Quando falamos em marketing de conteúdo, muita gente já pensa na criação de conteúdo para um blog, site ou rede social.
Mas, ao contrário do que muita gente acredita, o marketing de conteúdo não está limitado apenas ao ambiente digital.
Neste artigo traremos algumas dicas e informações para te ajudar a utilizar o marketing de conteúdo fora da internet e obter ótimos resultados.
Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$20 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.
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COMO UTILIZAR O MARKETING DE CONTEÚDO FORA DA INTERNET
O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO
Também conhecido como Content Marketing, o marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo, além de aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso.
Através do marketing de conteúdo você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gera mais negócios.
A famosa frase sobre o caçador de borboletas e o jardim florido ilustra muito bem como funciona o marketing de conteúdo.
“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você”.
Nessa frase o jardim se refere ao conteúdo e proposta de valor que sua marca disponibiliza. As borboletas se referem a seus possíveis clientes e o caçador de borboletas se refere a você e seu negócio.
DEFININDO O CLIENTE ALVO
Outro termo que é bom você conhecer antes de utilizar o marketing de conteúdo, diz respeito ao cliente alvo que você pretende atingir com sua ações de marketing.
Buyer persona é um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos.
Entender como essas personas se comportam em relação à compra ajuda a definir o tipo de mensagens que serão passadas pela estratégia de conteúdo.
Por isso, é muito importante que as informações venham dos próprios consumidores e não de “achismos” da percepção interna da empresa.
Entrevistar o maior número de clientes, parceiros e conhecidos que se enquadram nas características de sua buyer persona é um dos métodos mais rápidas e eficazes que você terá para entender suas dificuldades e desenvolver conteúdo relevante que vai impactar essas pessoas.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO FORA DA INTERNET
01 – ATENDIMENTO CONSULTIVO
Quem não gosta de ser atendido por um especialista?
Sabe aquele tipo de profissional que não está preocupado apenas em vender um produto ou serviço. Mas que se dedica a entender as suas necessidades e te atender de forma completa.
Lembro de já ter pago mais caro em um serviço ou produto simplesmente porque quem me atendeu realmente me atendeu.
Um consultor é muito mais que um vendedor. É alguém que realmente conhece o que vende. Sabe as qualidades, a história e os limites do que oferece.
O consultor é aquele que busca extrair de seu possível cliente o maior número de informações para oferecer um atendimento excepcional.
Fora isso, este tipo de profissional busca o maior número de conhecimento sobre as soluções que oferece, se tornando um especialista, e apresenta essas informações de forma simples e segura.
Isso causa, na mente do possível cliente, um aumento da percepção de valor, aumento de confiança e medo de fechar negócio com outro profissional que aparente ser menos capacitado.
Por isso é muito importante que invista em capacitação, tanta sua quanto de sua equipe, para entregar o melhor atendimento consultivo para seu possível cliente.
02 – WORKSHOPS
Outro tipo de estratégia de marketing de conteúdo é a criação de workshops sobre algum tipo de tema ligado ao tipo de soluções que você oferece.
Um workshop é uma pequena reunião com possíveis clientes, parceiros, fornecedores e formadores de opinião, cujo intuito é entregar dicas e informações relevantes sobre um tema específico.
São infinitos os temas que podem ser utilizados por empresas e profissionais de arquitetura e decoração.
Basta que você defina temas que atraia o público que você busca atender.
Confira alguns exemplos:
- Workshop: Utilizando a decoração industrial em seu projeto de arquitetura;
- Workshop: A história de peças icônicas do design;
- Workshop: A tecnologia das casas do futuro;
- Workshop: Móveis de alto padrão para residências clássicas;
- Workshop: Como decorar mini apartamentos;
- Workshop: As vantagens da alfaiataria;
- Workshop: Como projetar restaurantes singulares;
- Workshop: Lifestyle para homens de sucesso;
- Workshop: Moda para mulheres empreendedoras;
- Workshop: 10 móveis icônicos para decoração de residências;
- Workshop: Como se vestir como uma pessoa de sucesso;
Esses são apenas alguns exemplos mas, como você pode ver, as opções são infinitas e para viabilizar a criação de seus próprios workshops, você pode se aliar a parceiros comerciais como lojas e marcas de produtos.
Vale ressaltar que a constância deste tipo de ação, garante maiores resultados já que, nas primeiras edições você estará no início da criação de uma audiência e correrá o risco de poucas pessoas estarem presentes.
03 – PALESTRAS
Muitas marcas já perceberam o poder dos eventos presenciais para captação de audiência, fortalecimento de marca e, por fim, vendas.
Fazer parte do time de palestrantes de um evento de sua área te dará maior autoridade no assunto que você escolheu abordar, além de permitir que você fale para um público segmentado e ativo.
Neste caso, você deve criar um conteúdo relevante que poderá apresentar em uma palestra, treinar muito esta apresentação e fazer um trabalho de network a fim de conseguir chegar até os organizadores destes eventos para vender sua ideia.
Assim como no workshop, uma palestra deve trazer dicas, informações e questionamentos a respeito do assunto abordado.
