Principais erros em sites de marcas de alto padrão

Um site é uma das principais ferramentas de marketing digital para negócios de alto padrão. Confira aqui alguns dos erros mais comuns que podem impedir o sucesso de seu site.

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Principais erros em site de alto padrão | Alexsandro Kingmaker

 

Entre os principais erros em sites de marcas de alto padrão, inegavelmente, a falta de uma proposta de valor clara, um design confuso e a uma estrutura de navegação ruim, ganham destaque.

Mas, infelizmente, esses não são os únicos erros.

Neste artigo apresentamos os principais erros em sites de marcas de alto padrão, para te ajudar a não cometer esses mesmos erros no site de sua marca.

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OS PRINCIPAIS ERROS EM SITES DE ALTO PADRÃO QUE PODEM CUSTAR MUITO CARO PARA SUA MARCA

 01 – MAIS DO MESMO

Um dos principais erros em sites de alto padrão, sem dúvida, é a mesmice.

Isso acaba, na maioria das vezes, diminuindo a relevância e atração que esse site possa gerar na mente do cliente-alvo

Visite 10 sites marcas de alto padrão e verifique que seguem sempre a mesma estrutura:

  • Página Inicial com o logo, um menu e um slider gigante passando as fotos dos melhores projetos, serviços ou produtos;
  • Na mesma página ou numa outra página uma coleção com diversas fotos sem uma descrição aprofundada do projeto, serviço ou produto;
  • Uma página, normalmente chamada de “Perfil”, com a história do profissional ou da marca;
  • Uma página com as publicações em que esse profissional ou marca foi destaque;
  • Uma página de eventos que esse profissional participou;
  • Uma página de contatos com telefone, e-mail, endereço do escritório e um pequeno formulário;

Essa estrutura se repete diversas vezes, sendo um dos principais erros em sites de marcas de alto padrão que mais prejudicam essas empresas e profissionais.

Ao procurar por profissionais ou marcas desse setor, o cliente se depara sempre com mais do mesmo, e acaba sempre escolhendo o mais barato ou que dá mais desconto.

Para te ajudar a diferenciar seu site, você pode ler as seguintes publicações:

02 – DESIGN DE MÁ QUALIDADE

Ao pesquisar a fundo o mercado de alto padrão, fiquei impressionado.

A quantidade de erros no design dos sites das marcas desse setor é assustadora.

Sites mal construídos, pouco atrativos e com pouca ou nenhuma relevância prática para o usuário, são os mais comuns.

Seja pela má orientação ou qualidade dos profissionais responsáveis pela criação desses sites, o resultado se mostra muito amador.

Entre os principais erros de design em sites de marcas de alto padrão, vale a pena destacar:

  • Textos mal diagramados;
  • Fotos sem uma descrição clara
  • Sites inacabados com informações das templates utilizadas,
  • Design sem funcionalidade clara;

 

03 – NAVEGABILIDADE RUIM

Em muitos casos, parece que a empresa ou profissional que criou aquele site só estava preocupado em ter um portifólio que ninguém visita.

Fotos de projetos e produtos, a presença em eventos ou mídias e uma breve história pessoal da marca é o máximo que o visitante irá encontrar.

A preocupação em guiar o usuário a um passeio pelo site para apresentar, de forma intuitiva e consistente um conteúdo que valha a pena ser consumido parece não existir.

Sites que simplesmente escondem menus de navegação, que não facilitam o contato do usuário com a marca e que não possuem uma estrutura clara de navegação fazem com que o usuário desista de permanecer ali.

 

04 – PROPOSTA DE VALOR SEM CLAREZA OU INEXISTENTE

A proposta de valor está ligada diretamente ao tipo de problema que seu negócio é capaz de resolver e as necessidades que ele é capaz de satisfazer.

Um dos principais erros em sites de alto padrão é não demonstrar uma proposta de valor de forma clara ou, em casos mais extremos, não demonstrar nenhuma proposta de valor.

Isso gera sites genéricos de empresas genéricas, sem alma e sem um posicionamento de marca claro.

Procure deixar claro qual a proposta de valor de sua marca já na primeira página e nas partes principais de seu site.

 

05 – SITES COM MUITAS BARREIRAS DE ENTRADA

Por incrível que pareça, ainda existem pessoas que acreditam que o usuário irá se impressionar com uma grande foto grande e um botão “Entrar” na página inicial do site.

A rapidez de se encontrar uma informação é lei na internet e sites que dificultam o acesso do usuário tendem a perder relevância.

Como já dito, vá direto ao ponto, apresentando em sua proposta de valor e conteúdo relevante de forma rápida e clara.

Outro ponto a se pensar é que não é sempre que um usuário entrará em seu site pela página inicial.

Logo, a facilidade de encontrar menus e submenus deve ser uma regra.

 

06 – SITES ETERNAMENTE EM CONSTRUÇÃO

Utilizar uma página de construção durante o período de criação de seu site é uma medida necessária e deve ser utilizada com inteligência.

Porém, para ser mais efetiva, essa página não pode ser eterna.

Um prazo mínimo de quando seu site entrará no ar deve ser definido ainda na contratação da empresa ou profissional que fará o site.

A mesma regra vale caso seja você mesmo ou alguém de sua equipe vá criar o site.

Outra dica é que ao criar a página de “Site em Construção” utilize a criatividade e crie uma página com uma mensagem que gere desejo do usuário em acessar seu site assim que ele ir ao ar.

Você pode criar um formulário para cadastro de e-mail com a função de avisar o usuário assim que seu site for lançado, por exemplo.

 

07 – SITES INACABADOS

Se seu site ainda não está acabado e você não criou uma página “Site em Construção” criativa, não o divulgue.

Fazer a divulgação de seu site sem ele estar totalmente acabado será pior do que não ter um site.

Revise todas as páginas de seu site antes dele ir ao ar e revise novamente após ele ser publicado.

Vai por mim, isso poderá evitar muita dor de cabeça.

Caso seja necessário, durante o período de criação de seu site, coloque um site provisório.

Você pode utilizar apenas uma página com as informações mais importantes de seu negócio e um aviso que seu site principal está sendo criado.

 

CONCLUSÃO

Evitar os principais erros em sites de marcas de alto padrão pode evitar muitas dores de cabeça e demonstrar o quanto relevante é sua marca.

As informações que te apresentei aqui podem ser de grande ajuda, quando bem aplicadas, no desenvolvimento de um site para sua marca de alto padrão.

Ah, aproveito para te convidar novamente para conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.

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Forte abraço e conte comigo!