O Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas para captação de clientes através das sistema de buscas do Google.
Imagine que você acabou de montar um escritório, showroom ou uma loja de alto padrão.
Qual seria a maneira mais fácil, barata e rápida para divulgar sua empresa na internet?
A resposta está na ferramenta que, por incrível que pareça, não é muito explorada no mercado de alto padrão: O Google Meu Negócio.
Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$25 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.
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O QUE É O GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empresas e profissionais podem divulgar o seu negócio de forma gratuita, para que apareçam nos resultados de pesquisas do Google e Google Maps.
Entre as principais funcionalidades posso destacar:
- Inserir e apresentar a localização de seu negócio no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
- Acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
- Exibir o horário de funcionamento do escritório, estúdio ou loja e os horários de maior movimentação;
- Expor as notas e comentários de clientes;
- Mostrar fotos internas da empresa;
- Mostrar fotos de produtos, serviços ou projetos;
- Compartilhar perfis em outras redes sociais;
- Publicar artigos relevantes sobre seu negócio;
As informações exibidas podem ser extremamente úteis para que possíveis clientes, que estejam pesquisando por serviços, produtos ou empresas semelhantes a sua, possam encontrar e conhecer melhor seu negócio.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO GOOGLE MEU NEGÓCIO
Vimos, até aqui, que o Google Meu Negócio pode melhorar (e muito) a divulgação de seu negócio local de maneira orgânica no Google.
No entanto, não posso prosseguir sem ressaltar mais algumas vantagens desse serviço. Confira a seguir:
01 – Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam
Ao mesmo tempo em que essa frase pode representar o propósito do Google Meu Negócio, é também um de seus principais benefícios.
Trata-se da oportunidade de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.
Por exemplo, quem procura por “Arquitetura centro SP” tem, ao menos, intenção conhecer escritórios de arquitetura em São Paulo, não é verdade?
Logo, se você fosse dono de uma escritório de arquitetura no centro paulista e se cadastrasse na plataforma, teria grandes chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio.
02 – Aumentar o alcance de uma empresa
Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.
Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.
Pense, por exemplo, nos potenciais clientes que moram na sua cidade, que precisam de produtos ou serviços que você oferece, mas não conhecem sua empresa.
Com o Google Meu Negócio, essa distância é encurtada.
Há, também, os clientes que chegam de outras cidades e estão em seu município ou bairro fazendo uma visita de lazer ou negócios.
Imagine que você tem um restaurante de comida japonesa e parte desses turistas procuram exatamente por isso. Assim que eles pesquisarem no Google, poderão dar de cara com o seu negócio.
03 – Gerar mais interações com o público
Como uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa, é natural que haja uma aproximação também pelo lado social.
O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.
Da sua parte, é importante também participar respondendo os comentários, postando novidades e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.
04 – Permitir as pessoas conhecerem melhor sua empresa
Devido à grande quantidade de informações úteis exibidas, as pessoas podem conhecer o seu negócio tão bem quanto se estivessem pessoalmente nele.
Além de dados básicos, como endereço, localização no mapa e telefone, o público pode fazer um verdadeiro tour virtual por seu estabelecimento.
Aliás, há muitas empresas que contratam fotógrafos para fazer registros em 360º da casa para mostrar às pessoas interessadas.
Esse nível de detalhamento certamente ajuda o público a ter mais certeza antes de optar por entrar em contato ou conhecer pessoalmente sua empresa.
05 – Possibilitar a edição por meio de um aplicativo
Pode parecer um detalhe simples, mas a mobilidade para editar as informações representa uma liberdade enorme para quem gerencia perfis de empresa no Google Meu Negócio.
Nem sempre você estará na empresa ou diante de um computador para responder um feedback do público, atualizar uma informação ou publicar uma nova foto.
Por essa razão, o Google facilitou a vida dos seus usuários com o aplicativo do Google Meu Negócio.
Ele funciona tanto para sistemas Android quanto iOS.
Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?
Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como inscrever sua empresa no Google Meu Negócio.
