A importância da identidade visual para marcas de alto padrão

Uma identidade visual de alto padrão garante a padronização dos elementos visuais que compõem uma marca além atribuir maior percepção de valor a um negócio.

6061

A importância da identidade visual para marcas de alto padrão | Alexsandro Kingmaker

A identidade visual é a padronização visual de uma marca a fim de tornar sua comunicação mais profissional, atraente e lucrativa.

Para que uma identidade visual seja eficiente ela, além de tudo, deve ser capaz de diferenciar, padronizar e valorizar a marca.

Em um mundo cada vez mais competitivo, contar com elementos visuais que diferenciam e valorizam sua marca é uma grande vantagem estratégica.

Para te ajudar a criar uma identidade visual de alto padrão para sua marca, trago neste artigo valiosas dicas e exemplos.

Aproveito para te convidar a conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para transformar seu negócio em uma marca atraente e lucrativa.

 

CONFIRA TAMBÉM:

 

COMO CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL DE ALTO PADRÃO

Para a criação de uma identidade visual de alto padrão, que realmente valorize sua marca e que conquiste seu cliente-alvo, alguns detalhes devem ser observados:

01 – CRIE UM BOM NOME

Umas das partes mais importantes, mais difíceis e mais demoradas no processo de construção de marcas de alto padrão é a escolha de um bom nome.

Muitos profissionais do mercado de alto padrão utilizam o próprio nome em suas marcas.

Mas o que fazer quando outro profissional, mais famoso, tem o mesmo nome?

Perguntas como esta devem ser feitas antes de investir na construção de sua identidade visual, papelaria corporativa, websites, anúncios, etc.

Fora isso, um bom nome para sua marca deve ser simples, fácil de pronunciar, fácil de escrever, conter uma boa história e ser o mais singular possível.

Esse nome deve conversar diretamente e da forma correta com seu cliente-alvo.

Para que a escolha deste nome seja ainda mais eficiente, aconselho que o mesmo seja acompanhado de uma boa história de origem.

02 – CRIE UM BOM LOGOTIPO

Todo empreendedor quer um logotipo bonito, fácil de ser lembrado e que valorize sua marca.

No entanto, muitos acreditam que pegando logos prontos na internet conseguirão tal resultado. Ledo engano.

A criação de um logotipo deve seguir diretrizes profissionais de design.

Deve-se levar em conta a mensagem que o mesmo deve passar, além da facilidade de implantar nas mais diversas mídias.

Existem diversos tipos de logos:

LOGOTIPO:

O logotipo é caracterizado pelo utilização de apenas Lettering (letras) para representar uma marca. Exemplos: Zara, Sony, Vogue, Hugo Boss entre outras.

IMAGOTIPO:

Combinação de um símbolo + Lettering. Geralmente o símbolo e o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. Exemplos: Channel, Lacoste, Adidas, Motorola, entre outros.

ISOLOGO:

Combinação integrada do símbolo + Lettering.. O símbolo está integrado no Lettering ou vice-versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. Exemplos: BMW, Burguer King, Harley-Davidson, Land Rover, entre outros.

ISOTIPO ou SÍMBOLO:

É apenas o símbolo que visualmente sintetiza os valores, o caráter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço. Exemplos: Apple, LG, Puma, Nike, entre outros.

É bom saber dessa diferenciação mas, para simplificar, costumo chamar a representação visual principal da marca simplesmente de logo, logotipo ou marca visual.

Vele lembrar que LOGOMARCA NÃO EXISTE!

Durante a criação ou redesign de seu logotipo deve-se levar em conta os espaçamentos das letras e a simplicidade e singularidade do símbolo.

Além disso, deve-se ter atenção ao uso do logotipo em preto e branco, em tons de cinza, com fundos escuros, com fundos claros e a diminuição de detalhamento quando o mesmo é reduzido.

 

03 – ESCOLHA BEM AS CORES

As cores desempenham um papel muito importante em toda a identidade visual de uma marca e devem ser cuidadosamente escolhidas.

A escolha de cores erradas podem transmitir uma mensagem completamente diferente do que era pretendido.

Muitas vezes as cores de nossa preferência não conversam bem com o público que pretendemos atingir ou não condizem com a mensagem que pretendemos passar.

