Elevator Pitch: Como vender uma ideia em poucos segundos

Saber vender uma ideia em poucos segundos é uma grande vantagem para negócios do mercado de alto padrão. Conheça uma excelente técnica chamada Elevator Pitch.

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Elevator Pitch: Como vender uma ideia em poucos segundos | Kingmaker Design

Sem dúvida alguma, o Elevator Pitch é uma das mais poderosas estratégias que você pode utilizar para vender uma ideia em poucos segundos.

Neste artigo você vai descobrir como utilizar essa excelente estratégia de marketing pessoal para se destacar no mercado de alto padrão.

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ELEVATOR PITCH E A ARTE DE VENDER UMA IDEIA EM POUCOS SEGUNDOS

O Elevator Pitch (Discurso do elevador) é uma estratégia comum no mundo das startups.

Essa estratégia consiste basicamente em criar e utilizar discursos curtos para vender uma ideia, um projeto, dar início a um negócio, além de causar uma boa impressão.

Caso você nunca tenha ouvido falar do termo Elevator Pitch, deve estar estranhando esse nome.

Pois bem, a teoria mais utilizada para escolha deste nome para esta técnica é a seguinte:

Imagine que você entra em um elevador e, junto a você, entra um possível cliente, um possível investidor ou um possível parceiro comercial.

Qual seria o discurso que você utilizaria para causar uma boa impressão, convence-lo a te dar atenção e se interessar em uma futura reunião de negócio com você?

Lembre-se que você tem menos de 30 segundos para convence-lo.

Muitos podem pensar que, nesta situação, se sairiam bem, mesmo sem se prepararem antes. Porém, não é bem assim que acontece na maioria das vezes.

Sem a criação de discursos poderosos para cada situação e muito treino, dificilmente somos capazes de, em pouquíssimos segundos, passarmos por todas as fases da persuasão.

 

COMO USAR O ELEVATOR PITCH PARA VENDER UMA IDEIA EM POUCOS SEGUNDOS

Caso você não tenha costume de pegar elevadores (o que é bem difícil para profissionais de alto padrão), pode estar achando que não é necessário aprender tal técnica.

Afirmo, sem sombra de dúvidas, que você pode estar muito errado(a).

A técnica de Elevator Pitch pode ser utilizada em inúmeras outras situações.

Quem nunca se viu em um evento onde estavam possíveis clientes e possíveis parceiros comerciais e, ao surgir a oportunidade de se apresentar e dizer o que faz, simplesmente disse “- Sou arquiteto(a).”, “- Sou designer.” ou “- Sou alfaiate.” e o assunto acabou morrendo ali.

Este tipo de resposta pode te posicionar, na mente de seu interlocutor, no mesmo patamar de importância de milhares de outros, arquitetos(as), designers, alfaiates e demais profissionais que ele já conheceu ou ouviu falar. Tanto bons como ruins.

Como nossa intenção aqui é te ajudar a causar uma boa impressão e vender sua ideia em poucos segundos, vamos te mostrar como criar seus próprios modelos de Elevator Pitch.

“- Peraí, vocês falaram modelos?!” Sim, falamos.

Você pode criar um Elevator Pitch para cada situação que você ou sua marca entrar em contato com seu público (clientes, possíveis clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, mídia, formadores de opinião, etc.).

 

ONDE UTILIZAR O ELEVATOR PITCH PARA VENDER UMA IDEIA

Como mencionamos acima, você pode utilizar o Elevator Pitch em diferentes situações para os mais variados públicos de sua marca.

Os usos mais comuns da técnica por parte de profissionais de alto padrão está nas apresentações via:

  • Interação em Eventos (mostras, workshops, palestras, cursos, etc.);
  • Interação em espaços comuns;
  • Interação em espaços comerciais;
  • No título de um e-mail;
  • Na descrição de uma rede social;
  • No seu cartão de visitas;
  • No título de uma postagem em uma rede social;
  • No título de um artigo de um site;
  • No título de um anúncio;
  • No titulo de um evento;
  • Na interação via telefone;
  • Em uma mensagem via Whatsapp;

 

TIPOS DE ELEVATOR PITCH

Existem milhares de tipos de Elevator Pitch. Aqui separei apenas tipos que podem ser usados no marketing pessoal e te ajudaram na arte de causar uma boa impressão.

Vale lembrar que são apenas exemplos e que você não deve copiá-los mas sim entender suas estruturas e criar os seus próprios modelos.

 

01 – AUTORIDADE

Neste tipo de Elevator Pitch você deve se apresentar como autoridade no assunto e que é a pessoa certa a ser contratada.

