A Marca Visual é a mais utilizada por empresas e profissionais de todas as áreas para posicionar, diferenciar e fortalecer seus negócios.
Através da identidade visual de seu negócio, seus clientes podem se conectar visualmente com sua marca.
Neste artigo, trago exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Visual forte e atraente para seu negócio.
Aproveito para te convidar para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.
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A IMPORTÂNCIA DA MARCA VISUAL PARA SEU NEGÓCIO
Ao montarmos um negócio, seja ele qual for, uma das primeiras preocupações que temos é a de criar um logotipo e uma identidade visual.
Isso se dá pela grande quantidade de estímulos visuais a que somos submetidos todos os dias e a quantidade de marcas visuais que nos rodeiam.
Isso nos faz imaginar inconscientemente, que a marca visual é a única e mais poderosa forma de sintetizarmos todos os valores e crenças que nosso negócio irá defender e promover.
Todos os dias somos rodeados e abordados por centenas de marcas dos mais variados segmentos.
Para que você possa ter uma ideia te proponho um desafio.
Conte quantas marcas estão a seu redor neste momento, no ambiente que você está, tentando chamar sua atenção?
A marca do seu smartphone, a marca de seu computador, as marcas de suas roupas, as marcas dos móveis, enfim, são centenas de marcas se lutando por um lugar especial em seu coração e em sua mente.
Neste cenário, a construção de uma marca visual forte e atraente para seu negócio deixa de ser algo supérfluo e passa a ser uma necessidade de extrema importância.
Afinal sua marca terá que concorrer todos os dias com centenas de outras marcas visuais.
A IDENTIDADE VISUAL DE MARCAS PREMIUM
Marcas premium utilizam a identidade visual como um importante ativo de seus negócios.
Confira Também: Como ter uma identidade visual de alto padrão
Claro que quando falo de identidade visual não me refiro apenas a um logotipo, símbolo ou conjunto de cores.
Grandes marcas entendem que a identidade visual está diretamente ligada a todo e qualquer contato visual que suas marcas poderão ter com seu cliente/alvo e audiência.
A identidade visual está presente desde o ambiente digital através de seus websites, blogs e redes sociais, passando pela a papelaria corporativa (cartões de visita, folders, envelopes, etc.), embalagens, sacolas, design de produtos, identidade de ambientes (lojas, showrooms, escritórios, etc.), até uniformes e identidade de frotas.
COMO SEU NEGÓCIO PODE UTILIZAR UMA MARCA VISUAL
01 – LOGOTIPO
O logotipo é um ótimo ponto de partida para se iniciar a construção de uma marca visual forte e atraente.
Vale ressaltar que recomendo, antes de criar um logotipo para sua marca, que se crie um bom e bem planejado plano de negócios e que escolha um bom nome para sua marca. Falarei mais sobre Naming e registro de marcas em outro artigo.
Ao desenvolver um logotipo tenha em mente todas as utilizações possíveis para ele.
Um bom logotipo é capaz de ser responsivo, isso é, ele é capaz de ser adaptado ao maior número de mídias e formatos possíveis.
Fora isso, ele deve estar intimamente ligado ao seu posicionamento de marca.
Um logotipo alegre e irreverente não não representaria fielmente um escritório clássico e tradicional enquanto um logotipo mais formal não representaria fielmente um escritório jovem e extrovertido, por exemplo.
02 – IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é a padronização, através de cores, formas, símbolos e letras, de todos os valores que a marca acredita, defende e promove.
A identidade visual padroniza todos os elementos visíveis da marca de forma planejada e estratégica.
Para simplificar, imagine que você deverá padronizar toda a sua comunicação visual de sua marca.
Papelaria corporativa, website, blog, redes sociais, design de ambientes corporativos, embalagens, uniformes e identidade de frotas, são alguns dos exemplos de aplicação da identidade visual.
03 – PAPELARIA CORPORATIVA
A papelaria é a materialização da identidade visual aplicada ao material de uso, principalmente, do setor comercial e promocional de uma marca.
Confira Também: Papelaria corporativa: Uma forte aliada para atrair mais clientes
Os materiais mais comuns a comporem um papelaria corporativa são:
- Cartões de Visitas;
- Folders;
- Flyers;
- Pastas;
- Envelopes;
- Catálogos;
- Blocos de anotação;
Claro que é muito bom poder contar com uma papelaria corporativa completa.
No entanto, você pode iniciar com o uso de uma papelaria corporativa mais simples, utilizando apenas cartões de visitas, folders e pastas. E, assim que possível, ir acrescentando mais materiais a sua papelaria corporativa.
04 – INTERNET
Você utiliza as mesmas cores, formas e símbolos de sua marca presentes em seu website ou blog também em suas redes sociais?
Se a resposta for negativa, sua marca está com sua comunicação totalmente desalinhada e isso pode gerar uma confusão na mente de seu cliente/alvo.
Padronize as cores, formas, letras e símbolos de toda sua comunicação para uma melhor compreensão de suas mensagens.
05 – AMBIENTES CORPORATIVOS
Assim como os demais pontos de contato visual que seu público terá com sua marca, o ambiente corporativo deve obedecer padrões visuais planejados e alinhados com toda sua identidade visual.
Cores, formas, símbolos, texturas, móveis e decoração são algumas das aplicações de identidade visual em um ambiente corporativo.
O ideal aqui é criar ambientes com personalidade e que possam ser replicados em filiais e franquias de forma coerente.
CONCLUSÃO
Neste artigo procurei trazer exemplos e dicas de como você pode construir uma Marca Visual forte e atraente para seu negócio.
Aproveito para te convidar novamente para conhecer o DESIGN DE MARCAS PREMIUM, uma excelente solução para a criação de uma marca de alto padrão para seu negócio.
Forte abraço e conte comigo!