Você já parou pra pensar qual a real importância das benditas hashtags no Instagram e como usa-las corretamente?
Neste artigo trazemos algumas dicas de como utilizar as hashtags para destacar suas publicações no Instagram e ter muito mais curtidas.
Ah, aproveitamos para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$20 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.
CONFIRA TAMBÉM:
O QUE SÃO HASHTAGS E COMO USÁ-LAS CORRETAMENTE NO INSTAGRAM
Em primeiro lugar, é preciso que você saiba o que são Hashtags.
Hashtags são etiquetas de categorização, utilizadas na descrição ou comentários de publicações para facilitar a busca por conteúdo dentro de uma rede social.
Uma etiqueta pode ser uma palavra ou uma frase composta por letras e/ou emojis, que se escreve tudo junto (sem espaços) e que começa com o conhecido símbolo de “jogo-da-velha” (#).
Fora isso, no Instagram já é possível que os usuários sigam determinadas estiquetas e recebam em seus feeds e stories as atualizações dessas estiquetas.
“- Tá, eu já entendi. Mas como eu utilizo corretamente as hashtags em minha publicações no Instagram?”
01 – COMO ESCOLHER AS MELHORES HASHTAGS
O Instagram permite a utilização de até 30 hashtags por publicação, porém, para serem mais eficientes, essas devem ter ligação direta com a publicação que está fazendo.
Minha dica é que utilize, no máximo, as 15 hashtags que melhor representam sua postagem.
Vale lembrar que diversos especialistas aconselham a utilização de apenas cinco.
Não é recomendado publicar a foto de um quarto masculino que não tenha nenhuma planta e utilizar a hashtag “#jardinagem” por exemplo.
Se você publicou a foto ou vídeo de algo, utilize hashtags que tenham ligação direta a esta publicação específica.
Para buscar inspirações de quais tags utilizar, acesse o buscador do próprio Instagram e pesquise assuntos referentes a publicação que pretende fazer.
Anote os resultados que melhor representem o público que pretende atingir e faça um compilado com as 15 melhores opções.
Claro que não você não é obrigado a utilizar as 15 opções, mas utilizar as que melhor representam a mensagem que pretende passar.
02 – POSIÇÃO DAS HASHTAGS
As tags podem ser utilizadas na descrição de sua publicação ou nos comentários desta mesma publicação.
Minha dica aqui é utiliza-las ao final da descrição ou no primeiro comentário da publicação.
Caso vá utilizar na descrição, acredito que fique mais bonito quando você separa a descrição das hashtags.
Para isso, você pode utilizar uma linha de sinais na linha abaixo da descrição e acima das hashtags.
Obs.: O Instagram não permite a utilização de linhas em branco para separar frases na descrição de publicações, por isso a necessidade da utilização de sinais para dividir as frases.
Essas linhas de sinais podem ser:
- Com dois pontos: “::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::”;
- Com um ponto: “…………………………………..”;
- Com círculos: “•••••••••••••••••••••••••••••••••”;
- Com traços: “———————————-“;
- Com barras: “/////////////////////////////////////”;
Lembrando que esses são apenas exemplos e você poderá utilizar outros sinais ou combinações de sinais para compor sua linha.
03 – HASHTAG PERSONALIZADA
No Instagram você pode personalizar suas próprias tags.
No entanto, antes de sair criando todo tipo de hashtag que vier a telha, tenha em mente uma estratégia clara.
Tente não inventar hashtags difíceis de escrever, muito longas ou de difícil compreensão.
Minha dica é que, ao iniciar a utilização de tags, crie uma com seu nome ou nome de sua marca.
Essa estratégia pode facilitar que, usuários que buscam por você ou por sua marca, o encontre com maior facilidade.
Outra dica é criar uma hashtag que celebre um movimento, uma missão, que destaque algo maior.
Por exemplo: “#arquiteturacriativa”, “#modapragentedeverdade”, “#amominhasperolas”, “#motoestilodevida”, “#meupequenoluxo”, “#saladossonhos”, “#vidadeluxo”, “#euamocomidasaudavel”.
Claro que estes são apenas exemplos que você pode utilizar como inspiração para criar sua próprias hashtags.
Não basta apenas copiar esses exemplos e utilizar em suas publicações para ter sucesso.
04 – UTILIZE HASHTAGS DE LOCALIZAÇÃO
Independente se você possui um escritório, ateliê, showroom, loja, trabalha em home office ou coworking, focar seu atendimento a locais específicos pode melhorar o posicionamento de sua marca.
Utilizar hashtags de localização pode fazer sua marca ser mais conhecida por usuários que buscam novidades naquela determinada região através do Instagram.
Claro que, também nesse caso, é necessário ter bom senso.
Colocar localizações aleatórias a fim de atingir o maior número de pessoas pode ser uma estratégia pouco eficiente.
Uma hashtag de localização por publicação, focada em uma região onde esta seu cliente/alvo, é uma boa estratégia que você pode utilizar.
CONCLUSÃO
Neste artigo procurei trazer dicas sobre o uso correto de hashtags que acredito ser de grande relevância para melhorar a qualidade e alcance de suas publicações no Instagram.
Ah, aproveito para te convidar a conhecer o MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO.
O MARKETING DIGITAL DE ALTO PADRÃO é uma solução única e exclusiva que que já gerou mais de R$20 milhões em vendas pra alguns de nossos clientes.
Forte abraço e conte conosco!