Um restaurante japonês de alto padrão, por exemplo, não se beneficiaria em nada ao utilizar as tão famosas cores amarelo e vermelho tão presentes nas redes de fast food.

Minha dica é que escolha uma paleta com no máximo 4 cores principais que formem uma boa composição que possa representar bem sua marca.

 

04 – ESCOLHA FORMAS

Assim como as cores, as formas utilizadas por uma marca devem ser planejadas para trabalhem em harmonia com todo o projeto de identidade visual.

Se você pretende atender projetos focados no público jovem, sua marca se beneficiará do uso de formas arredondas, curvilíneas e que remetam a modernidade.

Enquanto que se seu foco são clientes são famílias tradicionais, o uso de formas mais simples, retas e retangulares serão mais adequadas.

Claro que isso não é uma regra imutável.

Existem bons exemplos de marcas que se posicionam bem, utilizando em sua identidade visual as mais diversas formas.

Ao desenvolver seu projeto de identidade visual leve em conta quais formas serão mais apropriadas ao publico que pretende atender.

 

05 – CRIE OU ESCOLHA BOAS FONTES

O Lettering ou fontes utilizadas em seu projeto devem ser cuidadosamente escolhidas e testadas durante todo o processo de criação da identidade visual de sua marca.

Ao escolher uma fonte, você deve analisar se é permitido o uso comercial.

Deve observar também se são permitidas alterações e se já não são utilizadas por alguma marca concorrente.

O ideal é desenvolver uma fonte exclusiva para sua marca, no entanto não são todas as empresas e profissionais que possuem tempo e recursos para tal investimento.

Minha dica é que utilize apenas duas ou três famílias de fontes em sua identidade visual.

Além disso, padronize o uso dessas fontes em todos os pontos de contato de sua marca com seu cliente-alvo.

 

ONDE APLICAR A IDENTIDADE VISUAL DE SUA MARCA

Após desenvolvido o projeto de identidade visual, deve-se aplicá-lo em todos os pontos de contato de sua marca com seu cliente-alvo.

Os principais pontos de uso da identidade visual no mercado de alto padrão são:

 

01 – PAPELARIA CORPORATIVA

A papelaria corporativa é composta, basicamente, por cartões de visita, folders, pastas, catálogos, pastas, papéis timbrados, talões e impressos em geral.

A aplicação da identidade visual na papelaria corporativa deve seguir uma padronização, obedecendo os limites físicos de cada material e valorizando a marca em cada um deles.

Confira Também: Papelaria Corporativa: Uma forte aliada para atrair mais clientes

 

02 – DECORAÇÃO DE AMBIENTES COMERCIAIS

Ambientes comercias como escritórios, lojas e showrooms devem fazer parte do projeto de identidade visual e composição da marca.

O projeto de cada ambiente comercial deve ser desenvolvido a fim de que a identidade visual esteja presente e atuante.

Demonstrando ao cliente-alvo, além de tudo, todos os valores e cultura promovidos pela marca.

Bons exemplos de identidade visual aplicados a decoração de ambientes comerciais são as lojas da Starbucks, Nespresso, Ricardo Almeida, Cacau Show, Sephora, Banco Itaú e Livraria Cultura.

 

03 – INTERNET

Seja em um website, blog, redes sociais, anúncios, e-mail marketing e até na assinatura de e-mail, a identidade visual tem papel fundamental na composição da marca.

Nessas mídias, a correta gestão de imagens, textos e formatos devem priorizar a usabilidade e a fácil compreensão das mensagens que a marca pretende passar.

O alinhamento da identidade visual on-line e off-line deve ser uma prioridade.

 

04 – ANÚNCIOS E MATÉRIAS

A identidade visual de uma marca deve atender também os anúncios e matérias em revistas, anuários e sites especializados.

O responsável pela gestão deste tipo de mídia deve ser informada sobre todas as diretrizes que seu projeto de identidade visual estipula para esse tipo de trabalho.

Isso é necessário para que sua comunicação não seja utilizada de forma errada e acabe prejudicando a performance de sua marca.

 

CONCLUSÃO

Neste artigo procurei trazer detalhes sobre o desenvolvimento e uso de uma identidade visual de alto padrão.

Espero que possa te ajudar na criação da identidade visual de seu negócio.

Aproveito para te convidar novamente para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para transformar seu negócio em uma marca atraente e lucrativa.

Forte abraço e conte comigo!