Quando falamos em negócios nas redes sociais, uma das maiores dúvidas é como criar um perfil comercial no Instagram.
Caso você pretende utilizar as redes sociais de maneira profissional mas ainda não a sabe como criar um perfil comercial no Instagram, esse artigo é para você.
Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o INSTASHOWROOM.
O INSTASHOWROOM é uma solução única e exclusiva de gestão de Instagram para marcas de alto padrão.
CONFIRA TAMBÉM:
QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM
Antes de te ensinar como criar um perfil comercial no Instagram, acredito que seja muito importante te explicar as vantagens dessa estratégia.
01 – PERFIL SINCRONIZADO COM SUA FANPAGE DO FACEBOOK
Ao criar um perfil comercial no Instagram você poderá sincronizar essa conta a sua fanpage no Facebook.
Entre diversos recursos que essa sincronização oferece, vale destacar:
- Publicações sincronizadas no Instagram e Facebook;
- Anúncios feitos no Facebook podem abranger o Instagram;
- Dados de seu negócio no Facebook são sincronizados com Instagram;
- Você pode publicar o mesmo Stories do Instagram também no Facebook;
02 – IMPULSIONAMENTO DE PUBLICAÇÕES
Através de uma conta comercial no Instagram é possível impulsionar suas publicações para que estas alcancem um número maior de usuários e aumente a relevância da sua marca.
Ao impulsionar um publicação você poderá escolher um valor para investir e um período para que essa publicação seja impulsionada.
Você poderá também direcionar quem clicar no seu anúncio para um link externo, feed do seu Instagram ou mensagem privada.
Fora isso, você ainda poderá criar um público personalizado, baseado em interesses, que você deseja que sua publicação alcance.
É claro que o impulsionamento de uma publicação não oferece as mesmas opções do que um anúncio feito no gerenciador de anúncio do Facebook.
Porém, é uma excelente opção para quem deseja aumentar o alcance de suas publicações, aumentar a quantidade de seguidores e criar uma audiência qualificada.
Nossa dica aqui é que aguarde o período de 24h após fazer uma publicação para só depois impulsiona-la.
Assim você saberá se vale a pena impulsionar a publicação levando em conta a interação orgânica que a mesma teve.
Se organicamente (sem impulsionamento) a publicação não teve uma boa interação, é bem provável que, ao impulsionar, o resultado não será tão satisfatório.
03 – LINKS PARA INTERAÇÃO
Através de uma conta comercial no Instagram é possível ter botões de contato, link para seu site e um link para traçar uma rota até sua loja, escritório ou showroom.
Entre os botões de contato estão:
- Ligar: O visitante de seu perfil pode te ligar diretamente de seu perfil;
- Enviar E-mail: O visitante pode te enviar um e-mail diretamente de seu perfil;
- Enviar Mensagem: O visitante pode te enviar uma mensagem em privado;
- WhatsApp: O visitante pode enviar uma mensagem diretamente para seu Whatsapp;
04 – MÉTRICAS DO INSTAGRAM
Ao criar um perfil comercial no Instagram você passará a ter acesso a uma série de dados da sua conta:
- Número de interações;
- Dias da semana com maior número de interações;
- Quantas visitas o seu perfil está recebendo;
- Quantos clientes clicaram no link para seu site;
- Quantas contas seu perfil está alcançando;
- Quantas impressões (pessoas vendo) sua publicação está tendo;
- Qual conteúdo seu é mais visto e mais curtido;
- De qual região é seu público;
- Qual o gênero e idade média de seu público;
Esses dados podem te ajudar a melhorar suas publicações, além de poder escolher o melhor horário para postar.
COMO TRANSFORMAR SEU PERFIL PESSOAL EM UM PERFIL PROFISSIONAL NO INSTAGRAM
A seguir te ajudarei a transformar seu perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram para que você possa atrair muito mais clientes:
01 – TOQUE NO BOTÃO CONFIGURAÇÕES
O botão configurações fica no canto superior da tela e se parece com uma engrenagem.
02 – TOQUE EM “MUDAR PARA PERFIL COMERCIAL”
Logo após tocar na opção “Mudar para pessoal comercial”, vai aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram”.
Você pode vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook. Toque no botão azul “Continuar como [seu nome do Facebook]”.
Caso você escolha vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook, uma nova tela com uma mensagem “Você já autorizou o Instagram” vai surgir, toque em OK.
Você vai precisar se logar na sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir.
Escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial no Instagram.
Obs. Caso escolha não vincular agora, tome cuidado para não criar uma outra página no Facebook.
04 – CONFIGURE SEU PERFIL COMERCIAL
Adicione o email de contato, o telefone e o endereço. Pelo menos uma dessas informações deve ser preenchida, ok?
Caso não tenha vinculado sua conta do Instagram com uma fanpage do Facebook, você deverá escolher um categoria e uma subcategoria para seu perfil.
Feito isso, clique em “Concluir”.
A qualquer momento, você pode acessar as configurações da conta e atualizar esses dados.
05 – PRONTO!!!
Uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela. Simples, não é mesmo?!
ENTENDENDO A INTERFACE DE UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM
Basicamente, a interface são as informações visuais apresentadas em seu dispositivo.
Para que você possa utilizar seu perfil comercial no Instagram de modo eficaz, vale a pena você conhecer a interface e as funções apresentadas.
Vale ressaltar que o Instagram está sempre modificando a sua interface, adicionando e retirando funções.
A imagem abaixo é uma versão do começo de 2020 e pode ser que, na data que estiver lendo esse artigo, ela já tenha mudado bastante.
CONCLUSÃO
Criar um perfil comercial no Instagram pode trazer muitas vantagens nas estratégias de marketing de sua marca e deve ser um prioridade.
Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o INSTASHOWROOM.
O INSTASHOWROOM é uma solução única e exclusiva de gestão de Instagram para marcas de alto padrão.
Forte abraço e conte conosco!