Caso nunca tenha se apresentado em público, vale a pena obter o maior número de informações a respeito de como fazer palestras de alta qualidade e, até mesmo, fazer cursos nesta área.
Mas não se esqueça de que teoria é importante mas o maior aprendizado se adquire fazendo.
04 – REVISTAS DO SEGMENTO
Apesar do grande crescimento de sites especializados, as revistas ainda são utilizadas por muitos leitores.
Tanto é que muitas marcas e profissionais buscam destacar-se, também, com anúncios em revistas locais.
O que recomendo aqui é que, ao invés de fazer um anúncio genérico, crie um conteúdo rico, de rápida leitura e que possa fazer com que o leitor se interesse em conhecer mais do seu trabalho.
Para isso, busque revistas tanto do seu segmento, quanto de outros segmentos que possam conversar com seu ramo de atuação.
Você é um(a) arquiteto(a) especializado(a) em restaurantes com decoração industrial, por exemplo. Busque revistas que conversem com este segmento e se ofereça para elaborar conteúdo relevante a respeito da arquitetura ligada a este tipo de segmento.
Você é um(a) designer(a) especializado(a) em móveis assinados, por exemplo. Busque revistas que conversem com este segmento e se ofereça para elaborar conteúdo relevante a este tipo de segmento.
05 – JORNAIS IMPRESSOS
As mesmas regras das revistas se aplicam aos jornais impressos. A grande diferença é que, normalmente, os jornais impressos são semanais, enquanto que as revistas são mensais.
Outro detalhe é que, no caso dos jornais impressos, o público que irá ler seu conteúdo será o mais diverso possível.
Neste caso, o conteúdo que irá criar, deve ser mais simples de ser entendido para conversar com o maior número de pessoas.
Assim como as revistas, os jornais impressos, possuem um público cativo e grande parte deste público não é tão focado na internet.
06 – TELEVISÃO
Já pensou em se tornar um(a) famoso(a) da TV? Quem nunca, não é mesmo?!
Muitos programas de entretenimento estão em constante busca de assuntos variados para apresentarem a seus telespectadores.
Que tal criar uma série de dicas focados em um nicho especifico e tentar fazer parte de um dos quadros destes programas?
Claro que, também neste caso, um network muito bem estruturado fará toda a diferença.
No início você pode focar em programas de pequenas emissoras regionais e, após certa experiência, direcionar seus esforços para redes maiores de televisão.
07 – MOSTRAS E FEIRAS
Qual profissional nunca sonhou em demonstrar seu trabalho em uma Casa Cor, por exemplo?
A participação em mostras e feiras dá credibilidade e visibilidade.
Porém, se neste tipo de ação não houver um trabalho de atendimento consultivo, além de apresentações coerentes e atraentes das soluções ali expostas, o investimento não será totalmente válido.
Preparar um ambiente e deixa-lo as moscas, sem o mínimo de interação humana para com os visitantes, e ainda esperar que se tenha sucesso é no mínimo ingênuo.
Vai participar de uma mostra, procure promover no ambiente algum tipo de workshop, apresentação ou atividade que valorize a interação do público com sua marca.
O ambiente é uma cozinha, por exemplo, convide algum(a) chef de cozinha para participar de seu espaço ou convide parceiros para apresentarem novidades de eletrodomésticos de alto padrão.
O ambiente é focado no público jovem, que tal promover uma oficina de criação de quadros focados na cultura pop? Ou até um workshop de como ter a melhor qualidade de som e imagem para games, filmes e séries de TV?
O ambiente é moderno, que tal promover workshops sobre tecnologia residencial?
São inúmeras as possibilidades e o importante aqui é valorizar a experiência do visitante através de conteúdo rico e direcionado.
08 – LIVROS
A sabedoria popular diz que uma pessoa, para ter uma vida completa, deve ter um(a) filho(a), plantar uma árvore e escrever um livro.
Então que tal escrever um livro?
“- Nossa! Mas deve ser muito complicado.” Você deve estar pensando.
Pelo contrário, nunca esteve tão fácil escrever um livro.
Seu livro não precisa ser nenhum best seller mas deve entregar ao leitor uma visão sua sobre um assunto ligado a seu ramo de atuação.
Temas para um bom livro ligado ao alto padrão não faltam.
Você pode escrever um livro sobre uma área, um nicho ou um subnicho de atuação.
Se necessário, contrate profissionais para te auxiliar no projeto, escrita, ilustração, revisão de textos e publicação de seu livro.
Após publicar seu livro você poderá distribui-lo gratuitamente para uma lista de possíveis clientes e formadores de opinião a fim de aumentar sua credibilidade dentro de sua área de atuação e até mesmo facilitar o fechamento de negócios.
CONCLUSÃO
São inúmeros as possibilidades do uso do marketing de conteúdo fora da internet.
Claro que todas essas ações poderão ser potencializadas com o uso dos canais digitais mas não é necessário que você se prenda somente a estes canais para distribuir seus conteúdos.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como utilizar o marketing de conteúdo para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Ah, aproveitamos para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram atrair os melhores clientes do mercado de alto padrão.
Forte abraço e conte conosco!