Então, para facilitar um pouco a sua vida, preparamos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço. Acompanhe:
1. Acesse a página da plataforma e faça o login
Bem, as primeiras coisas a serem feitas são acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”.
Logo após, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.
2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”
Sua próxima parada é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda.
Ali, você colocará o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).
Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Por fim, clique em “Continuar”.
3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa
As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com essas caixas azuis.
Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.
4. Confirme o local do seu negócio
Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.
Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.
Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.
5. Adicione mais informações em sua página recém-criada
Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.
Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.
Como aproveitar o melhor da plataforma?
Benefícios conhecidos, cadastro feito, e agora? Qual é o próximo passo?
Assim como em outras estratégias de marketing, a utilização Google Meu Negócio pode ser otimizada com uma série de boas práticas.
Afinal, não dá para acreditar que novos clientes começarão a chegar só porque você passou a exibir sua empresa na primeira página ou nos mapas do Google.
Você precisa ir um pouco além e, por isso, indicamos as seguintes ações para gerar mais resultados com o Google Meu Negócio:
Mantenha suas informações atualizadas
Coloque-se no lugar de um cliente e imagine como seria chato para ele procurar por uma oficina de automóveis no Google e, quando resolve ligar para a primeira opção que aparece, o número cai na caixa postal. Frustrante, não é verdade?
O problema no carro continuaria e o potencial cliente sairia com uma impressão péssima da oficina sem nem usar o serviço.
Falhas como essas não são raras de acontecer. Muitas vezes, o empreendedor pode esquecer de atualizar o endereço, o horário de funcionamento, as fotos do local, etc.
Afinal, nem sempre essas informações serão as mesmas – as empresas podem mudar de localização, de decoração e de contato.
Além do mais, caso você inaugure uma nova filial do seu negócio, você pode inserir e confirmar o novo endereço para que ele também apareça nos resultados de pesquisa e nos mapas.
Monitore as estatísticas de acessos e interações
Em seu painel de controle, além de inserir e editar conteúdos e informações, você poderá acompanhar os resultados do seu perfil no Google Meu Negócio.
Poderão ser monitorados dados como:
- média da classificação dada pelos clientes;
- quantidade de comentários (inclusive os sem respostas);
- visualizações, cliques e seguidores;
- chamadas feitas e rotas traçadas pelo público;
Isso trará mais controle para você administrar o seu perfil e adequar o seu negócio às demandas das suas personas.
Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes
Um dos pontos que mais influenciam as decisões de compra dos consumidores é a opinião de outros clientes.
Normalmente, essas avaliações geram mais influência do que qualquer tipo de publicidade institucional ou promocional.
Portanto, é fundamental trabalhar para conquistar avaliações positivas. Isso será possível com um atendimento impecável na empresa e nas redes sociais, ofertas altamente qualificadas, preços competitivos, atenção aos feedbacks dados nos comentários, etc.
Enfim, esforce-se para oferecer uma experiência agradável e motivadora para os clientes.
Afinal, não basta eles aprovarem sua empresa, mas sim gostarem ao ponto de externar sua satisfação para o público.
CONCLUSÃO
O Google Meu Negócio é um dos principais canais para divulgar sua empresa na internet e se aproximar, social e geograficamente, de mais clientes.
Seu processo de inscrição é simples. São poucas etapas para preencher e confirmar os dados cadastrados, como nome da empresa, endereço e telefone.
Logo após, basta incluir e atualizar todas as informações e conteúdos de localização, contato e divulgação do seu negócio.
Isso sem esquecer de manter um monitoramento contínuo dos dados de acesso e dos comentários do público.
Dessa maneira, sua empresa terá presença garantida nos resultados de pesquisa, no Google e no Google Maps.
Além do Google Meu Negócio, o site de buscas mais acessado do mundo oferece uma série de outras possibilidades para as empresas se promoverem e gerarem mais vendas.
Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução exclusiva para lojas, escritórios e showrooms que queiram atrair os melhores clientes do mercado de alto padrão.
Forte abraço e conte comigo!