A prestação de serviços de luxo vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil.
Desse modo, esse mercado em pleno crescimento, vem atraindo diversas empresas e profissionais dispostos a atender clientes com alto poder aquisitivo.
No entanto, o modelo de negócios utilizado pela maioria das empresas e profissionais, que oferecem serviços de luxo, acaba limitando seu crescimento e ganhos.
Neste artigo te apresento 3 níveis de prestação de serviços de luxo que sua marca pode utilizar para diversificar sua área de atuação e faturar muito mais.
Ah, aproveito para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
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OS TRÊS NÍVEIS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LUXO
1 – EXECUTOR
Normalmente, quando falamos de prestação de serviços de luxo, o nível mais utilizado é o de executor.
Esse profissional ou empresa é contratado para executar um serviço que o cliente não sabe ou, eventualmente, não quer realizar por conta própria.
O problema em oferecer apenas esse nível de atendimento é que o ganho acaba sendo limitado pelo número de clientes que você é capaz de atender.
Imagine, por exemplo, um paisagista autônomo que atende residências de alto padrão.
Por mais que ele seja bem remunerado por seu trabalho, ele sempre estará limitado a atender apenas um determinado número de clientes.
Para que haja um aumento no número de clientes atendidos, ele será obrigado a aumentar sua estrutura, contratar mais funcionários e investir em mais ferramentas.
Outra solução é aumentar o valor cobrado por seus serviços.
Mas, para isso, ele terá primeiro que se tornar uma autoridade em sua área de atuação.
Neste nível de prestador de serviços estão:
- Arquitetos;
- Paisagistas;
- Decoradores;
- Alfaiates;
- Cozinheiros;
- Barbeiros;
- Designers;
2 – PERSONAL / CONSULTOR
No segundo nível de prestação de serviços de luxo está o Personal / Consultor.
Nesse nível de prestação de serviços de luxo, o profissional ou empresa auxilia pessoalmente seu cliente para que o mesmo atinja um objetivo.
O tipo de cliente que contrata esse tipo de prestador de serviços tem o objetivo claro de atingir seus objetivos mais rapidamente e com maior qualidade.
Já o profissional ou empresa que oferece esse nível de atendimento deve contar com excelentes métodos e já ter atingido bons resultados anteriormente.
Neste nível de prestador de serviços estão:
- Coachs;
- Treinadores;
- Consultores;
- Personal Trainers;
- Personal Stylist;
- Personal Organizer;
- Nutricionistas;
3 – MENTOR
No terceiro nível de prestadores de serviços de luxo estão os mentores.
A principal função do prestador de serviços que atua nesse nível de atendimento é ensinar seus clientes a executar tarefas específicas.
Nesse nível de atendimento o prestador de serviços não precisa estar diretamente ligado a execução de cada uma das ações executadas pelo cliente.
Seu dever é apenas ensinar, através de cursos e treinamentos, métodos e estratégias para que o cliente atinja seu objetivo.
Caberá, então, ao cliente executar ou não as ações, sendo totalmente responsável pelos resultados obtidos.
Neste nível de prestador de serviços estão:
- Professores;
- Mentores;
- Treinadores On-line;
- Plataformas de Cursos;
- Mestres;
- Palestrantes;
EM QUAL DOS NÍVEIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LUXO SUA MARCA DEVE ATUAR?
O ideal é sua marca ofereça soluções para cada um dos três níveis de prestação de serviços de luxo.
Fazendo isso, você terá muito mais chances de aumentar seus lucros e oferecer serviços com maior qualidade.
Digamos que você seja um alfaiate, por exemplo, e até agora só atendia clientes no primeiro nível de prestação de serviços de luxo.
Você poderia ter em seu menu de serviços as seguintes soluções:
1 – VENDA DE ROUPAS SOB MEDIDA
Neste nível de serviço de luxo, sua marca atende a clientes dispostos a adquirirem roupas de alto padrão, sob medida e com excelente qualidade.
Você atende a um público seleto e disposto a pagar mais para ter o melhor.
Suas maiores dificuldades é a de alcançar o tipo de cliente que pretende atender.
Sendo obrigado em investir muito em marketing para realizar poucas vendas.
2 – CONSULTORIA DE ESTILO
Neste segundo nível de serviço de luxo, sua marca passa a oferecer consultoria de estilo para seus clientes atuais e novos clientes.
O objetivo desse cliente é saber como se vestir para performar melhor nos negócios e na vida pessoal.
Agora já é possível ganhar uma escala maior em relação à venda de roupas sob medida.
O valor individual ganho é menor do que na venda de roupas sob medida, mas a maior escala permite ganhos finais semelhantes.
No entanto, como você tem que atender pessoalmente cada cliente, sua escala ainda é limitada.
3 – TREINAMENTO DE ESTILO
Já neste terceiro nível de serviço de luxo, sua marca passa a vender um treinamento on-line para que seus clientes aprendam como se vestir melhor.
O objetivo desses clientes é semelhante aos do cliente que contrata a consultoria, no entanto, pagando menos.
Através deste treinamento sua marca passa a ganhar escala ilimitada e, mesmo o valor do treinamento sendo muito menor que o valor da consultoria, o faturamento final é muito maior.
A maior dificuldade aqui é o investimento inicial em marketing e construção de autoridade de marca.
CONCLUSÃO
Espero que este artigo tenha te ajudado a enxergar novas oportunidades na prestação de serviços de luxo.
Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram atrair os melhores clientes do mercado de alto padrão.
Forte abraço e conte conosco!