Como criar uma personalidade atraente para sua marca de arquitetura

A personalidade de sua marca pode definir o público que será atingido e a forma com que esse público irá interagir com seus produtos e serviços. Quer saber como criar uma personalidade marcante, atraente e alinhada para sua marca. Leia este artigo.

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Personalidade de marcas de arquitetura, decoração, design e mobiliário de luxo

Você sabe o que é personalidade de marca e como criar uma personalidade atraente para sua marca?

Ao criar uma marca, muitas empresas e profissionais se baseiam em outras marcas mais famosas para criar sua própria identidade e isso não é de todo ruim.

Seguir bons exemplos de referência é sempre recomendado. No entanto, entender como ocorre o processo de criação dessas marcas te dará muito mais bagagem para criar uma personalidade marcante e atraente para sua marca.

Neste artigo te apresento uma das principais formas de criar uma personalidade única e atraente para sua marca.

Vale lembrar que, tanto em meus Workshops quanto em minha Consultoria Exclusiva e em meus Treinamentos, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

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ARQUÉTIPOS DE JUNG E A PERSONALIDADE DE MARCA

Segundo o renomado psicólogo C. G. Jung, a consciência coletiva possui alguns padrões de identificação de personalidade segundo as características de algo ou alguém.

A essas características de personalidade Jung denominou de arquétipos.

Independente da época, lugar e cultura, esses padrões arquétipos tendem a se repetir e, no livro “O Herói e o Fora da Lei”, as autoras Margaret Mark e Carol S. Pearson utilizam como base os arquétipos de Jung para definir personalidades às marcas.

As autoras defendem que, para marcas, existem 12 arquétipos padrões e que toda marca deve ter um arquétipo dominante e dois complementares.

Vele ressaltar que os 12 arquétipos de Jung devem servir como referência para a criação de uma personalidade dominante e mais duas coadjuvantes para sua marca.

O desalinhamento na comunicação é um dos principais erros cometidos por marcas dos mais variados segmentos, e no mercado de arquitetura e decoração não é diferente.

Criando uma personalidade de marca coerente você evitará que, em cada interação com seu público, sua marca não se apresente com uma personalidade diferente e acabe causando confusão na mente de seu possível cliente.

Fora isso, muitos se identificarão mais com um tipo de personalidade de marca do que com outro.

 

OS 4 IMPULSOS HUMANOS

Existem 12 Arquétipos mais comuns observados na Literatura por Margaret Mark e Carol S. Pearson no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”.

Os 12 arquétipos podem ser divididos em 4 grupos, de acordo com os quatro principais impulsos humanos. Os 4 impulsos e seus respectivos arquétipos são:

  • Mestria/Risco:  Quando queremos fazer algo notável e ser lembrado para sempre. Lutamos pelos nossos sonhos, mesmo que para isso seja preciso quebrar regras e superar desafios. (Herói, Fora-da-Lei e Mago)
  • Independência/Auto-realização: Quando há um desejo de ficar só, refletir, decidir e conhecer o verdadeiro Eu. (Inocente, Explorador e Sábio)
  • Pertença/Grupo:  Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo. (Bobo da Corte, Cara Comum e Amante)
  • Estabilidade/Controle: Quando queremos ter um certo controle das coisas, um poder nas mãos. (Criador, Prestativo e Governante)

Abaixo descrevo os 12 arquétipos de Jung para que você use como referência para criar sua personalidade de marca:

 

01. HERÓI

Personalidade de Marca: Arquétipo Herói

Para empresas com consumidores dinâmicos, que buscam desafios e velocidade, o herói preenche a lacuna.

A ideia aqui é ser o mais forte possível e esquecer a arrogância, sempre pensando na batalha a ser conquistada.

Outro ponto importante é o fato que são pessoas protetoras e fazem o que deve ser feito para cuidar de alguém.

Disciplina e foco são primordiais, assim como ser o mais competente e corajoso.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Under Armour, Nike, FedEx, Hummer, Tag Heuer.

Como usar no seu negócio

Se você pratica preços de moderados a altos, possui um produto inovador e com potencial para causar impacto no mundo, o arquétipo do herói é uma boa escolha.

Se você ajuda as pessoas a alcançarem resultados superiores, melhor ainda!

 

02. FORA DA LEI

Personalidade de Marca: Arquétipo Fora da Lei

Alguém rebelde, selvagem, que quebra todas as regras. Este personagem se vê em um mundo no qual ele faz as regras, deseja vingança ou então revolução.

A liberdade é muito importante, sem contar o medo de perder o controle ou ser comum. O fora da lei precisa aparecer, então ele resolve quebrar, brigar, humilhar, fazer de tudo para manter o poder sob seu domínio.

Perceba que a meia idade ou adolescência são períodos da vida com grandes conflitos na família e sociedade, então se a sua marca vende para este público, vá em frente com este arquétipo.

