
Ao contrário do que muitos imaginam, os clientes de alto padrão podem ser dividos em vários tipos, com estilos de vida e hábitos de consumo totalmente diferentes.
Para te ajudar nas suas estratégias de marketing e branding, trazemos neste artigo alguns dos tipos mais comuns de clientes de alto padrão.
Vale lembrar que, caso que você esteja buscando uma solução exclusiva para posicionar sua marca com sofisticação, elegância e lucratividade no mercado de alto padrão, vale a pena conhecer nossa Consultoria de Posicionamento High-End clicando aqui.
TIPOS DE CLIENTES DE ALTO PADRÃO MAIS COMUNS
01 – CLIENTE DE ALTO PADRÃO TRADICIONAL
É aquele que, a gerações, pertence às classes mais altas e que valorizam marcas com longa história e tradição.
Esse tipo de cliente prioriza qualidade, confiabilidade, pontualidade, longevidade e prestígio.
Ele se veste de forma elegante e utiliza marcas como Armani, Cartier, Mercedes, Zegna e Ralph Lauren.
Descontos, preços baixos e promoções não são fatores decisivos para esse tipo de cliente.
COMO ATRAIR ESSE TIPO DE CLIENTE
• Ofereça produtos ou serviços com alta qualidade percebida;
• Crie um storytelling que enfatize a longevidade, valores tradicionais, artesania e qualidade duradoura;
• Use design clássico e elegante;
• Não use as palavras “promoção”, “desconto” e “oferta” na sua comunicação;
• Foque em oferecer produtos que tenham significado e que remetam a arte, história e mitologia.
02 – CLIENTE DE ALTO PADRÃO NEW MONEY
É é o tipo de cliente rico de primeira geração e que, na maioria das vezes, ascendeu financeiramente através do empreendedorismo.
Esse tipo de cliente prioriza exclusividade, diferenciação e status.
Normalmente utiliza marcas premium como Calvin Klein, Apple Watch, BMW, Boss e Tommy Hilfiger.
Sua meta é se diferenciar da classe popular, consumindo produtos, serviços e marcas que prometam isso.
COMO ATRAIR ESSE TIPO DE CLIENTE
• Ofereça produtos ou serviços com qualidade eposicionamento premium;
• Crie um storytelling que enfatize a exclusividade, diferenciação, modernidade e superação;
• Use design moderno, elegante e sofisticado;
• Não use termos que popularizem sua marca como “simples”, “para todos”, “popular” e “preço baixo”;
• Foque em oferecer produtos que enfatizem que o cliente venceu na vida e por isso merece o melhor.
03 – CLIENTE DE ALTO PADRÃO QUIT LUXURY
Esse tipo de cliente é o exato o oposto do “New Money” pois seu estilo de vida é totalmente reservado e discreto.
Normalmente é herdeiro e possui vasto conhecimento em arte, moda, história e assuntos gerais.
Estudou a vida toda em colégios particulares, fala vários idiomas e já viajou para vários países.
Se veste de forma simples mas com marcas exclusivas como Loro Piana, Brunello Cuccinelli e Brioni.
COMO ATRAIR ESSE TIPO DE CLIENTE
• Ofereça produtos ou serviços com alta qualidade percebida mas sem logotipos aparentes;
• Crie um storytelling que enfatize a experiência, o propósito e as qualidades intangíveis da marca;
• Use design elegante, minimalista e discreto;
• Não use termos que exponha o cliente como “premium”, “luxo”, “extravagante” e “exclusivo”;
• Foque em oferecer produtos que enfatizem o estilo de vida simples mas muito elegante.
04 – CLIENTE DE ALTO PADRÃO ENGAJADO
É um tipo de cliente muito parecido com o “Quiet Luxury” na simplicidade mas com estilo de vida mais ligado a vivenciar experiências mais populares como barzinhos, carnaval e festivais.
Normalmente é herdeiro, estudou em faculdades federais e se posiciona contra a ostentação e desperdício.
Se veste para performar simplicidade usando marcas como Zara, Reserva, FARM Rio e Havaianas.
COMO ATRAIR ESSE TIPO DE CLIENTE
• Ofereça produtos ou serviços que remetam a preservação da natureza e causas sociais;
• Crie um storytelling que enfatize o propósito da marca de melhorar o mundo através de ações efetivas;
• Use design orgânico e natural;
• Não use termos que exponha o cliente como “premium”, “luxo” e “exclusivo”;
• Foque em oferecer produtos que enfatizem o estilo de vida sustentável e com propósito.
05 – CLIENTE DE ALTO PADRÃO FASHIONISTA
É o tipo de cliente de alto padrão totalmente ligado à moda, artes e criatividade.
Possui estilo próprio, dita tendências e influencia os hábitos de consumo da maioria da população.
Normalmente usa marcas mais extravagantes como Christian Louboutin, Balenciaga, Dolce & Gabbana e Moncler.
Não se preocupa em se expor e até gosta disso.
COMO ATRAIR ESSE TIPO DE CLIENTE
• Ofereça produtos ou serviços que remetam a moda, artes e criatividade;
• Crie um storytelling que enfatize o fator fashion da sua marca;
• Use design criativo e desruptivo;
• Não use termos que sigam o senso comum como “está todo mundo usando” e “faça como tal pessoa”;
• Foque em oferecer produtos que enfatizem o estilo diferenciado e antenado do cliente.
CONCLUSÃO
Conhecer os diferentes tipos de clientes de alto padrão é essencial para que as ações de marketing e branding da sua marca sejam mais eficientes.
É claro que existem muito mais variedades além dos tipos de clientes apresentados neste artigo. Cabe a sua marca mapear e adequar sua comunicação.
Aproveito para te convidar a conhecer a Consultoria de Posicionamento High-End clicando aqui, pois trata-se de uma excelente solução para te ajudar a transformar seu negócio em uma marca atraente e lucrativa.
Forte abraço e conte conosco!