Giorgio Armani: 3 Valiosas Lições de Marketing de Luxo

O estilista italiano Giorgio Armani é o responsável pela criação de um verdadeiro império que vai muito além do mercado da moda e, neste artigo, você pode conferir três valiosas lições de marketing utilizadas por ele.

3970

3 valiosas lições de marketing de Giorgio Armani | Alexsandro Kingmaker

Ame ou odeie, Giorgio Armani passou no teste do tempo como uma marca de moda de luxo.

Mantendo sua posição como uma das marcas mais respeitadas da indústria de luxo, sem mencionar uma das empresas de moda mais valiosas do mundo.

Tomando Giorgio Armani como exemplo, entre muitas lições possíveis de marketing.

Sendo assim, apresento aqui três lições que eu considero dignas de nota.

Ah, aproveito para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL PREMIUM.

O MARKETING DIGITAL PREMIUM é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$30 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.

 

Consultoria Premium para marcas de alto padrão | Kingmaker

 

VALIOSAS LIÇÕES DE MARKETING DA MARCA GIORGIO ARMANI

1. GIORGIO ARMANI E SUA VISÃO SINGULAR

Giorgio Armani fundou sua marca em 1975 com uma clara proposta de mercado baseada em sua personalidade e gostos únicos.

Como uma marca, que desde o início, tem uma sólida compreensão de quem é e do que representa (qualidade, classe e exclusividade), a marca Armani criou uma identidade coerente, poderosa e diferenciada.

Enquanto alguns podem criticar as coleções regulares da marca Armani como monótonas ou seguras.

A marca oferece consistentemente uma clareza de design que acredita na simplicidade luxuosa e exalta o que o selo “Made in Italy” representa.

Nem toda marca tem a fortuna de um centro de empreendimento criativo na forma de um visionário fundador.

Embora seja interessante notar que Giorgio Armani não tinha experiência anterior em design de moda.

Ainda conseguiu construir um império impressionante baseado em seu talento criativo único.

No entanto, o que cada marca exige para ter alguma chance de sucesso é um claro senso de identidade.

Desse modo os produtos ou serviços entregues se tornem um verdadeiro artefato da referida identidade.

É essa singularidade inabalável na visão, como evidenciado em Giorgio Armani, que as marcas devem aspirar a definir quem realmente são.

Além de demonstrar o que as torna diferentes (de seus concorrentes) e especiais (para seu público).

 

2. EXPANSÃO ESTRATÉGIA DA MARCA ARMANI

Sempre que uma marca ganha popularidade e aceitação de um público-alvo em seu core business, o próximo passo óbvio é fretar novas águas ao se aventurar em setores, mercados ou segmentos adjacentes.

No exercício da moda e do conhecimento da indústria de luxo, Giorgio Armani transformou sua marca com sucesso de uma marca masculina de assinatura em um império de moda de luxo com várias marcas, incluindo:

  • Armani Privé;
  • Armani Collezioni;
  • Emporio Armani;
  • Armani Exchange;
  • Armani Jeans
  • Armani Junior;
  • Armani Casa;
  • Armani Hotels & Resorts.

Enquanto alguns esnobes podem torcer o nariz para as marcas de difusão com preços mais baixos para diluir o valor da marca, não há como negar que a gestão da marca da Giorgio Armani é exemplar.

Tendo criado uma presença de marca em vários setores lucrativos alavancando as capacidades existentes e criando uma arquitetura de marca com submarcas claramente delineadas.

A Giorgio Armani cresceu e se tornou a segunda maior marca de moda da Itália gerando uma receita anual de € 2,65 bilhões em 2015.

E enquanto posicionamentos e proposições podem diferir entre as marcas, em todas as instâncias a filosofia pessoal e as qualidades de elegância, sofisticação e conforto da Giorgio Armani foram aplicadas para garantir uma experiência consistente da marca Armani.

Consequentemente, ao considerar a expansão da marca, as submarcas se beneficiariam do mesmo nível de pensamento estratégico que Giorgio Armani para evitar tomar decisões erradas que possam causar sobrecarga na marca, alienação do cliente ou canibalização.

 

3. A EXECUÇÃO REQUINTADA DE ARMANI

Para citar o próprio Giorgio Armani, “a diferença entre estilo e moda é a qualidade” e, de fato, um dos três principais pilares da marca é a qualidade.

Em última análise, uma marca deve cumprir sua promessa por meio do desempenho.

Giorgio Armani fez algo fenomenal para mudar a história da moda e mudar a estrutura da maneira como nos vestimos.

Em sua jornada para ganhar muito renome na indústria por sua estética moderna e capacidade de traduzir temas e tendências relevantes para a moda, a marca nunca comprometeu a qualidade.

Através do seu design superior e gestão operacional, a Giorgio Armani manteve seu status como uma verdadeira marca de luxo.

Por isso, é importante lembrar que “a prova está na (execução do) pudim”, portanto, não importa o quão perfeitamente você construa sua marca do ponto de vista teórico, se você não atende à expectativa de seu mercado, então seu público procurará em outro lugar.

 

CONCLUSÃO

Este belíssimo texto foi retirado do site Luxury Branding, agência responsável pelo conceito e definição da marca Armani Hotels & Resorts.

Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL PREMIUM.

O MARKETING DIGITAL PREMIUM é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram atrair os melhores clientes do mercado de alto padrão.

Forte abraço e conte conosco!