A Harley Davidson, MTV ou Apple são marcas que seguem esta linha, basta olhar as propagandas.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Harley Davidson, MTV, Apple.

Como usar no seu negócio

Os seus clientes se identificam com valores fora do padrão social vigente e querem destruir as coisas como elas são para criar algo fora desse padrão.

Use esse conceito e aplique preços mais altos para alcançar esse perfil.

 

03. MAGO

Personalidade de Marca: Arquétipo Mago

Tem coisas que não podem ser explicadas em números ou dados, então entra em cena o Mago.

A sabedoria para ele consiste em entender os fenômenos através da ciência, religião e tecnologia. Ele faz com que um sonho se torne realidade.

Produtos e/ou serviços que curam, nos fazem relaxar, catalisam mudanças, influenciam pessoas com gatilhos mentais, afirmam e constroem suas ideias para o público e sabem encontrar os resultados certos são perfeitos para o perfil do mago.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Mastercard, Axe, Steve Jobs, Disney.

Como usar no seu negócio

O que importa é a transformação que você pode causar na vida das pessoas e não o quanto ela irá custar (desde que seja algo que as pessoas realmente queiram).

 

4. INOCENTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Inocente

Bondade, amor, fraternidade e pureza são elementos-chave para este perfil.

O estilo de vida aqui é o mais natural e simples, retirando rótulos sociais e optando por uma qualidade de vida acima do comum.

A fé e otimismo constroem um forte laço entre este arquétipo, o qual tem a tendência de fazer tudo o mais correto possível. Eis o primo certinho da família.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, Disney, Xuxa, McDonalds.

Como usar no seu negócio

A Coca-Cola, por exemplo, possui um público muito diversificado e o arquétipo do inocente funciona porque se conecta com a criança interior, que todos nós temos.

As marcas ligadas à bondade, nostalgia e que possuem valores sólidos são aquelas que mais se adequam ao arquétipo do Inocente.

Os produtos desse tipo de marca oferecem uma resposta simples a um problema fácil de identificar.

É um arquétipo mais sensível a preços, ao contrário do Explorador.

 

05. EXPLORADOR

Personalidade de Marca: Arquétipo Explorador

Livre, leve e solto é o lema, pois viajar o mundo faz parte da rotina.

O explorador pode ser relacionado a marcas que incentivam seus consumidores a descobrir novos mundos e a experimentar o novo.

A inquietação e a falta de rotina, assim como a independência são essência deste arquétipo.

A geração Y tem muito a ver com este perfil, sendo elas pessoas inquietas, que quebram regras e apreciam sua individualidade, esta é uma boa opção para marcas com este target.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Jeans Wrangler, Levis, Mc Donalds, Starbucks, Virgin, Nike, Amazon, Jeep, Red Bull.

Como usar no seu negócio

Se o seu produto ajuda as pessoas não só a serem livres, mas também pode ser “consumido em qualquer lugar” e comprado pela internet, o arquétipo do Explorador pode ser uma boa escolha para representar sua marca.

Indicado também se ajuda as pessoas a expressarem sua individualidade, seja através de roupas, do corte de cabelo e até de móveis e objetos de decoração.

 

06. SÁBIO

Personalidade de Marca: Arquétipo Sábio

Típico de quem é investigador, pensador e vive dando conselhos.

Costuma ver o mundo de um jeito diferente, através da ótica do conhecimento. São pessoas que fazem uma análise de si e tem compromisso com o autoconhecimento.

Este arquétipo vive em busca da verdade que trará alívio e liberdade ao seu existir, validando e mensurando tudo que possa ser questionado.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Discovery Channel, Itaú, HP, CNN, Google.

Como usar no seu negócio

Marcas que informam e educam e fazem seus clientes pensarem. Essa é a personalidade do Sábio.

Use esse arquétipo somente se puder provar que tudo que diz está baseado em fatos e dados.

 

07. BOBO DA CORTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Bobo da Corte

É o ser que vai aproveitar cada momento e viver intensamente os minutos, fugindo totalmente do tédio.

Este é um arquétipo que busca travessuras,  jogos e pinta o sete, mas tem suas fraquezas, como por exemplo, perder o tempo ou a frivolidade.

Além de ser brincalhão e alegre, este personagem quer ser visto como ele é, sem máscaras ou fingimentos.

O grupo precisa aceitá-lo do jeitinho dele.  Ao levar a vida mais leve, quem segue este arquétipo faz com que através da inovação e informalidade processos complicados e tediosos fiquem mais “legais” de serem executados.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Fanta, Havaianas, Pepsi, McDonalds.

Como usar no seu negócio

O seu produto deve ajudar as pessoas a se divertirem e fazerem parte de um grupo.

