Também conhecida como a psicologia das formas, o Gestalt é dos principais conhecimentos que se deve ter na criação de marcas e peças de design para negócios de alto padrão.
Conhecendo e utilizando cada uma das leis do Gestalt sua marca se tornará muito mais atraente e suas peças de design se tornarão muito mais criativas.
Nesse artigo vamos te explicar cada uma dessas 8 leis e como você poderá utilizá-las.
MAS AFINAL, O QUE É GESTALT?
Gestalt é o estudo de como nosso cérebro percebe e dá significado para as formas.
O Gestalt nos ajuda a entender as informações que serão transmitidas através das formas que criamos.
Basicamente, existem 8 leis de Gestalt que podemos observar na criação de uma marca.
Confira a seguir cada uma dessas leis:
01 – LEI DA PREGNÂNCIA (SIMPLICIDADE)
A Lei da Pregnância está relacionada a simplicidade, facilidade de compreensão, rapidez de leitura e de interpretação de uma marca.
Na pregnância da forma temos a lei básica da Gestalt, que diz que os componentes de uma forma se agrupam, se aproximam e se assemelham em harmonia.
Por isso, aqui também há uma variação em grau: quanto maior a legibilidade de um texto, por exemplo, maior é a sua pregnância (levando em consideração a cor do texto, a cor do fundo, a tipografia utilizada…).
A Lei da Pregnância está presente em marcas como: Apple, Nike, McDonalds, Omega e Mercedes-Benz;
02 – LEI DE UNIDADE
A Lei da Unidade está relacionada ao elemento ou conjunto de elementos que se encerram em si mesmos ou como parte de um todo.
A unidade é todo elemento possível de ser compreendido como um só e segregado daquilo que o cerca, mesmo que ele seja composto de várias outras partes.
A Lei da Unidade está presente em marcas como: Louis Vuitton, ZARA e Rôlex;
03 – LEI DE SIMETRIA
A Lei da Simetria está relacionada a igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos de uma determinada marca.
A simetria pode ser definida pela igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos de uma determinada composição.
Desta forma, tem-se um objeto coerente e harmonizado.
A Lei da Simetria está presente em marcas como: Chanel, Audi e Gucci
04 – LEI DA PROXIMIDADE
A Lei da Proximidade está relacionada aos elementos mais próximos que tendem a ser entendidos como um único elemento.
Consequentemente, também são interpretados como apenas uma unidade.
Essa impressão é ainda mais forte quando esses elementos são semelhantes.
A Lei da Proximidade está presente em marcas como: Giorgio Armani, Tesla e Adidas.
05 – LEI DA SEMELHANÇA
A Lei da Proximidade está relacionada aos objetos que possuem formas, cores ou aparência, em geral, semelhantes tendem a ser interpretados como uma só unidade.
No design, essa lei geralmente é utilizada para criar releituras a partir do agrupamento de outras formas que são iguais ou parecidas entre si.
A Lei da Semelhança está presente em marcas como: Porsche e Cartoon Network.
06 – LEI DO FECHAMENTO
A Lei da Proximidade está relacionada a como nossa mente tende a perceber espaços vazios para dar sentido a um elemento visual.
No fechamento obtemos a construção de uma figura através do fechamento de seus elementos constituintes, ou seja, as partes de um todo se dispõem de maneira a criar uma nova estrutura visual.
Lei do Fechamento está presente em marcas como: Johnnie Walker.
07 – LEI DA SEGREGAÇÃO
A Lei da Segregação está relacionada a capacidade que nosso cérebro tem de diferenciar ou evidenciar objetos, ainda que sobrepostos.
Na segregação passamos a separar as unidades por meio de estímulos visuais: cores diferentes, formas bem delimitadas por linhas, texturas, volumes, entre outros elementos.
É natural ao nosso cérebro dividir imagens em suas partes, como quando vemos uma fotografia e a dividimos em elemento principal, elementos secundários, fundo, etc.
Lei do Segregação está presente em marcas como: Fórmula 1 e NBA;
08 – LEI DA CONTINUIDADE
A Lei da Continuidade está relacionada a harmonia visual e fluidez dos elementos de uma marca.
A continuidade está nos degradês, nas formas que se sucedem em sequência lógica como a espiral, que criam movimentos e sensações agradáveis por, justamente, estarem em continuidade.
Lei do Continuidade está presente em marcas como: Amazon e Coca-Cola;
CONCLUSÃO
Entender a aplicar as 8 leis do Gestalt na sua marca e nas suas peças de design pode transformar completamente a qualidade visual do seu negócio.
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