Melhorar as publicações no Instagram pode significar um aumento de audiência e engajamento de seu público-alvo com sua marca.
O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem em todo mundo, tendo em sua base mais de 800 milhões de perfis ativos, sendo 500 milhões ativos diariamente.
No Brasil os números também impressionam. São mais de 50 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo que 80% desses usuários seguem perfis comerciais.
Manter sua marca atuante no Instagram é essencial para empresas e profissionais que desejam criar uma relação mais próxima com seu público-alvo.
Pensando nisto, trago aqui algumas dicas para melhorar suas publicações no Instagram, trazendo maior profissionalismo para sua marca e fazendo com sua audiência possa aumentar e ser mais engajada.
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DICAS PARA MELHORAR AS PUBLICAÇÕES NO INSTAGRAM
01 – MELHORE A PERSONALIDADE DE SUA MARCA
Antes de sair postando todo tipo de foto que estiver em seu smartphone ou tablet, preste atenção em qual é a personalidade de sua marca e como ela deve agir no Instagram.
Você deve planejar como será o lifestyle promovido por sua marca e explora-lo em todos os elementos do seu perfil.
Desde a descrição, foto do perfil, descrição das fotos, hashtags utilizadas, as cores e, claro, suas publicações no Instagram, tudo deve transmitir essa personalidade.
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02 – USE O FORMATO CORRETO DOS POSTS
Por padrão o Instagram utiliza posts quadrados em seu feed, logo as fotos e vídeos que você utilizar em suas publicações no Instagram serão melhor apresentadas em formato quadrado.
Uma boa medida é em 1080px X 1080px em 72 DPI, salva em formato .png.
Porém, a maioria dos usuários utilizam smartphones que não dão essas informações ao usuário.
Neste caso, quanto melhor for a câmera de seu smartphone, mais chances de conseguir boas fotos você terá.
A maioria dos smartphones contam com o recursos de já tirar fotos em formato quadrado, o que é de grande utilidade quando estiver tirando fotos especificamente para suas publicações no Instagram.
Um bom aplicativo para tratar as fotos em seu smartphone é o Photoshop Express da Adobe.
03 – MELHORE AS DESCRIÇÕES DOS SEUS POSTS
As descrições das publicações no Instagram são importantes para dar mais sentido a suas fotos, dando sua visão sobre o que aquela imagem representa pra você.
Descrições simples, criativas e que evoquem emoções são melhor recebidas pelos usuários do Instagram.
Crie descrições que conversem de forma positiva com seu público. Faça perguntas, convide a reflexões e seja agradável.
Não se esqueça de, em todas as suas descrições, convidar o usuário a seguir sua página. Para isso basta escrever: “SIGA @seuperfil” ao final de sua descrição.
04 – USE AS HASHTAGS CERTAS EM SEUS POSTS
As hashtags são etiquetas que servem para que você categorize suas fotos para que outros usuários a encontrem com maior facilidade e são representadas pelo símbolo “#”.
O Instagram permite que você utilize até 30 hashtags por foto publicada e você deve utiliza-las com sabedoria.
O número de curtidas em sua foto e o número de seguidores de seu perfil podem aumentar muito simplesmente por utilizar hashtags corretamente.
Minha dica é utiliza-las no primeiro comentário da publicação.
As hashtags que você utilizar em cada publicação devem ser relacionadas ao conteúdo da imagem que postou. Nada de postar a foto de uma casa sem jardim e utilizar a hashtag “#jardinagem” por exemplo.
Outra dica é escrever corretamente as hashtags. O símbolo “#” deve estar no início de casa hashtag, não deve haver espaços dentro de uma única hashtag e deve-se utilizar espaços entre uma hashtag e outra.
Ex.: A hashtag que represente as palavras “arquitetura e design” pode ser escrita como “#arquiteturaedesign”.
CONFIRA TAMBÉM: Como utilizar hashtags para bombar suas publicações no Instagram
05 – USE MARCAÇÕES ESTRATÉGICAS
Se possível, marque as outras marcas presentes na sua foto.
Muitas marcas acabam repostando boas fotos em que foram marcadas.
Além disso, sua audiência poderá conhecer outras marcas que fazem parte do universo de sua marca.
É claro que você deve tomar cuidado para não ir marcando todo mundo sem um prévio planejamento.
Marque apenas as marcas que estiverem dentro do contexto da foto e que de alguma forma podem ter alguma vantagem em repostar esse conteúdo.
06 – NÃO IGNORE OS COMENTÁRIOS
Trate bem sua audiência e responda o maior número de comentários.
Claro que para perfis muito grandes é quase impossível responder a todos os comentários mas você deve se dedicar a sempre saber o que está acontecendo em seu perfil.
Não dê atenção para haters (comentários que só querem depreciar o trabalho alheio) e, se necessário, delete o comentário e, caso o hater insista, bloqueie o mesmo do seu perfil.
Aproveite exclua comentários de usuários tipo sanguessugas, que só querem te vender algo, pedir para que o siga ou para divulgar outros perfis.
Caso queira, só faça propaganda de graça para amigos, para causas sociais ou para projetos que você acredite e defenda.
07 – TENHA CUIDADO COM TEMAS MUITO PESSOAIS
Temas como política, religião, time de futebol e ideologias são muito delicados para serem abordados sem o mínimo de estratégia.
Uma frase de duplo sentido, um comentário mais acalorado ou uma foto que apoia um ou outro posicionamento muito extremo pode prejudicar e até acabar com sua reputação.
O ideal é que seu perfil no Instagram defenda os valores de sua marca e não se meta em assuntos que não é de seu total domínio.
Outro detalhe é ter cuidado ao expor muitos detalhes de sua vida pessoal. Além de perigoso para sua segurança, pode ser encarado como falta de profissionalismo de sua parte.
CONCLUSÃO
Neste artigo procurei trazer dicas que acredito ser de grande relevância para melhorar suas publicações no Instagram.
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Forte abraço e conte comigo!