 

08. CARA COMUM

Personalidade de Marca: Arquétipo Cara Comum

O cara comum pensa que todo mundo é igual e nele há grande vontade de pertencimento a grupos, odiando ser deixado de lado e evitando se destacar.

Pense em alguém que ama se conectar a outras pessoas e se junta facilmente a uma multidão. Pois bem, este é o cara comum.

Ele também utiliza o conceito de democracia e se realiza quando encontra e integra grupos com a mesma ideologia.

Infelizmente é um alvo fácil de ser manipulado, deixando de lado muitas vezes sua individualidade em prol do grupo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Ikea, TinderCerveja Brahma.

Como usar no seu negócio

“Eu posso ser como você” ou “todos nós podemos” são as mensagens que mais atraem a atenção do arquétipo do Cara Comum, ideal para vender produtos de uso cotidiano e de preço baixo.

Além de marcas que querem se diferenciar de outras do mesmo nicho de mercado mais caras e elitistas.

 

09. AMANTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Amante

O mundo da moda, estética e beleza conseguem associar muito suas marcas a este arquétipo.

Existe um culto e valorização da beleza, sexo e romances, chamando a atenção para o corpo e suas formas.

Aqui neste perfil observa-se a tendência em desejar relacionamentos com pessoas e o trabalho, mas se perde em prazeres e por vezes pode ser manipulado.

É elegante e lúdico, prestando atenção aos divertimentos de modo intenso dentro de sua admiração ao corpo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Haagen-Dazs, L’OREAL, MarisaPlayboy, Coco Chanel.

Como usar no seu negócio

Aplique o arquétipo se a sua marca ajuda as pessoas a encontrar amor, amizade ou beleza. Ou ainda usa a sensualidade para vender.

É uma boa maneira de se diferenciar das marcas mais comuns e cobrar um preço maior por isso.

 

10. CRIADOR

Personalidade de Marca: Arquétipo Criador

Criar algo novo é o lema, pois se algo não existe pode ser construído.

Este tipo de personagem tem como aliados a criatividade e imaginação, sempre inovando em algo duradouro e evitando a mediocridade na hora de elaborar uma grande sacada.

São personagens que ao se depararem com um dia difícil vão para casa e pintam, criam alguma coisa além do esperado.

O desejo e satisfação tem muito a contribuir na hora de se envolver em projetos criativos.

Os produtos e serviços oferecidos por marcas associadas a este arquétipo prestam assistência ao usuário, além de chamar a atenção para o status, pois engloba a ideia de construção e personalização.

A venda de pinturas, quadros, móveis, serviços de decoração e muito mais, são exemplos de produtos e serviços que se acoplam a este perfil.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Google, Apple, Netflix, Lego.

Como usar no seu negócio

Ferramentas que ajudam pessoas criativas a criarem mais são os produtos certos para quem vive esse arquétipo do Criador, já que seus clientes gostam muito de usar a sua criatividade.

Indicado para quem está tentando diferenciar sua marca de outras mais genéricas.

 

11. PRESTATIVO

Personalidade de Marca: Arquétipo Prestativo

Amar ao próximo é com ele mesmo. Um verdadeiro altruísta e cuidador, o Prestativo vê o mundo com compaixão e amabilidade.

Seria terrível para ele o egoísmo e a ingratidão, assim como a instabilidade e dificuldade.

Ele vê as dificuldades do usuário e se coloca no lugar, facilitando a vida de todos.

Atividades como restauração, consertos, cuidados com idosos ou crianças, limpeza, preocupação com o bem-estar e muito mais, são marcas que podem se beneficiar deste arquétipo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Evernote, Buscapé, Amazon, Nestlé, Porto Seguro, Volvo.

Como usar no seu negócio

Tradicionalmente negócios relacionados à educação e saúde e causas sem fins lucrativos correspondem ao arquétipo do prestativo.

 

12. GOVERNANTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Governante

O controle, poder, revolução e liderança pertencem a este arquétipo.

Apesar de ser alguém responsável e com muito peso nas costas, precisa liderar, ser o chefe.

No marketing poderíamos associa-lo a uma marca que reforça atributos de liderança e prestígio, reafirmando o poder que o consumidor tem, que o cliente está no poder.

Marcas que possuem o target focado em classes sociais mais altas e empresas relacionadas a crédito e dinheiro em geral tendem a ser governantes.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro, Mercedes-Benz, IBM, American Express.

Como usar no seu negócio

Marcas que fazem o consumidor parecer poderoso, luxuoso e tradicional e que ainda ajudem as pessoas a serem mais organizadas.

Os preços podem e devem ser mais altos que os praticados no mercado.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Criar uma personalidade de marca atraente e bem definida, permitirá um melhor posicionamento em seu mercado de atuação e te dará uma direção sobre qual tom de voz deverá utilizar para engajar e captar clientes.

Caso precise de uma consultoria de marketing profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

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