para sua página;
  • Comprar Agora: Caso você queira vender algo diretamente pelo Facebook, poderá utilizar este botão para facilitar suas vendas;
  • Enviar E-mail: Utilizando este botão, o usuário poderá enviar e-mail para sua empresa diretamente de sua página;

Planeje uma estratégia que faça com o visitante de sua página possa se transformar em um cliente. Para isso o uso desses botões pode ser de grande importância.

 

08 – DEFINA UM TOM DE VOZ PARA SUA PÁGINA

Como escolher o tom de voz de sua página no Facebook

Definir o tom de voz é escolher como será a personalidade de sua página.

Para isso você deve ter bem claro quem é seu cliente/alvo (buy persona) e a melhor forma de se comunicar com ele.

Uma página focada em um público jovem, por exemplo, poderá fazer uso de uma linguagem mais descolada, sem muita formalidade podendo, inclusive, fazer uso de memes (piadas prontas) para divulgar seus serviços e produtos.

Já uma página focada em um público mais conservador, se beneficiará de uma linguagem mais formal e o uso de imagens e textos mais sucintos é o mais indicado.

Claro que o tom de voz de sua página deverá seguir o tom de voz adotado por sua marca de acordo com o arquétipo que ela escolheu seguir.

 

09 – PLANEJE O CONTEÚDO

Como planejar o conteudo de sua página no Facebook

Planeje publicações que sejam relevantes para seu cliente/alvo. Publica apenas por publicar pode não ser a melhor estratégia de uma página de sucesso no Facebook.

Uma boa dica é criar um calendário editorial base, com dias e horários pré-definidos, para sua publicações.

Dessa forma você poderá agendar previamente todas as publicações de um período (semana, quinzena, mês, bimestre ou semestre).

Minha dica aqui é que agende as publicações de conteúdos bases para uma semana ou para uma quinzena e, durante esse período, faça publicações esporádicas de coisas menos formais como participações em eventos, dia-a-dia no escritório, visita a obras, etc.

 

10 – ANUNCIE SUA PÁGINA E PUBLICAÇÕES

Como anunciar no Facebook

O Facebook é uma empresa e conta com seus lucros para manter e expandir seus negócios ok.

Sendo assim, responda: De onde vem boa parte desses lucros?

Se respondeu de anúncios, você acertou.

Como já dito, o Facebook conta com milhões de usuários e o feed apresentado para você e para os demais usuários, leva em conta os seguintes fatores:

  • Páginas que o usuário mais interage;
  • Páginas que o usuário mais curte;
  • Conteúdo de Amigos que o usuário mais interage.

Dessa forma se um um usuário, que segue sua página, curtir diversas páginas e não curtir nem interagir nas publicações de sua página, dificilmente ele verá em seu feed publicações de sua página.

Para se ter uma ideia, uma postagem feita por uma página que tem 1000 seguidores tem suas publicações orgânicas mostradas, em média, para apenas 5% de seus seguidores.

Por isso é muito comum vermos páginas com milhares de seguidores terem pouquíssimas curtidas e pouco engajamento em suas publicações.

A solução aqui é investir em bons conteúdos e anúncios através do Facebook Ads que é a plataforma utilizada pelo Facebook para promover páginas e publicações.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo procurei trazer dicas que acredito ser de grande relevância para melhorar a qualidade e tornar sua página no Facebook um sucesso.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o Marketing Premium.

Caso precise de uma consultoria profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

Comente abaixo o que achou deste artigo e o que faz para melhorar a qualidade de sua página no Facebook

Aproveite e compartilhe esse artigo com amigos, parceiros de negócios, etc.

Forte abraço e até a próxima!