Ex.: “- Bom dia, meu nome é Fulano(a) de Tal. Percebi seu cuidado na escolha de suas roupas e acessórios. Parabéns! Ah, eu sou especialista em moda masculina de alto padrão e através das soluções que eu e minha equipe desenvolvemos, ajudamos empresários e executivos a se vestirem melhor.

Que tal agendarmos uma visita a minha loja para uma breve demonstração? Poderia me passar seu Whatsapp por favor?”

 

02 – MEDO / OPORTUNIDADE

Neste tipo de Elevator Pitch você apresenta um problema que seu interlocutor está passando ou poderá passar e, em seguida, demonstra uma solução em forma de oportunidade.

Ex.: “- Boa tarde, você sabia que 90% das residências que são construídas ou reformadas sem a orientação de um arquiteto sofrem com infiltração, rachaduras e diversos outros problemas? Ah, que falta de educação a minha, meu nome é Fulana de Tal, sou especialista em projetos de arquitetura residencial que prezam pelo conforto e a segurança dos moradores. Estou agendando visitas a obras de alguns clientes para ajudá-los a não terem problemas futuros. Acredito que seria bem vantajoso agendarmos uma visita a sua obra para eu poder te ajudar também. O que acha?”

 

03 – STORYTELLING

O uso de histórias para vender uma ideia é algo é muito poderoso. Já no Elevator Pitch você deverá utilizar histórias curtas para causar uma boa impressão e que façam seu cliente perceber que te contratar é uma excelente ideia.

Ex.: “- Você não vai acreditar no que aconteceu. Hoje de manhã visitei uma grande amiga que inventou de decorar sua casa sozinha. Foi comprando móveis sem orientação, saiu comprando tudo que achava bonitinho e na hora de fazer a decoração, os móveis não couberam. Ela até conseguiu devolver a geladeira mas a loja não aceitou o sofá de volta. Você acredita?! É por isso que sempre digo a meus clientes: “- Contratar um bom designer de interiores não é gasto nem luxo, é investimento. Aliás fique com meu cartão caso precise decorar sua residência com qualidade e sem ter esse tipo de dor de cabeça também.”

 

04 – SLOGAN

Esse tipo de Elevator Pitch é amplamente utilizado na publicidade e consiste em criar uma frase marcante que represente os diferenciais de uma marca.
Ex:
“- Pense diferente.” (Apple)
“- Globo e você, tudo a ver.” (TV Globo)
“- Mais barato, mais barato, Extra!” (Extra Supermercados)
“- Hellô Moto!” (Motorola)
“- Dedicação total a você!” (Casas Bahia)
“- Se é Bayer e bom.” (Bayer)
“- Redbull te dá asas.” (Redbull)
“- Existem coisas que o dinheiro não compra… Para todas as outras existe Mastercard.” (Mastercard)
“- Lugar de gente feliz.” (Pão de Açúcar)

Que tal criar seu Elevator Pitch em forma de um slogan exclusivo para sua marca?

 

COMO CRIAR SEU PRÓPRIO ELEVATOR PITCH PARA VENDER SUA IDEIA

Como já dito, você pode criar vários modelos de Elevator Pitch, cada um para um público específico e para começar, sugiro que crie dois ou até três modelos de Elevator Pitch focados em cada situação.

Para isso, você deverá ter em mente qual é a ação que você irá sugerir a seu interlocutor (uma reunião em seu escritório, uma visita a uma obra, convidar para um workshop, etc).

Feito isso, você deve mapear em que situações poderá encontrar seu cliente alvo (em um evento, em uma obra, em uma loja parceira, sob indicação de um amigo ou parceiro, em um lugar comum, etc.)

Os modelos de Elevator Pitch que criou devem ser adaptáveis para cada uma dessas situações.

Não esqueça de sempre incluir uma chamada pra ação ao final do discurso (Pedir número de telefone, entregar cartão de visita, adicionar o número de Whatsapp, adicionar a uma rede social, etc.)

Uma estrutura que você pode tomar como guia para criar seus próprios modelos de Elevator Pitch é a seguinte:

GERAR ATENÇÃO / GERAR INTERESSE / GERAR ATRAÇÃO / GERAR AÇÃO

 

CONCLUSÃO

Vale a pena te alertar que, antes de sair criando vários modelos de Elevator Pitch, leia o artigo Como o Overdelivering pode valorizar sua marca, para que não cometa o erro de prometer mais do que é capaz de entregar.

Utilizando ambas as técnicas de forma alinhada, tanto o Elevator Pitch quanto o Overdelivering, sua marca estará muito mais fortalecida e suas chances de criar uma boa impressão, atrair, surpreender e fidelizar seus clientes vão aumentar bastante.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a saber como pode causar uma boa impressão em poucos segundos e qua você passe a utilizar essa técnica sabiamente.

Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.

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Forte abraço e conte conosco!