A princípio, existem vários tipos de logotipo, cada um com suas características distintas.
Isso permite com que, antes de mais nada, cada marca escolha a abordagem mais adequada para sua identidade visual.
Vale ressaltar que um tipo de logotipo é muito mais do que apenas uma imagem ou um conjunto de letras.
Um logotipo é, acima de tudo, a representação visual de uma marca, que comunica sua personalidade, valores e diferenciais de forma única.
Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de logotipo de luxo e entender suas aplicações e impactos.
Aproveitamos para te convidar a conhecer a CRIAÇÃO DE MARCAS DE ALTO PADRÃO, uma excelente solução para transformar seu negócio em uma marca elegante, atraente e lucrativa.
TIPOS DE LOGOTIPOS DE LUXO
1. LOGOTIPOS DO TIPO TIPOGRÁFICOS
Sem dúvida alguma, os logotipos do tipo Tipográficos são os tipos de logotipos mais utilizados por marcas de luxo que possuem nomes curtos e memoráveis.
A simplicidade e legibilidade destes tipos de logotipos são fundamentais para transmitir elegância e sofisticação, pois a força está no nome da marca e na tipografia utilizada.
Caso sua marca opte por utilizar esse tipo de logotipo é importante seguir as seguintes dicas:
- Em primeiro lugar escolha fontes fáceis de ler e de serem reproduzidas em diferentes mídias, tanto online quanto offline;
- Fique atento com o direito autoral das fontes que irá utilizar pois isso poderá evitar problemas futuros;
- Faça testes de sonoridade, disposição das letras, duplo sentido e dificuldade de escrita do nome da sua marca;
2. LOGOTIPOS DO TIPO MONOGRAMAS
Os logotipos do tipo Monogramas se caracterizam pela junção ou repetição de uma ou mais letras formando um símbolo abstrato.
Esse um dos tipos de logotipos mais utilizados por marcas com nomes longos ou complicados.
Portanto, nesse tipo de logotipo, as iniciais da marca são estilizadas e combinadas de forma criativa.
A vantagem é a simplicidade, pois as iniciais representam a empresa de maneira mais concisa.
Caso sua marca opte por utilizar esse tipo de logotipo é importante seguir as seguintes dicas:
- Cuidado para não tornar seu logotipo monótono e sem personalidade;
- Não copie outros monogramas pois isso pode confundir sua audiência;
- Utilize a repetição constante do seu logotipo (crie carimbos, assinaturas, tags, etc.);
3. LOGOTIPOS DO TIPO SÍMBOLOS
Os logotipos do tipo Símbolos são aqueles tipos de logotipos que utilizam uma imagem gráfica para representar a marca.
Essa abordagem é frequentemente utilizada por empresas que desejam transmitir sua essência, valores ou produtos de forma visualmente impactante.
Caso sua marca opte por utilizar esse tipo de logotipo é importante seguir as seguintes dicas:
- O símbolo da sua marca não precisa representar exatamente o que sua marca faz. Na verdade, o símbolo da sua marca deve transmitir primeiramente os sentimentos, sensações e percepções alinhadas ao que seu negócio pretende transmitir.
- Não exagere no quantidade de elementos presentes no símbolo da sua marca pois quanto mais fácil for o entendimento e reprodução do mesmo, mais fácil será seu uso.
4. LOGOTIPOS DO TIPO EMBLEMAS
Os logotipos do tipo Emblemas consistem no uso de um emblema composto por um texto ou monograma dentro dos limites de um símbolo – geralmente um selo ou um brasão.
Esse tipo de logotipo é memorável e confere um ar de tradicionalismo à marca.
Eles também dão a impressão de que a sua empresa existe há muitos anos e de que não irá a sumir tão cedo.
Caso sua marca opte por utilizar esse tipo de logotipo é importante seguir as seguintes dicas:
- Cuidado para não cair em clichês e tornar sua marca genérica (Ex.: Você já percebeu quantas marcas de concessionárias utilizam emblemas praticamente iguais?);
- Diferente dos logotipos simbólicos, os emblemas podem utilizar muitos elementos em sua composição. Claro que você pode utilizar diferentes versões do seu emblema (ex.: A Harley Davidson possui uma versão minimalista do seu emblema em que não utiliza a palavras presentes no seu logotipo principal);
5. LOGOTIPOS DO TIPO COMBINADOS
Os logotipos do tipo Combinados são uma mistura de elementos tipográficos e gráficos, unindo o nome da marca a um ícone ou símbolo distintivo.
Essa abordagem oferece versatilidade pois permite que a marca seja identificada de forma independente tanto pelo ícone quanto pelo nome.
Caso sua marca opte por utilizar esse tipo de logotipo é importante seguir as seguintes dicas:
- Utilize regras de proporções entre os elementos do seu logotipo para que o mesmo fique mais harmônico;
- Observe as dicas dos tipos de logotipos anteriores (tipográficos, monogramas, simbólicos);
CONCLUSÃO
A escolha correta do tipo de logotipo é uma decisão que é, antes de mais nada, estratégica para a identidade visual da sua marca.
Cada tipo possui suas próprias características e aplicações, portanto a escolha certa dependerá dos valores, objetivos e público-alvo da sua empresa.
Um logotipo bem projetado é uma poderosa ferramenta de comunicação e pode se tornar um ativo valioso para a empresa, pois ele gera reconhecimento, confiança e conexões emocionais com os consumidores.
Aproveito para te convidar a conhecer a CRIAÇÃO DE MARCAS DE ALTO PADRÃO, pois trata-se de uma excelente solução para transformar seu negócio em uma marca atraente e lucrativa.
Forte abraço e conte conosco!