Papelaria corporativa para o mercado de alto padrão

Uma identidade visual sólida e atraente torna-se tangível com o uso de uma boa papelaria corporativa.

Papelaria corporativa para o mercado de alto padrão | Alexsandro Kingmaker

Apesar do grande crescimento das mídias digitais, a papelaria corporativa ainda tem seu espaço de destaque entre as marcas de alto padrão. 

A criação de uma identidade visual forte para sua marca é algo de extrema importância no marketing de seu negócio.

Porém, não basta apenas ter uma identidade visual forte, é preciso saber utiliza-la de forma adequada.

Neste artigo trago informações que podem te ajudar a desenvolver uma papelaria corporativa alinhada ao mercado de alto padrão.

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O QUE É PAPELARIA CORPORATIVA E COMO USÁ-LA NO MERCADO DE ALTO PADRÃO

Papelaria corporativa nada mais é do que o conjunto de materiais gráficos que representam uma marca.

Esses materiais são utilizados no dia-a-dia da empresa pela equipe comercial, junto a fornecedores, parceiros e, principalmente, ao cliente final.

Em outras palavras, a papelaria corporativa é a materialização do projeto de identidade visual de uma marca.

A papelaria corporativa no mercado de alto padrão tem uma importância fundamental  justamente por ter a tarefa de representá-la visualmente.

É na interação com o cliente, com os parceiros de negócio e até mesmo entre os funcionários da corporação que se estabelece a fixação e memorização de uma marca.

Cada aplicação (desde as mais clássicas até as mais complementares) tem sua função específica e objetivo comercial.

A seguir, você confere algumas dicas de papelaria corporativa para colocar em prática e alinhar sua marca ao mercado de alto padrão.

 

1 – UTILIZE CARTÕES DE VISITA DE LUXO

Apesar de muitos acreditarem que se trata de um item obsoleto, o cartão de visitas talvez seja o item da papelaria corporativa mais utilizado para o setor comercial.

É uma forma rápida e efetiva de comunicação e prospecção podendo ser, através dele, que sua empresa será lembrada por consumidores e parceiros comerciais.

Além disso, é válido lembrar que existe um formato certificado pela norma ISO (ISO 7810) para os cartões de visita.

Segui-lo é recomendado.

Minha dica aqui é utilizar materiais nobres para a confecção do cartão de visitas de sua marca.

Se sua marca trabalha com móveis de alto padrão ou mobiliário de luxo, por exemplo, seu cartão poderia ser feito de madeira ou de algum material parecido com madeira.

Da mesma forma, se sua marca trabalha com metais, seu cartão pode ser confeccionado em metal, e assim por diante.

A regra aqui é ser criativo e diferenciar sua marca desde a primeira interação.

 

2 – UTILIZE PAPÉIS TIMBRADOS NOBRES

O papel timbrado tem a função de transmitir toda a credibilidade e profissionalismo de sua empresa através de sua papelaria corporativa.

Usado para orçamentos, cartas, contratos e outras ações que exijam padronização mais rigorosa, o papel timbrado é uma maneira formal de comunicação entre empresas.

O formato mais usado para essa aplicação é o A4 (21 x 29,7 cm), de acordo com o padrão de papéis da ABNT.

Nele, é preciso constar o logotipo, o nome da empresa e seu contato.

Para uma melhor apresentação, é bom escolher bem sobre as cores, fontes e os acabamentos e gramatura do papel.

A utilização de papéis com textura e gramatura mais nobres farão toda a diferença para sua marca.

 

3 – UTILIZE PASTAS PADRONIZADAS

As pastas padronizadas são um grande diferencial na papelaria corporativa de qualquer empresa.

Usadas para acompanhar documentos, normalmente também padronizados, faz-se necessário seu uso de forma estratégica por parte da empresa.

Em uma reunião de negócios, por exemplo, é mais que recomendado que se forneçam pastas customizadas com a identidade visual da empresa para as pessoas presentes.

Além de demonstrar preocupação com procedimentos mínimos do ambiente corporativo, isso fortalece a imagem de sua empresa sem ser necessário muito investimento.

 

4 – UTILIZE ENVELOPES

Com função semelhante à da pasta, a utilização de envelopes que dialogam com a identidade visual de uma empresa é extremamente bem vista pelo marcado.

Na entrega ou troca de documentos, detalhes como o uso de papelaria corporativa bem planejada é o que faz a diferença.

Utilizar envelopes customizados é uma forma de dizer para seus parceiros, funcionários e público que você se preocupa até com tudo, sem exceções.

 

5 – UTILIZE OUTRAS APLICAÇÕES

No contexto da papelaria corporativa, etiquetas podem ser utilizadas para sinalizar datas comemorativas ou destaques adicionais.

Blocos de notas podem ser usados para anotações ou fornecidos como brindes para clientes e parceiros.

Cartões de fidelidade, vale presentes, catálogos de produtos e portfólios impressos também podem ser usados de acordo com cada tipo de negócio.

O importante aqui é perceber o quão necessária é a papelaria corporativa.

Detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos diretores de uma empresa podem ser definitivos o surgimento de dificuldades no setor comercial de uma corporação.

 

CONCLUSÃO

O uso de uma papelaria corporativa alinhada ao mercado de alto padrão exerce grande importância na identificação e fortalecimento de sua marca.

Além disso, ela é um diferencial competitivo de grande valor.

Para tanto, é necessário que se tenha o devido cuidado de investir tempo e recursos no desenvolvimento de uma papelaria corporativa de qualidade superior, que gere impacto e demonstre valor.

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